Três pessoas são mortas no Conjunto José Euclides, no Jangurussu, em 72 horas

Moradores relatam que há uma disputa interna entre antigos moradores e o atual, que faria parte de uma facção criminosa

Três pessoas foram mortas no Conjunto Habitacional José Euclides, no bairro Jangurussu, em Fortaleza, em apenas 72 horas. As mortes aconteceram na segunda-feira, 28, terça-feira, 29, e nessa quarta-feira, 30.

Moradores relatam que há uma disputa interna entre antigos moradores e o atual, que integraria uma facção criminosa. As divergências fazem com que o clima no condomínio fique acirrado, conforme O POVO apurou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No mês de fevereiro deste ano, O POVO mostrou, em reportagem publicada no dia 19, que aproximadamente 20 famílias foram expulsas das suas residências no Condomínio Maria Tomásia. Em uma semana foram aproximadamente nove mortes.

O motivo dessas ações criminosas no Grande Jangurussu é justamente a disputa interna entre a facção que predomina nessa área, a Guardiões do Estado (GDE).

Essa não é a primeira comunidade a enfrentar um "racha" de facção. Em dezembro, os dissidentes de uma organização criminosa na Sapiranga promoveram uma chacina com cinco mortos. A maior parte do grupo responsável pelas mortes foi presa, inclusive, o articulador e mandante.

Outros bairros que passaram pela mesma situação foram o Pirambu e a comunidade do Lagamar, no Alto da Balança. No Pirambu, os intensos tiroteios resultaram, inclusive, na apreensão de dois fuzis no último fim de semana. Seis pessoas foram detidas.

No Lagamar, no dia 18 de fevereiro deste ano, quatro pessoas foram mortas vítimas de chacina. Nenhuma delas teve chance de defesa. As pessoas, todas do sexo masculino, tinham idades entre 16 e 27 anos.

O POVO solicitou informações à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e aguarda resposta. 

Guerra Sem Fim

Assista no O POVO Mais  as temporadas de Guerra Sem Fim, série original que mergulha no universo das facções no Ceará.

O primeiro episódio da segunda temporada, lançada em 2021, mostra a realidade das famílias expulsas de casa pelas facçõesRefugiados Urbanos

O segundo episódio mostra a disputa interna no PCC que levou ao surgimento da GDEGDE: como nasce uma facção

O terceiro episódio conta a história do jovem que sonhou suceder o pai na hierarquia da facção, mas encontrou outro caminho pela arte, assim como de outros jovens: Juventude Sobrevivente

 

Assista à primeira temporada 

1ª temporada, episódio 1: A onda de violência

Em janeiro de 2019, as facções criminosas no Ceará se uniram contra as ações rígidas dentro das penitenciárias, gerando a maior onda de violência do Estado. Como isso aconteceu?

Assista aqui

1ª temporada, episódio 2: Tribunais do Crime

O funcionamento interno das facções criminosas no Ceará: como punem seus próprios integrantes?

Assista aqui

1ª temporada, episódio 3: Caminhos do Crime

A entrada em organizações como as facções é um dos caminhos trilhados pelo crime. O que influencia esse cenário? Como é possível fugir do crime?

Assista aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública crime Ceará Polícia Militar Ceará Jangurussu Ceará Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar