Nova linha Aeroporto-Castelão terá ordem de serviço assinada na próxima sexta, 25

Nova linha Aeroporto-Castelão terá ordem de serviço assinada na próxima sexta, 25

Governo do Ceará prevê R$ 181 milhões em investimentos para novo trecho ferroviário, com duas estações e conexão com miniterminal de ônibus

Com previsão para a próxima sexta-feira, 25 de julho, o governador Elmano de Freitas (PT) irá assinar a ordem de serviço da nova linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Aeroporto-Castelão. O anúncio foi feito durante vistoria às obras do Ramal Aeroporto, em Fortaleza, que está com 67% das obras concluídas até o momento.

O VLT Ramal Aeroporto fará a conexão entre a Linha Nordeste do Metrô de Fortaleza (VLT Parangaba-Mucuripe) e o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Com extensão de 2,4 km, a linha tem projeção de atender até 35 mil pessoas por dia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, destacou o impacto da nova conexão para a população: “São pessoas que vêm do Mucuripe até Parangaba, passando por quase 40 bairros. Isso impacta para toda essa comunidade”.

LEIA MAIS| Colisões com postes deixam mais de 300 mil imóveis sem energia no Ceará nos primeiros meses de 2025

Linha até o Castelão terá duas novas estações

Já a nova linha Aeroporto-Castelão compreende um trecho de 5,1 km e contará com duas novas estações: Estação Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e Estação Castelão. O investimento total da obra é de R$ 181 milhões, conforme informado pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

“Vamos terminar esse trecho (Ramal Aeroporto) até o fim do ano. E na próxima sexta-feira dar a ordem de serviço do trecho que vai do Aeroporto até o Castelão, com duas estações pelo menos”, afirmou o governador Elmano.

LEIA MAIS| Seara Praia Hotel dará lugar a novo superprédio de 170 m em Fortaleza

Integração com transporte coletivo e conexão facilitada

O projeto prevê ainda a integração da futura Estação Castelão com o miniterminal de ônibus que será implantado pela Prefeitura de Fortaleza. A ideia é que os dois equipamentos fiquem próximos, com ligação por meio de uma passarela.

“A Estação Castelão, que será a estação final da linha, estará interligada com o miniterminal. Já está bem avançado o diálogo. A Prefeitura será responsável pelo miniterminal, e o Governo do Estado ficará com a integração”, explicou Hélio Winston, titular da Seinfra.

Além disso, a Estação Aeroporto estará conectada à Estação Expedicionários, permitindo o deslocamento prático entre a Arena Castelão e bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar