Primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos de Fortaleza será inaugurada em setembro
Um Centro-Dia para pessoas idosas também tem previsão de entrega para setembro. O Plano Fortaleza Inclusiva foi divulgado nesta segunda-feira, 14
12:17 | Jul. 14, 2025
A primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Fortaleza será inaugurada em setembro de 2025, segundo o prefeito Evandro Leitão (PT). O equipamento deve ser localizado no bairro Conjunto Palmeiras.
A divulgação foi feita durante o lançamento do Plano Fortaleza Inclusiva, que tem como objetivo o enfrentamento das vulnerabilidades sociais da Capital, no Paço Municipal nesta segunda-feira, 14.
Um novo Centro-Dia para pessoas idosas também tem previsão de entrega para a mesma data. A unidade, voltada ao atendimento especializado do público idoso, deverá ser instalada também no Conjunto Palmeiras.
Leia mais
Segundo a Prefeitura, o Plano é dividido em oito programas estratégicos e intersetoriais: Fortaleza Sem Fome, Fortaleza para Todas as Idades, Superação da Situação de Rua, Atenção às Pessoas com Deficiência, Infância Viva Fortaleza, Atenção à Saúde Mental, Autonomia Econômica e Sustentabilidade e Justiça Climática.
Segundo a prefeitura, o programa Fortaleza para Todas as Idades visa a promoção do cuidado e da proteção social das pessoas idosas por meio de ações de acolhimento, oferta de serviços e estruturas adaptadas para atender as necessidades.
De acordo com a gestão municipal, o serviço irá ampliar as unidades de centros-dias, espaços de atendimento especializado para pessoas idosas, e expandir as equipes de atenção domiciliar com especialistas na saúde da pessoa da terceira idade.
Além disso, o programa contemplará a criação dos núcleos de atendimento à pessoa mais velha vítima de violência.
Prefeitura fala sobre convocação de psicólogos, aluguel social e Cidade da Criança
Ainda nesta manhã, o Poder municipal reforçou que 256 novos profissionais para Rede de Atenção Psicossocial (Raps) entrariam por convocação.
Evandro anunciou ainda aumento de 60% nas vagas de aluguel social. Ele também definiu a data para a reabertura da Cidade da Criança, o que ocorrerá no dia 27 de julho.
(Com informações da repórter Lara Vieira)