Após acordo, feira da madrugada registra barracas até as 9h e congestionamento
Prefeitura anunciou acordo para que a feira terminasse às 6 horas da manhã, mas horário foi descumprido nesta quarta-feira, 10
O acordo firmado entre a Prefeitura de Fortaleza e comerciantes da Feira da Madrugada, para que o polo de vendas na rua José Avelino terminasse às 6 horas da manhã, foi descumprido nesta quarta-feira, 10. Uma semana após o anúncio feito pelo chefe do executivo municipal, Evandro Leitão (PT), as barracas e boxes de venda seguiram erguidos por cerca de três horas após o prazo limite.
LEIA TAMBÉM: Fortaleza terá cinco parques municipais, afirma titular do Iplanfor
Segundo apuração da rádio O POVO CBN, que esteve na Feira da Madrugada durante a manhã desta quarta. Os comerciantes teriam começado a desmontar os pontos de venda apenas às 9 horas da manhã.
O descumprimento do acordo resultou em congestionamento na região da avenida Alberto Nepomuceno, onde a feira acontece. O acordo também estabelecia o fechamento da feira às 6h para não prejudicar os trabalhadores do Mercado Central e demais lojas do Centro, abertas pela manhã.
Prefeitura alega surpresa quanto ao descumprimento do acordo e estuda ações em resposta
Questionado sobre a situação, Evandro se disse surpreso com a permanência dos comerciantes e deverá acionar os secretários da Secretaria Regional 12 (responsável pelo Centro da cidade) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) para definir quais ações serão tomadas.
“Nós tínhamos definido que aquela feira iria até as 6 horas, mas a gente poderia, daria um prazo até 6h30min para que pudessem fazer a desmobilização. Mas hoje realmente acompanhei pela mídia que hoje não estava dessa forma, não estava sendo respeitado esse horário”, afirmou o prefeito.
Leia mais
O POVO procurou a Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor) e a Agefis para mais informações sobre o que será feito quanto ao descumprimento. Em nota, a Agência afirmou que mantém atuação diária na Feira da Madrugada.
As ações começam às 6 horas da manhã na Rua Sobral, seguindo pela Avenida Alberto Nepomuceno em direção à Rua José Avelino. Ainda segundo a pasta, houve fiscalização na quarta-feira, data em que se registrou o descumprimento do acordo, com quatro agentes e 21 auxiliares, e que por votla das 7h30, a Avenida Alberto Nepomuceno e grande parte da Rua José Avelino já se encontravam ordenadas.
Questionada sobre possíveis ações em resposta à prolongação da feira até depois do horário, a pasta afirmou que estuda intensificar a fiscalização e organizar a área.
"A Secretaria Regional 12 também atua de forma integrada nesse processo, priorizando o diálogo permanente com os feirantes, a fim de contribuir para uma melhor organização, qualificação e valorização da Feira da Madrugada. O trabalho vem dando resultados, já que a dispersão tem ocorrido mais rapidamente, mas, por se tratar de uma ação contínua, o ordenamento é constantemente ajustado e acompanhado, de modo a atender às necessidades do território e fortalecer o papel da feira como espaço de dinamismo econômico da cidade", conclui a nota.
Mais de 100 estruturas irregulares são removidas em ação de reordenamento urbano em Fortaleza
Atualizada às 8h18min de 11 de setembro de 2025
Com informações da repórter Camila Magalhães da rádio O POVO CBN
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente