Participamos do

"Ciclovia do poste" causa riscos e irrita ciclistas na avenida Aguanambi

O problema vai na contramão de recentes avanços na malha cicloviária e do posicionamento de gestores públicos a favor da mobilidade sustentável, aponta especialista
13:45 | Mai. 23, 2019
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 13h05min desta terça-feira, 28

Poste na ciclovia da avenida Aguanambi causa riscos e irrita os ciclistas que passam no cruzamento da via com a rua Mestre Rosa, no bairro José Bonifácio. O poste está no local desde o fim das obras de requalificação da avenida Aguanambi, em dezembro do ano passado, e ocupa quase a metade da faixa exclusiva para ciclistas.

O POVO Online esteve no local na manhã desta quinta-feira, 23, e viu pelo menos quatro ciclistas, em cerca de 20 minutos, que precisaram sair da ciclovia para ultrapassar o obstáculo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Felipe Gomes, 21, reclama que a ciclovia da avenida foi mal planejada. Ele diz que, principalmente em horários de pico, há conflitos tanto com os pedestres, que acabam usando a faixa para evitar irregularidades da calçada, como com os motoristas.

“A posição que a ciclovia foi instalada é muito falha, ela parece mais uma extensão da calçada do que uma via designada para ciclistas. Isso faz com que as pessoas respeitem menos”, ressalta.

De acordo com contagem da Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida) realizada no último dia 5, 110 ciclistas passaram pelo cruzamento entre 16h30min e 18h30min, com uma média de um ciclista a cada 65 segundos. Destes, cerca de 15% não utilizou a ciclovia para passar pelo trecho.

O que também chamou atenção da associação foi o número de motoristas que entravam e, especialmente, saíam da rua Mestre Rosa sem prestar atenção ao fluxo da ciclovia.

Felipe Alves, engenheiro e integrante da Ciclovida, critica que casos como esse vão contra os avanços recentes em relação à malha cicloviária e o posicionamento favorável à construção de uma mobilidade cicloviária por parte dos gestores públicos.

“É estranho perceber como uma obra cicloviária demora tanto a ser corrigida. Se fosse um problema proporcional em uma via de carros e motos não demoraria tanto assim”, pontua.

Alves ainda comenta que a via ainda enfrenta problemas entre os passageiros que aguardam em paradas de ônibus e os ciclistas. Ainda que exista um corredor expresso para o transporte coletivo no centro da avenida, algumas linhas passam no lado direito e os pedestres acabam invadindo a ciclovia, que fica ao lado da calçada.

Como se trata de um poste de fiação elétrica, a tarefa de removê-lo é da Enel, o que tira a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura (Seinf).

“Senhor poste”

Por meio de redes sociais, a Ciclovida tem feito publicações para chamar atenção do poder público para a existência do poste. Há cerca de um mês, a organização tem usado frequentemente a plataforma stories do Instagram para denunciar a situação.

“Nossa equipe de posteografia flagrou esse turista fotografando o Sr. Poste há pouco. A agência de viagem indicou que ele fosse visitar esse novo símbolo da capital cearense, antes de partir para o Beach Park”, diz um dos posts no Instagram.

Rede cicloviária

As reclamações dos ciclistas não se restringem, entretanto, a ciclofaixa da Aguanambi. José Afonso, 64, fala que as ciclofaixas melhoram bastante nos últimos anos, mas ainda não chegaram a um nível satisfatório.

Ele comenta que a ciclovia da avenida Osório de Paiva, por exemplo, tem uma estrutura ruim e muitos ciclistas preferem usar a faixa comum da via, o que acaba sendo arriscado quando o trânsito está mais intenso.

No caminho diário do ciclista Cícero Bezerra, a ciclofaixa da avenida Domingos Olímpio tem um trecho que causa transtornos aos ciclistas, entre a rua Senador Pompeu e a Avenida da Universidade. Com grades laterais e largos troncos de árvores, o espaço na via é estreito e dificulta a passagem.

A Enel Distribuição Ceará informou, por meio de nota, que encaminhou à Prefeitura o orçamento para realocação da rede em janeiro deste ano, mas não houve resposta por parte do órgão. A empresa afirma que aguarda um novo pedido da gestão pública para que o serviço seja executado.

Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que manhã desta terça-feira, 28, quando esta matéria foi atualizada, solicitou que a Enel faça "a retirada urgente do poste de iluminação pública". Após isso, a gestão pública executará a recomposição do pavimento e a pintura da ciclovia.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags