Anuário Datafolha Top of Mind revela marcas mais lembradas no Ceará

Uma série de reportagens, que inicia hoje, 6 de julho, e segue até 22 de julho, vai apresentar as empresas que vêm à mente da população cearense em nove setores e 23 categorias. O resultado está no Anuário do Ceará 2022-2023, material em circulação mais antigo no Estado e que é referência do Grupo de Comunicação O POVO

A partir de hoje, 6 de julho, O POVO traz uma série de reportagens, que segue até 22 de julho, sobre o resultado da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, que revela as marcas nacionais e locais mais lembradas pelos consumidores no Estado.

O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2022-2023 e conta com nove setores – Top do Top; Educação; Saúde; Varejo; Comunicação; Serviços; Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na segunda edição. Ainda são 23 categorias e na estreia o segmento Marca de Carro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para a editora-executiva do Anuário do Ceará, Joelma Leal, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind aponta e revela a força das marcas. “Trata-se de um instrumento precioso para identificar e saber onde e como é possível melhorar determinadas comunicações, manter ou mudar a rota para estar vivo na lembrança dos consumidores”, afirma.

Entre as oportunidades para as marcas e agências das empresas, Joelma cita que nas categorias "Representa o Ceará" e "Área Social ou Ambiental", por exemplo, boa parte não soube citar o nome de nenhuma marca. Isso revela um nicho de mercado a ser explorado.

 

 

Oportunidades e curiosidades

“Há categorias em que o índice de “não sabe ou não lembra” chama a atenção pelo volume, daí uma oportunidade de trabalhar a fim de atrair ou resgatar essa lembrança”, alerta e editora-executiva.

Outra curiosidade da publicação é que alguns resultados mostram marcas que sequer existem mais, porém permanecem fortes na mente das pessoas.

Também é novidade nesta edição a categoria Jornal, que mostra O POVO como líder, novamente, desta vez com 45,1% das menções.

Como é realizada e quem participou da pesquisa

A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.

Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.

Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: "Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em..." e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.

“O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio”, revela Joelma.

O editor-geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, revela que esta edição impressa é uma obra de arte, tem uma aura. “Isso explica por que o livro é tão desejado. Ao mesmo tempo em que tem esse caráter artístico é uma publicação muito funcional e de fácil navegação”, detalha.

Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.

Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.

Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind

Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Educação; Alimentos e Bebidas; Saúde; Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.

Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população. 

O que é o Anuário do Ceará

Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros. 

Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.

E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.

Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.

O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.

O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal apura, checa, revisa e edita as informações. Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.

Serviço

Anuário do Ceará 2022-2023

Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO

Site: www.anuariodoceara.com.br 

Veja os resultados do Anuário Datafolha Top of Mind

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

o povo anuario do ceara empresas pesquisa datafolha top of mind marcas institucional

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar