Veja como fica o funcionamento de Cagece, Enel, Detran, Defensoria e AMC durante o lockdown em Fortaleza

O POVO procurou os órgãos e companhias para esclarecer como ocorrerá o atendimento ao público durante o período de isolamento social rígido na Capital

O novo decreto de lockdowm em Fortaleza que passa a valer a partir desta sexta-feira, 5, e segue até o próximo dia 18 de março promoveu alterações no funcionamento de alguns serviços na Capital.

O POVO procurou os órgãos e companhias para esclarecer como ocorrerá o atendimento ao público durante o período de isolamento social rígido na Capital.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cagece) informou que os serviços serão mantidos durante o lockdown em Fortaleza. As lojas na Capital funcionarão para atendimento presencial apenas mediante agendamento prévio, realizado no site da companhia.

“A companhia ratifica que todo o protocolo de segurança dos clientes e colaboradores será mantido (...) A entrada no local será permitida apenas dez minutos antes do horário agendado e mediante a utilização de máscara”, informou em nota.

Para agendar o atendimento, o cidadão precisa acessar o portal da Cagece, clicar na opção de agendamento, na parte inferior, preencher o formulário e comparecer na data e horário escolhidos. No ato do atendimento é necessário portar documento de identificação.

Apesar da possibilidade de atendimento presencial, a Cagece recomenda que a população priorize solicitações de serviço por meio dos canais de atendimento remoto, como o aplicativo Cagece App e a Central de Atendimento, no número 0800 275 0195.

Enel

A Enel informou que as atividades da empresa não serão afetadas pelo novo decreto. Tanto as lojas da distribuidora (atendimento agendado) como a operação de campo continuarão ocorrendo normalmente entre os dias 5 e 18 de março. Apesar disso, a distribuidora recomenda a priorização dos canais digitais de atendimento.

Sobre o agendamento, a Enel informou em nota que nas cidades de “Fortaleza, Barbalha, Canindé, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral e Tianguá, o atendimento é feito por meio de agendamento no site da Enel ou na própria loja”.

Pela internet os clientes poderão comunicar a falta de energia elétrica, consultar débitos, ter acesso à 2ª via da conta e tirar dúvidas por meio do app Enel Ceará ou pela Central de Atendimento 24 horas no número 0800 285 0196.

Detran

Nas redes sociais, o Detran informou que o atendimento presencial estará suspenso na Capital e em municípios do Interior do Estado classificados no Nível de Alerta Nº 4 (risco altíssimo) em relação a pandemia de Covid-19. Outros municípios que não se enquadrem nessa situação seguem com o atendimento presencial normalmente.

Dentre os serviços digitais que seguem disponíveis no site oficial do Detran-CE estão a impressão de Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV), 2ª via de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e emissão de licenciamento e IPVA.

Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado expediu, no último dia 4 de maço, portaria determinando o trabalho remoto de forma prioritária. Com isso, defensores e colaboradores aderiram ao trabalho remoto, ressalvados os casos de extrema necessidade. A mesma determinação vale também para as atividades administrativas, no entanto, havendo algum tipo de necessidade extrema de regime presencial, este ocorrerá em sistema de rodízio, visando exclusivamente solucionar situações específicas.

Para atendimento ao público a Defensoria reforça que ocorre pelos canais virtuais, como já vem acontecendo. No site do órgão seguem disponibilizados, no banner vermelho, a relação de contatos tanto da Capital quanto do interior.

AMC

Parte do rol de serviços considerados essenciais, a Autarquia Municipal de Trãnsito (AMC) informou que o controle do trânsito e patrulhamento das ruas continua funcionando normalmente e com barreiras nos principais corredores de Fortaleza orientando sobre a importância da permanência domiciliar.

Sobre o atendimento ao público, o órgão recomenda que para a resolução de pendências relacionadas ao trânsito, como recorrer de multa, antecipar penalidade, solicitar credencial de idosos e deficientes, dentre outros serviços, a orientação é optar pelos meios digitais: aplicativo AMC Móvel ou site

As centrais de atendimento no Shopping Riomar Fortaleza, no Benfica e nos Vapt-Vupts do Antônio Bezerra e Messejana seguem funcionando normalmente. Apenas a central do shopping Del Paseo estará fechada no período de lockdown. A AMC informou ainda que nos próximos dois domingos, 7 e 14 de março, não haverá ciclofaixa de lazer.

Centrais de atendimento da AMC:

Shopping RioMar Fortaleza: de segunda a sexta, de 10h às 18h, e aos sábados, de 10 às 17h.
Benfica, apenas nos dias úteis, de 8 às 18h.
Vapt-vupts do Antônio Bezerra e Messejana: de segunda a sexta, de 8h às 17h.

Lockdown em Fortaleza

Fortaleza entrou em 14 dias de lockdown a partir de sexta-feira, 5 de março (05/03). Na quinta, 4, o decreto com as regras sobre o que funciona na Cidade foi divulgado. O isolamento social rígido vale a partir de sexta-feira, 5 de março (05/03) até 18 de março (18/03).

Veja as regras para as várias atividades:

Entenda o novo lockdown decretado em Fortaleza

O lockdown em Fortaleza começa a partir da meia-noite (0 hora) de sexta-feira, 5. É a segunda vez que o confinamento é adotado na capital cearense. A medida foi anunciada na noite de quarta-feira, 4, em pronunciamento nas redes sociais, pelo governador Camilo Santana (PT) ao lado de José Sarto (PDT), prefeito da cidade, e do secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

No novo decreto, os setores da indústria e da construção civil foram considerados essenciais pelo Governo do Estado e, portanto, não devem ter as atividades interrompidas. Durante o período, a serem mantidas as regras anteriores, academias e igrejas não podem abrir ao público. Serviços e estabelecimentos poderão funcionar desde que exclusivamente por serviço de entrega, inclusive por aplicativo.

A medida ocorre após a imposição de dois toques de recolher. O primeiro limitou a circulação entre 22h e 5 h em todo o Estado. Depois, as autoridades estaduais ampliaram a restrição para o período de 20h às 5h, durante a semana. Aos fins de semana, a proibição começava mais cedo.

Apesar do lockdown em Fortaleza, também adotado por outros municípios, todo o Estado segue sob o decreto que impõe toque de recolher, reduz o horário de funcionamento de estabelecimentos e limita a circulação nos espaços públicos.

Vídeos sobre o lockdown em Fortaleza

Mais sobre lockdown

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Detran Ceará Fortaleza Lockdown cagece enel amc defensoria publica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar