Cearenses escolhem as marcas que mais impactam no setor Serviços

Anuário Datafolha Top of Mind traz as marcas mais citadas na mente dos cearenses das categorias Construtora, Empresa de Ônibus, Empresa de Segurança e Marca de Carros

Um importante setor da economia nacional e também local, a construção, que emprega milhares de pessoas, faz parte das quatro categorias que compõem o setor de Serviços da pesquisa de recall do Anuário Datafolha Top of Mind.

Na edição 2022-2023 houve um empate técnico dentre as marcas mais lembradas pelos cearenses quando o assunto é Construtora, considerando a diferença de quatro pontos percentuais para mais ou para menos do levantamento. Portanto, empataram a nacional MRV Engenharia e a local Marquise.

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A MRV, que acumula três conquistas, foi citada de forma espontânea por 8,9% dos moradores adultos de Fortaleza e a Marquise, vencedora por seis vezes, obteve 7,8% nesta edição.

Outras marcas aparecem como Mota Machado (4,7%), Colmeia (4,1%), Queiroz Galvão (2,4%), Construtop (1,8%), Diagonal (1,4%), Moura Dubeux e Normatel (1%, cada), entre outras.

Anuário Datafolha Top of Mind – Serviços - Construtora Geral

Nesta edição, a grande surpresa foi a parcela que não soube informar o nome de uma construtora, que quase dobrou em relação ao levantamento anterior: era 24,2% na edição 2021-2022 e na atual subiu para 44,4%.

A mineira MRV credita este reconhecimento pela dedicação e foco que dá ao mercado de Fortaleza, contribuindo para redução do déficit habitacional.

“Nos sentimos lisonjeados com o reconhecimento e com a premiação importante do Anuário Datafolha Top of Mind, principalmente por estarmos presentes em Fortaleza desde 2017. Aqui, já lançamos mais de 40 empreendimentos e mais de 3.398 unidades, num investimento de mais de R$ 745 milhões, em Fortaleza, somente em obras”, detalha diretor Comercial e de Crédito do Nordeste da empresa, Alessandro Almeida.

Investimentos e mercado

Em relação às estratégias da empresa, o executivo destaca investimento em produtos que tenham sustentabilidade, com parceiros que também tenham essa mesma relação de respeito às leis e entrega de um produto cada vez melhor e acessível.

“Temos também um papel importante no social. Nossos empreendimentos são lançados de uma forma que o público e a comunidade utilizem das benfeitorias que colocamos em toda a região. Se somarmos o que foi feito em urbanização, são mais de R$ 26 milhões de investimentos geradores de benefícios para a comunidade”, ressalta Almeida.

Para o futuro, a ideia da MRV é conseguir transitar entre os clientes, tendo desde um produto essencial, para quem tem uma renda entre R$ 2 mil a R$ 3,5 mil, até um produto para aqueles que têm uma renda que ultrapassa os R$ 8 mil.

A empresa foi fundada em 1979 pelos sócios e primos Rubens Menin Teixeira de Souza e Mário Lúcio Menin. Rubens é, também, fundador do Banco Inter.

Sediada em Belo Horizonte (MG), a MRV está em 160 cidades brasileiras, possuindo empreendimentos em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. O ano de 2009, quando surgiu o programa Minha Casa, Minha Vida, foi o de maior crescimento da empresa.

Soma de fatores

Já a cearense Marquise está há 47 anos no ramo da construção civil e compõe um grupo que possui atividades em diversos segmentos econômicos, como infraestrutura, incorporação, serviços e soluções ambientais, hotelaria, shopping centers, comunicação, atendimento ao cidadão e moda popular.

Recentemente, a Marquise Incorporações fez o seu reposicionamento de marca, com peças mais elaboradas, gerando mais engajamento nas redes sociais
Recentemente, a Marquise Incorporações fez o seu reposicionamento de marca, com peças mais elaboradas, gerando mais engajamento nas redes sociais (Foto: Rogerio Lima_Divulgação)

O crescimento levou à criação da Marquise Infraestrutura e da Marquise Incorporações, que são focadas em obras pesadas e no segmento imobiliário, respectivamente.

A diretora da Marquise Incorporações, Andrea Coelho, afirma que a empresa está feliz com esta menção, pois mostra a relação de confiança com o público cearense.

“Mas certamente outros fatores influenciaram no alcance desse bom resultado como boas parcerias, excelente qualidade, fidelidade aos prazos e uma constante busca em atender os anseios do mercado e, em especial, do nosso consumidor final”, ressalta.

O objetivo é continuar oferecendo o que estiver de mais atual no mercado, seja na busca de atributos modernos e sustentáveis, qualificação da mão de obra para perseguir o compromisso com a qualidade.

Reposicionamento de marca

Andrea informa que as campanhas da marca estão mais orientadas para a inteligência de dados com benefícios não apenas para o ecossistema da construção civil, valorizando os parceiros e fornecedores, mas também com benefícios concretos para os clientes, além do compromisso com o planejamento, execução, prazo e qualidade.

Recentemente, a Marquise Incorporações fez o seu reposicionamento de marca, com peças mais elaboradas, gerando mais engajamento nas redes sociais.

Para entrar no mercado do Sudeste, foram usadas algumas estratégias como a parceria com a Porsche Consulting, marca de renome internacional.

“A consultoria alemã foi contratada para contribuir com a qualidade e eficiência dos processos de execução da Marquise Incorporações em São Paulo”, revela.

No recortes das classes A e B, a dobradinha continua com MRV Engenharia com 13,4% e Marquise com 10,1%.

Já o índice dos que não recordam ou não sabem o nome de nenhuma construtora mais que duplicou, saiu de 14,8% para 31%.

Anuário Datafolha Top of Mind – Serviços - Construtora AB

Guanabara é a Empresa de Ônibus mais lembrada pela 14ª vez

Uma categoria de Serviços tão importante no dia a dia da população, seja para se locomover dentro dos grandes centros urbanos, como fazer viagens intermunicipais e interestaduais, Empresa de Ônibus segue entre as mais antigas da pesquisa do Anuário Datafolha Top of Mind, desde 2002, quando o levantamento estatístico era denominado “Marcas do Ceará”.

Com 14 vitórias, a Guanabara é a vencedora da categoria. No atual levantamento, foi citada de forma espontânea por 13,4%, o que aponta queda brusca já que na edição de 2020 alcançou 23,3%.

Outras marcas citadas pelos entrevistados foram: Via Urbana (6,8%), Sindiônibus (5,6%), Fortaleza (5,4%), Viação São José (3,9%), Vega (3,7%), Dragão do Mar (3,6%), Vitória (3%), entre outras.

Fazem parte da Guanabara as empresas Guanabara, Ceará Diesel, Via Urbana, Fortaleza, Dragão do Mar, Vitória e Via Metrô.

Anuário Datafolha Top of Mind – Serviços - Empresa de Ônibus Geral

Com sede em Fortaleza (CE), a Guanabara, fundada em 1º de agosto de 1992, atua em 14 Estados e no Distrito Federal, com linhas intermunicipais e interestaduais, e transporta cerca de 6 milhões de passageiros por ano, com uma frota de mais de 400 veículos.

Para Rodrigo Mont'Alverne, gerente de Marketing da Guanabara, estar entre as marcas mais lembradas pelos cearenses quando o assunto é Empresa de Ônibus é fruto também da capacitação constante de seus profissionais e do compromisso ambiental e sociocultural da empresa.

“Ao longo de seus 30 anos, a empresa construiu uma marca forte e, embora seja líder no segmento, nunca se acomodou. Está sempre à frente do seu tempo, antecipando tendências e buscando novas soluções para os seus clientes, especialmente para a sua conveniência”, afirma o gestor.

Com 14 vitórias, a Guanabara é a vencedora da categoria Empresa de Ônibus da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind
Com 14 vitórias, a Guanabara é a vencedora da categoria Empresa de Ônibus da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind (Foto: Divulgação )

Ele acredita, ainda, que a comunicação estratégica e assertiva, voltada aos diversos públicos com os quais interagem, tanto no universo digital como no offline, contribui para que a Guanabara seja sempre lembrada e se mantenha entre as preferidas do cearense.

Inovações

No ano passado, a empresa lançou, em parceria com outras empresas do grupo, um programa de benefícios, o Viva, em que ferece aos clientes vantagens exclusivas e somam, ao serviço da empresa, mais um diferencial.

Em 2022, inovou com a ação de lançamento do canal do YouTube do Grupo Guanabara, onde a empresa deseja manter uma presença mais dinâmica no universo digital.

Rotas

Entre as principais ligações da Guanabara estão: Fortaleza – Teresina, Fortaleza – Recife, Fortaleza – Belém, Fortaleza – Sobral, Fortaleza – Juazeiro do Norte, Fortaleza – Natal, Fortaleza – Salvador, Fortaleza - Rio de Janeiro, Fortaleza - São Paulo, entre outras.

Hoje, a empresa é reconhecida nacionalmente por ser inovadora, que investe na renovação da frota, e pela sua responsabilidade social, cultural e ambiental.

A empresa frisa que sua postura ética, transparente e de respeito com os clientes, com a comunidade e com seus colaboradores tornou a Guanabara uma marca forte, "sempre presente na lembrança e nos corações dos clientes."

Entre as classes A e B, a Guanabara segue com larga vantagem: 23,4%, seguida por Sindiônibus (6,2%), Via Urbana, (5,2%), Fortaleza (4,7%), Vega (4,6%), São Benedito (4%), Vitória (3,4%), entre outras.

Anuário Datafolha Top of Mind – Serviços - Empresa de Ônibus AB

Ressalta-se que o Sindiônibus, citado pelos entrevistados, é Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará e não é empresa de ônibus. A parcela que não soube informar um nome de uma empresa de ônibus chama atenção, pois cresceu de 8,6% para 22%.

Empresa de Segurança também tem liderança expressiva ao longos das edições

Outro categoria que é de grande importância na vida cotidiana da população é a Empresa de Segurança. E, na edição 2022-2023 da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, a mais citada é a Corpvs, pela 12ª vez, com 27,5% das menções espontâneas.

Com folga, a marca está no topo desde quando a categoria está na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, na edição 2006-2007.

As demais marcas do segmento são Servis (7,1%), Servnac (5,1%), Ceará Segurança (1,4%), Serval, Prosegur (1%, cada), entre outras.

Anuário Datafolha Top of Mind – Serviços - Empresa de Segurança Geral

A diretora de Marketing da empresa, Ingrid Lucena, acredita que a Corpvs se mantém relevante, admirada e bastante lembrada, por causa da conduta, postura correta nos serviços, sustentabilidade econômica, contato com o cliente, preocupação com a sociedade que atua.

A Corpvs celebra, em 2022, 47 anos de atuação no mercado e oferece um portfólio de serviços que abrange segurança privada, vigilância armada e desarmada, segurança pessoal, transporte e custódia de valores, escolta armada, tesouraria, segurança eletrônica, transporte VIP, monitoramento de idosos, rastreamento de veículos, cargas e equipamentos e telemetria veicular
A Corpvs celebra, em 2022, 47 anos de atuação no mercado e oferece um portfólio de serviços que abrange segurança privada, vigilância armada e desarmada, segurança pessoal, transporte e custódia de valores, escolta armada, tesouraria, segurança eletrônica, transporte VIP, monitoramento de idosos, rastreamento de veículos, cargas e equipamentos e telemetria veicular (Foto: Divulgação)

“Sempre primando pela qualidade, a empresa investe continuamente em novas tecnologias e aprimoramento de seus serviços, de forma que hoje a Corpvs é referência para as demais empresas do mercado e uma das mais modernas na sua área de atuação”, declara Lucena.

A Corpvs celebra, em 2022, 47 anos no mercado e oferece um portfólio de serviços que abrange segurança privada, vigilância armada e desarmada, segurança pessoal, transporte e custódia de valores, escolta armada, tesouraria, segurança eletrônica, transporte VIP, monitoramento de idosos, rastreamento de veículos, cargas e equipamentos e telemetria veicular.

No recorte de classe, a Corpvs também venceu nas faixas A e B, com 30,2%, seguida por Servis Segurança (13,3%), Servnac (5,3%), Ceará (2%), Locktec (0,7%), Serviço Segurança, (0,7%), Prosegur (0,6%), dentre outras.

Anuário Datafolha Top of Mind – Serviços - Empresa de Segurança AB

A parcela que não lembrou ou não soube informar o nome de empresa de segurança teve aumento substancial neste ano.

Na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2020-2021, a taxa era de 35,4%, caiu para 32%. Voltou a subir significativamente na edição 2022-2023, com 45,3%. No recorte das classes A e B, o índice atual dos que não souberam ou não lembraram marca de empresa de segurança é de 39,2%.

Estreante da edição no setor de serviços, a categoria Marca de Carro

Sempre inovando e atenda a mudanças do comportamento do consumidor e nas estratégias das marcas, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind desta edição traz como novidade a categoria Marca de Carro dentro do setor Serviços.

A liderança foi dividida por Chevrolet (20,1%), Volkswagen (19,3%) e Fiat (18,7%). O resultado é configurado como empate técnico, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Anuário Datafolha Top of Mind – Serviços - Marca de Carro Geral

A Chevrolet começou em 1911 quando a General Motors (GM) convidou o piloto Louis Chevrolet para comandar um dos protótipos produzidos para as pistas. William C. Durant, fundador da GM, associou-se, então, ao piloto e engenheiro, e fundou a marca Chevrolet.

As primeiras fábricas da montadora tiveram sede em Nova York e Michigan, nos Estados Unidos. Em 1925, em São Paulo, foi criada a primeira unidade brasileira da montadora, e dois anos depois já estava instalada a segunda fábrica da Chevrolet no Brasil, em São Caetano do Sul (SP).

Quem não conhece o Fusca?

Já a história da Volkswagen teve início na década de 1930, na Alemanha, com o lançamento do conhecido Fusca.

Com presença em mais de 150 países, atualmente a companhia está em diversos continentes do mundo e, ao longo dos anos, a montadora se destacou com inúmeros veículos, como Golf, Gol, Jetta, Santana, Passat, Corrado, Caddy, Sharan, Fox e tantos outros.

Italiana em Minas e em Pernambuco

A Fiat, por sua vez, nasceu na Itália em 1899 e chegou ao Brasil em 1976. Três fábricas produzem atualmente os modelos da marca na América do Sul localizadas em Betim (MG), Goiana (PE) e Córdoba (Argentina).

A história da montadora no País começou em 1976, quando foi inaugurada a fábrica de Betim. Atualmente, possui unidades produtivas em cerca de 30 países.

Ser a marca mais lembrada no Ceará é motivo de muito orgulho para a Fiat ainda mais em uma premiação tão importante como o Top of Mind, afirma o vice-presidente sênior da Fiat para América do Sul, Herlander Zola.

Fiat prima pelo forte incremento em design, tecnologia, funcionalidade e conectividade
Fiat prima pelo forte incremento em design, tecnologia, funcionalidade e conectividade (Foto: Divulgação)

“Estar na mente das pessoas significa que a Fiat é uma marca que faz parte da vida dos cearenses. Quando pensam em carro, pensam em Fiat. A possibilidade de conhecer em detalhes o consumidor em cada região do País, saber as diferenças dos clientes mercado a mercado, nos permite planejar melhor nossa atuação regional”, explica o executivo.

A marca é ativo em iniciativas regionais que permitam estar em contato com os consumidores e ampliar o alcance e a visibilidade de em cada praça.

“Pesquisas regionais permitem traçar estratégias regionais mais precisas. Todas as nossas decisões são resultado de um processo de entendimento do cliente, a partir do qual desenhamos nossas estratégias frente às tendências tecnológicas, comportamentais e sociais. Valorizamos muito o diálogo constante com o público”, revela Zola.

Para se conectar ainda mais com um consumidor que mudou, a marca promoveu uma profunda evolução para um novo modelo de negócios, que ajusta mais o foco no cliente como razão de tudo o que a empresa faz.

Há três anos a Fiat desenvolveu seu reposicionamento, que envolveu diversas áreas ligadas a clientes, concessionários e parceiros, começando em 2020 efetivamente seu rebranding.

Esse movimento passou por três pilares fundamentais: novos produtos e tecnologias, experiência do consumidor e comunicação.

“Esta renovação já é visível nos nossos últimos lançamentos o Fiat Pulse, a Nova Strada, Toro, Argo, Cronos e nas concessionárias com novos padrões de excelência. E passa pelo forte incremento em design, tecnologias, funcionalidade e conectividade. Mas não vai parar aí e ainda poderá ser vista nos próximos lançamentos de veículos, motores, transmissões, serviços conectados e inovações que estão por vir e levarão a percepção da Fiat a um novo patamar, tornando a marca mais forte, desejada e reconhecida pelo apreço ao cliente”

Nas classes A e B, a Chevrolet alcança o percentual de 21,5%, ao passo que Volkswagen e Fiat atingem 19% e 15,9%, respectivamente. Outras marcas lembradas pelo público geral foram: Toyota (9,2%), Ford (7,9%), Hyundai (2,4%), Renault (2%), Jeep (1,6%), Honda e Peugeot (1,2%, cada), entre outras.

Anuário Datafolha Top of Mind – Serviços - Marca de Carro AB

O índice dos que não sabem ou não se lembram de marca de carro foi de 10,7%. Quando é observado apenas o público das classes A e B, o total dos que não souberam ou não lembraram foi 6%.

Como é realizada e quem participou da pesquisa

A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.

Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.

Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: "Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em..." e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.

 

O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio.

Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.

Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.

Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind

Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.

Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população. 

O que é o Anuário do Ceará

Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros. 

Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.

E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.

Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.

O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.

O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal sob a tutela do editor geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, apura, checa, revisa e edita as informações.

Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.

Serviço

Anuário do Ceará 2022-2023

Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO

Site: www.anuariodoceara.com.br 

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