Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Famílias são expulsas de casa após racha de facção no Jangurussu

Neste sábado, 19, houve uma lesão a bala com uma vítima do sexo feminino e um homicídio de um jovem

Atualizada ás 9h19min deste domingo, 20

Aproximadamente 20 famílias foram expulsas das suas respectivas residências no Conjunto Maria Tomásia, no Jangurussu, após um racha na facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). Neste sábado, 19, uma mulher foi ferida a bala e um jovem foi assassinado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O policiamento permanecia no Jangurussu durante todo o sábado, devido o clima de instabilidade e medo na área. O racha da facção GDE tem gerado mortes e ameaças. Na última semana, aproximadamente nove pessoas foram mortas no Conjunto Maria Tomásia.

Neste sábado, 19, um rapaz estava na calçada de casa, no Maria Tomásia, quando criminosos chegaram e perguntaram de qual facção ele era. A vítima nem chegou a responder, logo foi surpreendida pelos tiros e morta na frente da família.

Já a mulher que foi vítima de lesão a bala teria sobrevivido. Não há informações sobre o estado de saúde. A Polícia Militar, por meio do Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), Comando Tático Motorizado (Cotam), e o Policiamento Ostensivo Geral (POG) faziam o patrulhamento na área.

Na quarta-feira, 16, foi morto um homem considerado chefe de organização criminosa, que atuava no Conjunto Maria Tomásia.

Nessa sexta-feira, 18, três suspeitos de tráfico de drogas foram presos no Jangurussu. Também no Conjunto Maria Tomásia. Além das prisões, os policiais do Raio apreenderam munições, drogas, aparelhos celulares e uma pistola calibre 380.

Foram presos Matheus Ítalo da Silva Lacerda, 20 anos, com passagens por roubo, associação criminosa e corrupção de menor; Ildillê Ítalo Silva Leite, 20, com passagem por crime de trânsito, e Thiago Felix Sousa 18.

Neste sábado, 19, uma arma Colt calibre .40 foi apreendida no Jangurussu. Esse armamento custa aproximadamente R$ 30 mil e estava de posse de criminosos. A Polícia Militar, responsável pela apreensão, encaminhava o material ao 30º Distrito Policial, no São Cristóvão, que é a delegacia responsável pela área. A ocorrência ainda estava em andamento.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que foi registrada uma ocorrência de homicídio ocorrida, na tarde deste sábado, 19, no bairro Jangurussu. Um adolescente, de 16 anos, que possuía um ato infracional análogo ao crime de receptação, foi morto a tiros em via pública, informou a pasta por meio de nota. 

Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foram acionadas para o local. Um inquérito foi instaurado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

 

Lagamar

Na sexta-feira, 18, quatro pessoas foram executadas no Lagamar, Alto da Balança, no fim da tarde. Todos foram mortos a tiros. Levantamentos policiais apontam que as mortes tem relação com o racha da GDE.

Dois dos corpos encontrados estavam em um beco, na rua Souza Pinto. O terceiro corpo foi achado na rua José Buson e o quarto cadáver, na rua Capitão Aragão, do outro lado do canal. Os corpos foram periciados e encaminhados a sede da Perícia Forense. Parentes e amigos das vítimas lotaram o Lagamar entre choro e desespero. O policiamento era intenso.

Neste sábado, 19, no dia seguinte da chacina, um corpo foi encontrado no canal. Informações iniciais eram de que o homem teria sofrido um mal súbito e caído no canal. No entanto, O POVO apurou que teriam encontrado uma quantia em dinheiro não informada nos bolsos da vítima.

Denúncias

A secretaria destaca que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos, conforme a secretaria.

Ações da PMCE no Jangurussu 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp), coordena ações preventivas no bairro Jangurussu - Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, após relatos de supostas ameaças a moradores na região. A pasta frisa que policiais militares capacitados sob a doutrina do policiamento de proximidade e gestão de conflitos atuam de forma aprimorada e qualificada. A medida faz parte de um protocolo policial específico gerenciado pelo batalhão especializado para esse tipo de ocorrência.

Além da parte ostensiva, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do 30º Distrito Policial (DP), apura os fatos. A pasta reforça que todos os casos que chegam ao conhecimento das Forças de Segurança são devidamente investigados pela PC-CE.

Arma calibre .45 apreendida 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou, por meio de nota, que prendeu um indivíduo com uma pistola calibre .45 no Jangurussu, neste sabado, 19. A prisão foi efetuada por agentes do 16º Batalhão Policial Militar (16ºBPM).

A asssessoria de comunicação repassou que a ação se deu por volta de 9h30, ocasião em que os polícias avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Foi dada ordem de parada, mas o homem tentou fugir. Os militares o seguiram e conseguiram o abordar. Na busca pessoal foi apreendida a arma de fogo. Marcos Aurelio Barbosa da Silva, 34, foi conduzido ao 30° DP e autuado porte ilegal de arma de fogo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar