Av. Dom Luís tem velocidade máxima reduzida; mudança vem após atropelamento de médica

Haverá seis meses de ação educativa para que os motoristas se adequem à mudança, antes de se começar a multar

A avenida Dom Luís  terá velocidade reduzida de 60 km/h para 50 km/h. A sinalização será concluída na próxima quinta-feira, 28. Será uma semana após a morte da médica cardiologista Lúcia de Sousa Belém, de 61 anos, que foi atropelada ao tentar atravessar a faixa de pedestre no cruzamento da Dom Luís na esquina com a rua Coronel Jucá. Ela foi atingida por uma Range Rover Evoque. A mudança já vinha em estudo e foi antecipada em função do número de atropelamentos e colisões no local.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), houve 482 acidentes na Dom Luís de 2015 a 2019. Em 150 deles houve feridos, além de três mortes. Foram ainda 20 atropelamentos.

Haverá seis meses de ação educativa para que os motoristas se adequem à mudança, antes de se começar a multar.

Segundo números da AMC, circulam pela Dom Luís 44 mil veículos por dia.

Outras avenidas

No dia 13 de janeiro, a avenida José Leon e a rua Vereador Pedro Paulo, na Cidade dos Funcionários, tiveram velocidade máxima reduzida de 60 km/h para 50 km/h. As duas avenidas formam binário no bairro Cidade dos Funcionários.

A redução de velocidade em vias de Fortaleza começou em fevereiro de 2018, na avenida Presidente Castelo Branco, a avenida Leste-Oeste. Segundo a AMC, após a redução do limite de velocidade, houve redução de 40,6% no número de atropelamentos e de 20,2% na quantidade de acidentes com vítima. Houve ainda redução de 23,9% dos acidentes envolvendo ciclistas. As mortes em acidentes caíram 34,2%.

Também houve redução de velocidade para 50 km/h nas avenidas Osório de Paiva, Padre Ibiapina, Augusto dos Anjos, Francisco Sá, Duque de Caxias, Cel. Carvalho Gomes de Matos, Alberto Magno, Jorge Dumar, Damasceno Girão e Frei Cirilo.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

atropelamento fortaleza morte médica fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar