Programa deve recuperar 100 km² de malha viária em Fortaleza; veja vias prioritárias
Os trabalhos deverão ocorrer de dia e à noite e começarão pelas principais vias da Cidade, principalmente as que são trajeto do transporte público
08:40 | Jun. 26, 2025
O Programa "O Trabalho Tá na Pista", lançado pela Prefeitura de Fortaleza nesta quinta-feira, 26, deverá recuperar 100km² de malha viária na Capital. Os serviços, que deverão ser contínuos, incluem recapeamento, recuperação de tampas de esgoto, drenagem, piso intertravado e sinalização.
Buracos em vias públicas preocupam moradores de Fortaleza; VEJA
De acordo com o prefeito Evandro Leitão (PT), os trabalhos deverão ocorrer de dia e à noite e começarão pelas principais vias da Cidade, priorizando as que são trajeto do transporte público. "Vai ser em paralelo ao Tapa Buraco, programa que as 12 regionais já realizam. São coisas diferentes que correm em paralelo, de forma conectada", explicou.
Segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), os próximos endereços que devem receber o serviço será a avenida Perimetral no bairro Barra do Ceará; na semana seguinte, a avenida Godofredo Maciel e o eixo Via Expressa Raul Barbosa.
A intervenção de recuperação nas paradas de ônibus deverá ocorrer nos pontos da avenida Dom Luís.
"Vamos dar sequência até o fim do ano, fazendo o máximo possível para que, na próxima quadra chuvosa, toda a parte de pavimentação da Cidade já esteja de forma segura", afirma o secretário André Daher.
Conforme a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), foram mapeadas 189 vias de Fortaleza para ação do programa. A Prefeitura afirma que dispõe de 14 equipes somente para reestruturar falhas na via para evitar acidentes em toda o Munícipio.
"A gente se preocupa muito com questão de acidentes, principalmente de motoqueiros. Quando há um acidente de motoqueiro, isso vai tudo para o Instituto Doutor José Frota (IJF), vai para a saúde, tudo tem reflexo no custo", aponta o titular Francisco José de Abreu Machado.
Leia mais
O POVO publicou matéria mostrando como a avenida João Pessoa, que liga dois bairros importantes da Capital (Parangaba e Centro) apresenta deterioração asfáltica. Diversos pontos da via pública apresentam problema, principalmente na saída da rua Padre Cícero, depois da alça do viaduto, que dá acesso à João Pessoa.
O trajeto feito por algumas linhas da frota dos coletivos está comprometida com buracos, em boa parte causados pelas chuvas.
(Com informações de Gabriele Félix. Colaborou Kaio Pimentel.)