Pesquisa revela as marcas de bebidas mais lembradas no Ceará

Quando o tema é Alimentos e Bebidas, a pesquisa de recall Anuário Datafolha Top of Mind mostra as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense nos segmentos Água mineral, Aguardente e Café. A série de reportagens segue até 22 de julho e apresenta as empresas que vêm à mente da população cearense em nove setores e 23 categorias

Itens essenciais no dia a dia da população, o setor de Alimentos e Bebidas é um dos destaques da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023. Três categorias foram analisadas: Água Mineral; Aguardente e Café.

A Indaiá é a vencedora da categoria Água Mineral pelo terceiro ano consecutivo, sendo a mais lembrada desde o início da série histórica, em 2020. De forma espontânea ela foi citada na pesquisa geral indicada por 56,2% dos entrevistados.

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Anuário Datafolha Top of Mind - Alimentos e Bebidas - Água Mineral Geral

Também aparecem na pesquisa de recall a Naturágua, com 14,5%; Ouro Azul, com 2,2%; Santa Sophia, com 1,6%, além de outras menos lembradas.

A parcela que não se lembrou de nenhuma marca de água mineral é a maior da série histórica com 6,9%, sendo que na pesquisa anterior o resultado era de apenas 2,1%.

A Indaiá, que integra a empresa Minalba Brasil, do Grupo Edson Queiroz, faz parte da história da água mineral natural envasada no Brasil. Nasceu em 1967, em Brasília (DF), como uma indústria com capacidade de produção similar às maiores unidades fabris do mundo.

Em pouco tempo tornou-se líder no mercado com 27 fontes distribuídas por 10 estados brasileiros e Distrito Federal, conquistando, em seguida, o abastecimento em todas as regiões do Brasil.

A marca Indaiá possui 27 fontes distribuídas por 10 estados brasileiros e Distrito Federal
Foto: Divulgação
A marca Indaiá possui 27 fontes distribuídas por 10 estados brasileiros e Distrito Federal

Atualmente, conta com três grandes fábricas, sendo uma em Dias d’ Ávila (BA); outra em Santa Rita (PB), além do parque fabril de Horizonte (Ceará), que iniciou sua operação em 2015 e é capaz de produzir 50 milhões de litros por mês.

Em 2019, passou por um reposicionamento de marca e quando ganhou um novo logotipo e rótulo em suas embalagens, o que reforçou sua essência e presença no mercado.

A boa margem de reconhecimento seguiu no recorte A e B da pesquisa, que confirmou 56,7%, um pouco superior ao da pesquisa geral.

Outras marcas de água mineral também são citadas, porém com índices mais baixos, como Naturágua, com 18,3%; Ouro Azul, com 4,1%; e Pérola com 1,4%; além de outras menos lembradas.

Anuário Datafolha Top of Mind - Alimentos e Bebidas - Água Mineral AB

Pela 15ª vez Ypióca vence a categoria Aguardente

Com citação dos 56,6% dos respondentes da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023, a Ypióca foi a vencedora da categoria Aguardente pela 15ª vez, incluindo a edição de 2002, quando era denominada “Marcas do Ceará”.

No levantamento anterior, a marca havia atingido 63,6% de recall. Contudo, houve uma queda importante no desempenho de sete pontos percentuais. No recorte das classes A e B da edição 2022-2023, a marca também alcançou 64,9%, mantendo-se na liderança.

Anuário Datafolha Top of Mind - Alimentos e Bebidas - Aguardente Geral

“Esse reconhecimento por parte da sociedade é extremamente importante para nós, nos traz mais certeza do valor de toda a história da Ypióca para o povo cearense. Somos uma marca que investe em inovações, mas sem perder sua ligação com a cultura local. O Top of Mind do Grupo O POVO reforça que estamos nos caminho certo quando valorizamos a alta qualidade do nosso portfólio e tradição em como fazer cachaça”, celebra Barbara Carvalho, gerente de Marketing de Cachaça da Diageo.

A Ypióca foi a vencedora da categoria Aguardente pela 15ª na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023
Foto: Divulgação
A Ypióca foi a vencedora da categoria Aguardente pela 15ª na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023

Ela reforça que a empresa tem sido cuidadosa em manter as tradições que fazem da marca um símbolo do Ceará, como utilizar o artesanato em palha de carnaúba que está presente no revestimento de garrafas, porém, avalia constantemente mudanças que possam agregar mais qualidade ao seu portfólio.

Novos sabores

“Por isso, investimos em novidades, entre as quais Ypióca Lima-Limão para compor a linha de bebidas saborizadas junto a Ypióca Guaraná e a Ypióca Mestre, o mais recente lançamento, uma cachaça prata que já nasce raiz, para consumidores mais exigentes que buscam sabor, qualidade e tradição”, detalha a gerente.

A Ypióca foi fundada no Ceará, em 1846, e há 10 anos é de propriedade da multinacional britânica Diageo. Em 2022, completa 176 anos de história, sendo a marca de cachaça mais antiga do Brasil. Atualmente, conta com rótulos clássicos e premium.

A marca diz que está conectada ao compromisso da Diageo de impactar positivamente as comunidades onde desenvolve seus negócios, promovendo desenvolvimento socioeconômico e contribuindo para fomentar uma relação responsável da sociedade com as bebidas alcoólicas.

Ele acontece por meio de programas desenvolvidos pelo Instituto Diageo, como o Tecendo o Futuro, que promove ressocialização e ocupação laboral para internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, no Ceará, capacitando-as no artesanato com palha de carnaúba e remunerando-as pela produção de embalagens de palha para garrafas de Ypióca.

Anuário Datafolha Top of Mind - Alimentos e Bebidas - Aguardente AB

Outras marcas

Entre as outras marcas que também foram lembradas na pesquisa temos: Colonial, com 3,4%; Pitú, com 2,6%; 51, com 2,4%, entre outras com índices mais baixos.

A parcela que não soube informar o nome de nenhuma marca de aguardente aumentou em relação ao levantamento anterior, que era de 18,8%. Atingindo o índice de 26,2% no período atual. 

No recorte AB, a Colonial foi mencionada por 3,3% dos respondentes. Já Pitú e 5i tiveram percentuais de participação de 2,7% e 2%, respectivamente.

Quem resiste ao cheiro e sabor do café?

Um dos produtos mais conhecidos e democráticos do mundo, o café é uma das categorias da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023. Com importância significativa tanto para cultura e história brasileiras, ele proporciona ao País a chancela de estar entre os maiores produtores em quantidade do mundo.

Além do destaque na economia, também se faz presente no comportamento da população, pois ao longo dos anos foi ganhando novas versões até que vão das especiais, passando pelas gourmet e chegando ao tipo descafeinado, além da tradicional.

Com isso também se popularizou, nas últimas décadas, a profissão de barista, pessoa especializada em fazer receitas com composições que tenham a iguaria de alta qualidade.

Neste contexto, na pesquisa, a Santa Clara é a marca mais lembrada na categoria geral com 44,9% das citações espontâneas dos entrevistados. Das 14 edições da categoria, é ganhadora por 13 vezes, sendo as últimas 11 consecutivas.

No recorte das classes A e B a marca também está na liderança com 42,1%.

A Santa Clara é a marca mais lembrada na categoria geral da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 44,9% das citações espontâneas dos entrevistados
Foto: FERNANDA BARROS
A Santa Clara é a marca mais lembrada na categoria geral da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 44,9% das citações espontâneas dos entrevistados

As outras marcas citadas na categoria Café geral foram Pilão (21,2%), União (11,2%), Maratá (4,4%), Três Corações (4%), Nescafé (3,2%), entre outras com índices menores. Aqueles que não souberam responder ou não lembraram nenhuma marca de café correspondem a 2,9% dos entrevistados.

Anuário Datafolha Top of Mind - Alimentos e Bebidas - Café Geral

Relação afetiva

Roberta Prado, head de marketing do Grupo 3corações, diz que o grupo tem o Ceará marcado em sua história, pois foi onde inaugurou sua primeira Fábrica em 1990.

Desde lá, esta relação de amor com o Estado e o povo cearense, para com o café Santa Clara, só cresceu e se fortaleceu, garantindo a presença nos lares e a lembrança de todos.

“Este reconhecimento do público é resultado de uma construção de longo prazo e mostra que estamos indo no caminho certo na missão de sempre proporcionar o melhor aos nossos consumidores. O cuidado e a excelência em cada etapa do nosso processo de produção definem o resultado do Café Santa Clara e a preferência dos cearenses”, avalia Roberta.

Posicionamento no mercado

A marca tem reforçado a presença nos canais digitais e em eventos de grande relevância regional. Além disso, expandiram a rede de cafeterias e seguem investindo em cafés especiais.

Além disso, a Santa Clara busca inovar e lançou capsulas e cafés especiais que movimentaram o varejo. Trouxe a nova linha Santa Clara Reserva da Família, que conta com cafés especiais 100% arábica, com certificações de origem, das principais regiões produtoras de café do País.

Anuário Datafolha Top of Mind - Alimentos e Bebidas - Café AB

Como é realizada e quem participou da pesquisa

A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.

Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.

Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: "Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em..." e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.

 

O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio.

Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.

Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.

Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind

Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Educação; Alimentos e Bebidas; Saúde; Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.

Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população. 

O que é o Anuário do Ceará

Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros. 

Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.

E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.

Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.

O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.

O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal apura, checa, revisa e edita as informações. Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.

Serviço

Anuário do Ceará 2022-2023

Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO

Site: www.anuariodoceara.com.br 

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