Doação de sangue vira tema de bloco de pré-Carnaval em Fortaleza

Iniciativa do Hemoce visa preparar estoque do banco de sangue no Estado para período de Carnaval; evento ocorreu na Aldeota e contou com bloco de percussão

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizou na manhã deste sábado, 3, o "Bloquinho da Doação". A atividade, com temática carnavalesca, visa preparar o estoque do banco de sangue do Estado para os dias de festa.

O evento ocorreu na Praça das Flores, na Aldeota, em Fortaleza, onde há um posto de coleta do Hemoce.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No início da atividade, às 10 horas, o fluxo na praça era tranquilo. O bloco carnavalesco Camaleões do Vila, atração musical do evento, começou a se apresentar às 11 horas, momento em que o público começou a se concentrar.

Dentro do posto do Hemoce, apesar da animação na parte externa, a movimentação estava calma. Doadores novos e recorrentes aguardavam cadastro e triagem para realizar a coleta do sangue.

Uma destas pessoas era a engenheira civil Débora Marques, de 25 anos. Ela já havia doado sangue antes, mas em laboratórios particulares, e veio ao evento para fazer a colaboração no Hemoce pela primeira vez. Débora acredita que ações do tipo são fundamentais para conscientizar sobre a importância da doação de sangue.

A opinião é a mesma de Raíra Vitória, técnica em auditoria. Com 21 anos, ela doa sangue desde os 16 — foram seis vezes até o momento. Raíra começou a prática na escola, que promoveu uma competição de coleta de sangue em parceria com o Hemoce. Desde então, ela tem frequentado os postos da instituição em shoppings de Fortaleza.

Tanto as ações em eventos externos quanto os postos nos shopping centers fazem parte do projeto Hemoce Perto de Você. A iniciativa, em parceria com o Instituto Pró-Hemo, consiste em ampliar os locais de coleta de sangue para além da sede do órgão, tornando a prática mais acessível à população.

Segundo Franklin José Cândido Santos, diretor de Hemoterapia do Hemoce, as ações têm um retorno positivo. "A população cearense sempre foi solidária, receptiva aos chamados", destaca.

Para o período de Carnaval, estão previstas outras atividades de reforço ao banco de sangue. Durante os dias de festa, o Hemoce também terá um posto de coleta em um evento religioso na Capital.

Empresas e organizações que tenham interesse em receber ações de coleta do Hemoce podem entrar em contato com a instituição para organizar as chamadas "caravanas". A atividade pode ser realizada com a estrutura física do local ou por meio dos postos de coleta itinerantes.

Os detalhes devem ser acertados com o setor de captação de doadores, pelo telefone (85) 3208 0805 ou pelo e-mail [email protected].

Veja fotos do "Bloquinho da Doação" do Hemoce

Mais notícias de Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza doacao de sangue pre-carnaval bloco hemoce

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar