Participamos do

Leste-Oeste será a primeira via em Fortaleza a ter velocidade máxima de 50 km/h

Multas só serão registradas a partir de agosto; medida tem o objetivo de reduzir os riscos na via, que é a segunda maior em número de acidentes com mortos
19:18 | Fev. 07, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Atualizada às 22h20min
A Avenida Presidente Castelo Branco - conhecida como Leste-Oeste - terá velocidade máxima de 50km/h a partir desta quinta-feira, 8, no trecho que compreende as ruas Jacinto Matos e Radialista José Lima Verde. Esta será a primeira via na Capital com esse padrão de velocidade.
 
A mudança busca reduzir os riscos de acidentes da via que tem o segundo maior número de acidentes com mortes em Fortaleza, seguida da Avenida Osório de Paiva, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Viária de Fortaleza.
 
Durante os próximos seis meses, haverá apenas fiscalização educativa. Portanto, não serão multados condutores que trafegarem entre 50 km/h e 60km/h. A penalidade continua apenas para acima de 60 km/h. Somente a partir de agosto as multas serão aplicadas para quem desobedecer a velocidade limite de 50 km/h.

“A expectativa é que a partir da medida possamos monitorar o comportamento dos condutores e pedestres para então avaliarmos a ampliação desta política para outras vias da cidade”, antecipa o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) , Arcelino Lima. 

Foram 106 mortes nos últimos dez anos na Avenida Leste-Oeste. Somente em 2017, foram registradas dez mortes, todas decorrentes de atropelamento e colisões envolvendo ciclistas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a chance de um pedestre sobreviver a um atropelamento a 50 km/h é 10 vezes maior do que a 60 km/h. 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente