Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Requalificação da avenida José Bastos deve melhorar ligação entre a Parangaba e o Centro, garante Prefeitura

Com investimento de R$ 8,8 milhões, as obras serão entregues em 12 meses; ciclovia bidirecional e faixa exclusiva de ônibus serão implantados na via

Prefeitura de Fortaleza autoriza intervenção para requalificação da avenida José Bastos, no trecho compreendido entre as avenidas Senador Fernandes Távora e a Domingos Olímpio. Com investimento de R$ 8,8 milhões, as obras devem durar cerca de 12 meses. De acordo com a gestão municipal, as obras garantirão melhor mobilidade e maior acesso entre os bairros Parangaba e Centro.

Entre as principais mudanças, há a implantação de uma ciclovia bidirecional; faixa exclusiva para transporte coletivo; a readequação do canteiro central; construção de nova pavimentação e piso em concreto nas paradas de ônibus; além do redesenho na sinalização da via, que passará a atender a todos os modais, segundo a Prefeitura.

O sistema viário contempla 5,6 km da avenida, onde serão implantados cinco semáforos, sendo quatro com tempo para pedestres, fechamento de retornos e readequação da velocidade de 60 km/h para 50 km/h, velocidade sugerida para a Organização Mundial da Saúde (OMS) para a redução de mortes no trânsito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para evitar transtornos com alagamentos, três cruzamentos da José Bastos passarão por obras de drenagem. Serão contempladas as interseções com a avenida Senador Fernandes Távora e as ruas Mozart Firmeza e Mario Silveira, trechos mais críticos que historicamente atrapalham o trânsito, de acordo com estudo feito pela Prefeitura.

A aposentada Maria Luiza Rodrigues, 67, reclamou passar um bom tempo presa em engarrafamentos na via e está empolgada com a intervenção, especialmente com a implantação de faixa exclusiva para ônibus. Ela pondera, entretanto, que algumas áreas, como a saúde, ainda estão deficientes de investimento do poder público no bairro.

“Vai fazer um ano que não tem médico no posto de saúde, eu sou acompanhada por uma enfermeira e quando precisa receitar um antibiótico, por exemplo, tenho que ir para outra unidade”, ressalta.

A obra conta também com a preocupação de preservação de todas as árvores da avenida, assim como o plantio de 150 novas mudas, de acordo com Manuela Nogueira, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura. “A gente tentou respeitar o máximo das árvores já existentes no canteiro central. A ideia é tirar somente aquelas que estejam com seu estado fitossanitário bem abalado e tenham risco de queda”, garante.

Prefeito Roberto Cláudio assinou a ordem de serviço para a obra na manhã desta terça-feira, 10.
Prefeito Roberto Cláudio assinou a ordem de serviço para a obra na manhã desta terça-feira, 10. (Foto: Leonardo Maia/Especial para O POVO)

A gestão já havia considerando a importância da intervenção para requalificação da avenida José Bastos, por ela ser uma das vias mais centrais de Fortaleza, com existência de hospitais, centros comerciais e universidades. "Acredito que vai ser uma obra que vai ajudar a segurança viária, o transporte cicloviário, a prioridade do transporte público e a própria urbanização desse eixo urbanístico, tão importante para Fortaleza”, defende o prefeito Roberto Cláudio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar