Ciclistas reclamam de poda de árvores na avenida José Bastos

A avenida está com requalificação em andamento e tem apenas uma parte do trecho transitável pela ciclovia. Prefeitura diz que poda das árvores foram feitas para manter a saúde da vegetação

A poda das árvores na ciclovia da avenida José Bastos, em Fortaleza, tem incomodado os ciclistas que transitam pelo local, especialmente em horários com temperaturas mais elevadas. A redução das copas das árvores, realizada pela Prefeitura para permitir a restauração das raízes, também resulta na diminuição da sombra proporcionada e consequente menor conforto térmico.

Eraldo Sá, servidor público federal e ciclista, utiliza a via com frequência em seus deslocamentos diários e relata que a falta de sombra não é o único problema enfrentado ao percorrer a avenida. Ele reclama da infraestrutura do piso que já se encontra transitável com o andamento das obras. A sensação ao percorrer a via, segundo ele, é de estar andando “sobre uma britadeira”.

“É necessário que na entrega da obra seja feito uma melhora nos acabamentos para tornar o pedalar suave. Uma obra bem acabada oferece grande incentivo para ser cada vez mais usada por mais ciclistas. A infraestrutura deve ser bem oferecida para que a demanda chegue e cresça na região”, ponderou, reconhecendo que a requalificação é benéfica para quem usa a bicicleta como principal forma de transporte.

Eraldo espera, no entanto, que a administração municipal não cometa os mesmos erros que ocorreram, conforme o ciclista, no projeto da avenida Aguanambi. Na ocasião, um poste deixado na ciclovia causou riscos e irritou os ciclistas que passavam no cruzamento da via com a rua Mestre Rosa, no bairro José Bonifácio. “Foi preciso manifestações e publicidade nos jornais para que se retirasse um poste de iluminação que ficou emblemático pelo descaso com a entrega da obra”, considerou.

Leia Também | Após sete meses, poste é retirado de ciclovia na avenida Aguanambi

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Grupo faz 'happy hour' em poste da ciclovia na avenida Aguanambi como forma de protesto

Durante a pandemia, as obras na avenida continuaram por serem de “caráter essencial”, segundo a prefeitura. Com investimento de R$ 8,8 milhões, a requalificação deveria durar cerca de 12 meses, com término previsto para o fim do ano passado. A ideia da Prefeitura é que as mudanças garantam melhor mobilidade e maior acesso entre os bairros Parangaba e CentroO POVO contatou a administração municipal para saber um novo prazo para entrega da intervenção e aguarda resposta.

Prefeitura realizou avaliação geral do estado das árvores da avenida

Em nota, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) disse que realizou uma avaliação geral do estado das árvores da avenida José Bastos para garantir a segurança dos usuários e promover a revitalização das árvores. De acordo com o órgão, as podas ajudam a reduzir o peso das copas das árvores na área onde está a ciclovia. “Isso permite a restauração das raízes e diminui a sobrecarga da árvore de modo geral, permitindo que os galhos rebrotem de forma mais saudável”, afirma.

A via está recebendo 289 berços para o plantio de árvores ao longo do canteiro central.
A via está recebendo 289 berços para o plantio de árvores ao longo do canteiro central. (Foto: Divulgação/UrbFor)



Ainda foram feitas três supressões em árvores que estavam com raízes comprometidas e outras duas que estavam tomadas por pragas, todas com severo risco de queda e potencial perigo de acidentes, identificados na vistoria técnica. O órgão está elaborando projeto de paisagismo para ser implantado na via, que já está recebendo 289 berços para o plantio de árvores ao longo do canteiro central.

A requalificação na região, no trecho entre as avenidas Senador Fernandes Távora e Domingos Olímpio, está recebendo implantação de cerca de seis quilômetros de infraestrutura cicloviária, além de pavimentação em concreto nos pontos de ônibus, fresa, recape e nova sinalização. Deve haver ainda revitalização da faixa exclusiva para ônibus, novo sistema de drenagem e a readequação da velocidade de 60 km/h para 50 km/h — mudança que contribui para um menor índice de acidentes, de acordo com a prefeitura.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mobilidade urbana ciclistas infraestrutra cicloviária fortaleza avenida josé bastos obras de requalificação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar