Audiência debate aumento de vagas e interiorização de instituições de acolhimento para idosos no Ceará

Audiência debate aumento de vagas e interiorização de instituições de acolhimento para idosos no Ceará

Ceará tem apenas duas Instituições de Longa Permanência para Idosos; uma em Fortaleza e outra em Brejo Santo

O Governo do Ceará mantém apenas duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), uma em Fortaleza e outra em Brejo Santo, a 521,75km da Capital, totalizando 140 vagas ofertadas pelos dois equipamentos.

Para discutir a necessidade de aumento do número de vagas e a expansão para o Interior, será realizada audiência pública na próxima quarta-feira, 2, no auditório da Escola Superior do Ministério Público do Ceará (MPCE), na Capital.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Objetivo é avaliar estratégias para interiorização das políticas públicas de acolhimento dessa população.

O debate, segundo o MPCE, deve considerar o movimento de pessoas idosas em situação de situação de vulnerabilidade que precisam ser deslocadas do interior para Fortaleza, com consequente rompimento de laços sociais.

Promotor de Justiça, Alexandre Alcântara explica que o número restrito de instituições e de vagas se releva insuficientes para atender à demanda crescente de pessoas idosas que necessitam de acolhimento institucional.

A audiência deve contar com representantes da Secretaria da Proteção Social do Estado, da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, dos Conselhos Estadual e Municipal da Pessoa Idosa, do Conselho Regional de Serviço Social, além de integrantes de órgãos da rede de proteção.

Cidades no interior do Ceará tem aumento no número de idosos

De acordo com o Censo Demográfico de 2022, o Ceará tem 912.559 pessoas com 65 anos ou mais. O número representa um aumento de 42% de pessoas nessa faixa etária, se comparada às 642.736 registradas em 2020.

Tanto no cenário local quanto nacional, está sendo observado o envelhecimento das populações. No Estado, as cidades de São João do Jaguaribe (18,5%), na região do Baixo Jaguaribe, e o Cedro (15,3%), na região do Iguatu, são as que mais predominam esse contingente populacional.

Serviço

Aumento de vagas em ILPI de Fortaleza e expansão do serviço para o interior
Data: 2 de julho de 2025 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório da Escola Superior do Ministério Público (Promotorias de Justiça de Fortaleza, na Rua Maria Alice Ferraz, 120, bairro Luciano Cavalcante)
Aberta ao público

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar