Nova carteirinha estudantil passa a funcionar no dia 1º de julho

Nova carteirinha estudantil passa a funcionar no dia 1º de julho

Nova carteirinha passará a funcionar no dia 1º de julho. Cerca de 210 mil cartões foram entregues às entidades estudantis

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que as novas carteiras estudantis de 2025 passam a funcionar a partir da próxima terça-feira, 1º de julho. Segundo o órgão, foram entregues cerca de 210 mil carteiras às entidades estudantis.

LEIA TAMBÉM | Prefeitura mapeou 189 vias de Fortaleza para novo programa de recuperação asfáltica

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Créditos existentes serão transferidos a nova carteira estudantil

Em abril, as entidades estudantis começaram a distribuição das novas carteiras às instituições de ensino. Para consultar a solicitação, o aluno deverá acessar o site da Etufor. Os estudantes podem solicitar a nova carteirinha em qualquer momento do ano.

Conforme a prefeitura, os créditos pré-existentes nas carteiras estudantis 2024 serão automaticamente transferidos para os novos documentos.

O cartão dispõe do Passe Livre Estudantil, concedendo duas passagens diárias gratuitas durante o período letivo, de segunda a sexta-feira.

Também há a função de Bilhete Único, quando há integração no intervalo de duas horas entre viagens, desde que a carteira possua créditos.

A solicitação do novo documento só será válida quando o usuário concluir a atualização da sua biometria facial. Segundo a Etufor, a foto impressa na carteira deve ser recente para evitar bloqueios e fraudes.

Durante as férias escolares, o Passe Livre Estudantil será suspenso a partir de 1º de julho, voltando a funcionar a partir do dia 31 de julho para os estudantes das escolas públicas e privadas, bem como para os universitários de instituições particulares.

Segundo a Etufor, atualmente, cerca de 100 mil passagens são utilizadas diariamente com o passe livre. O funcionamento do passe livre segue o calendário curricular que é enviado anualmente para a Etufor, com programação prévia.

No período de férias, os estudantes continuam usufruindo da tarifa estudantil no valor de R$ 1,50. Com isso, o estudante deve efetuar uma recarga para utilizar a carteira neste período.

Estudantes de universidades públicas federais e estaduais, como as Universidade Federal do Ceará (UFC) e Estadual do Ceará (Uece), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), terão o benefício mantido.

A medida foi aplicada tendo em vista que o ano letivo atual foi afetado com a greve de 2024 e durante o mês de julho essas instituições continuam em funcionamento, com o período letivo regular.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar