Participamos do

Obras da Desembargador Moreira e José Bastos continuam em execução por serem de caráter essencial

Segundo pasta de Infraestrutura da Prefeitura de Fortaleza, obras que envolvem drenagem, saneamento, energia e os equipamentos de saúde poderão continuar em execução nesse período de quarentena
09:57 | Mar. 31, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As obras de requalificação das avenidas José Bastos e Desembargador Moreira, ambas iniciadas em 2019, continuam sendo executadas mesmo neste período de quarentena devido pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Desde o dia 19 de março, quando o governador Camilo Santana assinou decreto estadual que restringe funcionamento de estabelecimentos e serviços, a orientação principal tem sido o isolamento social.

Procurada pelo O POVO, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) informou que todas as obras emergenciais de Fortaleza tiveram suas atividades paralisadas ainda na quarta-feira, 25. No entanto, as obras considerada de “caráter social” estão em execução na Cidade, “como medida de atenção à pandemia da Covid-19”.

“A Seinf está seguindo as determinações do Governo do Estado, de acordo com o Decreto anunciado em 21 de março deste ano. As obras que envolvem drenagem, saneamento, energia e os equipamentos de saúde poderão continuar em execução”, garantiu a secretaria. Nessa categoria se encaixam as obras das avenidas Desembargador Moreira e José Bastos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Obras durante quarentena

O coordenador de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Guilherme Gouveia, disse ao O POVO que a pasta tem seguido as recomendações do Governo Estadual quanto à suspensão de obras, tanto públicas quanto privadas. No entanto, obras consideradas de “caráter essencial” continuam sendo executadas. “É estudado caso a caso. Obras de saneamento, drenagem, esgotamento sanitário, que atingem área da saúde são consideradas emergenciais”, contou Guilherme.

O coordenador garantiu que houve uma redução no número de trabalhadores nos canteiros de obras, assim como adoção de medidas de higienização para evitar disseminação do novo coronavírus. Além da Desembargador Moreira e José Bastos, obras de drenagem da avenida Alberto Craveiro e Beira Mar seguem ativas. “Essas obras de rua estão em ambiente aberto, então minimiza possibilidade de aglomeração. No canteiro de obras, o funcionário tem orientação para lavar as mãos, usar álcool em gel e máscaras”, explicou.

As obras do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), que atende, principalmente, comunidades da capital, também continuam sendo executadas, se encaixadas nos critério emergenciais.

Entenda quais são as obras que continuarão sendo executadas

Desembargador Moreira

A avenida Desembargador Moreira passa por obras em diversos trechos de sua extensão. As obras têm o objetivo de requalificar a avenida, possibilitando uma melhoria no fluxo de pedestres. Orçada em R$ 11,2 milhões, a intervenção será dividida em três trechos. Em todos eles, serão implantadas ações como arborização e paisagismo, rampas de acessibilidade e melhor iluminação.

Com obras, faixa da avenida Desembargador Moreira continua em bloqueio parcial

No trecho 1, entre as avenidas Pontes Vieira e Padre Antônio Tomás, está prevista a restauração do asfalto. Já no trecho 2, entre as avenidas Pe. Antônio Tomás e Dom Luís, serão feitas reformas em calçadas danificadas e a colocação de pavimento intertravado.

José Bastos

A intervenção para requalificação da avenida José Bastos está compreendida entre as avenidas Senador Fernandes Távora e a Domingos Olímpio. Com investimento de R$ 8,8 milhões, as obras devem durar cerca de 12 meses. De acordo com a gestão municipal, as obras garantirão melhor mobilidade e maior acesso entre os bairros Parangaba e Centro.

Requalificação da avenida José Bastos deve melhorar ligação entre a Parangaba e o Centro, garante Prefeitura

Entre as principais mudanças, há a implantação de uma ciclovia bidirecional; faixa exclusiva para transporte coletivo; a readequação do canteiro central; construção de nova pavimentação e piso em concreto nas paradas de ônibus; além do redesenho na sinalização da via, que passará a atender a todos os modais, segundo a Prefeitura.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar