Categoria Jornal tem líder absoluto com 13 vitórias no Ceará

O POVO já conquistou 13 vezes o título de marca mais lembrada na mente dos cearenses quando o assunto é Jornal. Considerando as classes A e B, o desempenho é ainda maior, 50,4% das citações na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023

Mais do que nunca, na história do País, a Comunicação se faz necessária num importante momento em que o papel da imprensa e da democracia é questionado. Não somente por isso, mas por sua importância, que o setor é um dos pesquisados pelo Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023

É pela informação responsável, comprometida com a verdade e imparcial que os veículos de comunicação se pautam para informar a sociedade das questões que permeiam o dia a dia e garantam a soberania popular.

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Neste cenário, O POVO figurou como primeiro lugar no setor Comunicação e categoria Jornal nesta edição 2022-2023 da pesquisa, com 45,1% no levantamento com a população geral. São 13 vitórias no Top of Mind, que mostra a força das marcas mais lembradas na mente do consumidor cearense.

O resultado se manteve estável ante 2020, quando obteve 45% das indicações da população cearense. Na edição passada, a categoria não entrou na pesquisa.

Anuário Datafolha Top of Mind - Comunicação - Jornal Geral

A marca, fundada há 94 anos, fomenta pilares de liberdade de imprensa e informar com qualidade a população do Ceará, e do Brasil, os fatos mais importante e relevantes do momento.

Além da notícia, traz opinião e análise da situação para gerar, no leitor, o poder de formar a sua própria avaliação sobre os fatos.

O POVO já conquistou 13 vezes o título de mais lembrada na mente dos cearenses quando o assunto é jornal. Considerando as classes A e B, o desempenho é ainda maior, 50,4% das citações
O POVO já conquistou 13 vezes o título de mais lembrada na mente dos cearenses quando o assunto é jornal. Considerando as classes A e B, o desempenho é ainda maior, 50,4% das citações (Foto: FCO FONTENELE)


E, no Anuário Datafolha Top of Mind, o jornal O POVO obteve quase três vezes mais indicações do que o segundo colocado, o Diário do Nordeste, com 16% das citações, oscilando negativamente em comparação a 2020, quando foi lembrado por 20% dos entrevistados.

A marca Diário aparece na sequência com 7,3%, porém, mesmo que seja considerada a soma dos percentuais de Diário do Nordeste e Diário, a liderança do O POVO permanece inalterada.

Para Alexandre Medina Néri, diretor de Negócios e Marketing do O POVO, o resultado está no trabalho de qualidade que O POVO faz, por meio de suas múltiplas plataformas, valorizando o Jornalismo profissional e investindo nas novas tecnologias, sempre priorizando a informação e respeitando os princípios éticos que balizam a atividade.

FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 13-07-2022: Redação Jornal O Povo. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo)
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 13-07-2022: Redação Jornal O Povo. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (Foto: FERNANDA BARROS)

“Não é à toa que O POVO, ao longo de sua história, está na mente dos cearenses. Trabalhamos com a verdade, manifestada na dedicação ao jornalismo e no investimento da marca nas diversas plataformas do Grupo. Estar na liderança da pesquisa é uma forma de reconhecimento da sociedade e de prova da potencialização da imagem do O POVO”, ressalta.

Para ele, mostrar os diferenciais do Grupo e atrelar sua imagem a um valor agregado têm gerado consequências como diferencial de qualidade e de lembrança na mente do público. “Além disso, somos o único jornal impresso de grande circulação no Ceará”, destaca Néri.

Novas tecnologias

O POVO tem investido no aperfeiçoamento do bom Jornalismo que desenvolve. Isso envolve, também, as tecnologias que fazem a mediação da informação.

Néri explica que ao oferecer material de excelente qualidade e útil ao público, o Grupo O POVO proporciona experiências mais engajadoras e de integração com as plataformas. O investimento na marca passa a facilitar a vida do público, diminuindo etapas e barreiras e facilitando o acesso à informação.

“No cenário atual, estabelecer e reforçar valores de uma empresa resulta em uma marca forte e presente. Hoje, há muitas opções de consumo e pouco tempo. Por isso, O POVO trabalha com a diferenciação a fim de conduzir a uma percepção marcante dos seus produtos e ao interesse do seu público. Isso se manifesta em um trabalho contínuo realizado tanto nas mídias tradicionais quanto nas novas mídias”, declara o diretor de Negócios e Marketing da empresa.

É uma preocupação constante do O POVO expressar sua identidade, apresentar seus valores e atitudes e, sobretudo, assumir sua missão. Pois o trabalho feito ao longo dos últimos anos nas mídias tradicionais, jornal, rádios, TV, portal e mídia exterior, e nas novas mídias, como as redes sociais, colocou o O POVO na posição de liderança em recall no Ceará.

“Isso ressalta a importância da complementaridade na comunicação para a formação da imagem da marca”, complementa Néri.

Mudanças no comportamento

A partir da pandemia, Néri informa que a empresa tem acompanhado as mudanças da sociedade e O POVO continuou investindo no posicionamento de sua marca, por meio da defesa da ciência e do combate à desinformação.

O trabalho feito ao longo dos últimos anos nas mídias tradicionais, jornal, rádios, TV, portal e mídia exterior, e nas novas mídias, como as redes sociais, colocou o O POVO na posição de liderança em recall no Ceará
O trabalho feito ao longo dos últimos anos nas mídias tradicionais, jornal, rádios, TV, portal e mídia exterior, e nas novas mídias, como as redes sociais, colocou o O POVO na posição de liderança em recall no Ceará (Foto: FERNANDA BARROS)

“Sabemos que o público está muito atento e exigente ao posicionamento das empresas e isso nos desafia a colocar nossos princípios em evidência e nos comunicarmos adequadamente. Reforçar o bom relacionamento é um dos pontos principais desse processo que temos executado – e isso significa entregar o que prometemos, facilitar os fluxos, oferecer soluções e ser relevante para o nosso público. O POVO é vanguarda”, sinaliza.

Independentemente da plataforma, O POVO quer ser tido como referência seja no Instagram, no YouTube, no Facebook, no LinkedIn e, até, no TikTok. “Somos líderes nas novas plataformas e usamos todas elas para trabalhar, junto com as nossas plataformas tradicionais, o conceito da marca O POVO”, finaliza o diretor.

Outras citações

Como a pesquisa é espontânea, o Instituto Datafolha registra as respostas, mesmo que não correspondam a uma marca da categoria. Isso explica o quarto lugar do Jornal Nacional, um telejornal, com 5,5% das menções. Na sequência, aparecem CE TV (2,6%); Record (2,2%); e Jangadeiro (1,8%), entre outras menos citadas.

Classe A e B

Considerando as classes A e B, O POVO teve desempenho ainda maior, registrando 50,4% das lembranças. A marca Diário do Nordeste vem em seguida, com 19,4% e a Diário foi citada por 8,8% dos entrevistados desse recorte.

Globo apareceu em quarto, com 2,8%, e Jornal Nacional em quinto com 2,6%. A fração que não soube dizer o nome de nenhum jornal subiu para 7%, em 2020, último ano do levantamento, o percentual foi de 2,5%.

Anuário Datafolha Top of Mind - Comunicação - Jornal AB

 

 

Em 1928, quando tudo começou...

Com base em Fortaleza, no Ceará, o Grupo de Comunicação O POVO é uma empresa jornalística formada por emissoras de rádio, O POVO CBN, CBN Cariri e NovaBrasil, jornal, portal online e perfis nas redes sociais. Foi fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo jornalista Demócrito Rocha, também poeta e odontólogo.

O nome O POVO foi escolhido por meio de uma enquete com o público, realizada no jornal O Ceará, no qual Demócrito Rocha trabalhava. O periódico tinha inicialmente 16 páginas, nas quais havia artigos de intelectuais cearenses, como Rachel de Queiroz, que assinava "Rita de Queluz", Antônio Drumond, Filgueiras Lima, Jáder Moreira de Carvalho, Suzana de Alencar Guimarães e Beni Carvalho.

Um ano depois de sua fundação, Paulo Sarasate, estudante de Direito, se junta ao jornal. Começa como redator-secretário e era considerado o braço-direito de Demócrito Rocha. Casou-se em 1936, com a filha de Demócrito Rocha, Albanisa Sarasate.

Ela presidiu o jornal entre 1974 e 1985. Depois da morte de Demócrito Rocha, Paulo Sarasate tornou-se presidente do jornal, de 1948 a 1968.

Os demais presidentes do O POVO foram Creuza Rocha, de 1968 a 1974, e Demócrito Dummar, de 1985 a 2008. Luciana Dummar é a atual presidente do Grupo de Comunicação O POVO.

Jornal mais antigo do Estado atua no combate a fake news

No Ceará, O POVO é o veículo impresso mais antigo em circulação e abriga a Fundação Demócrito Rocha (FDR), com o Canal FDR e a Universidade Aberta do Nordeste (Uane). Integra o Projeto Credibilidade de rede de organizações noticiosas que usam indicadores para garantir transparência e credibilidade ao leitor.

É um dos 28 veículos do País que fazem parte do Projeto Comprova. Está desde a criação do projeto, em 2018, fazendo a checagem de conteúdos, no combate a fake news.

Filiado ao Instituto Verificador de Circulação (IVC), O POVO foi um dos fundadores da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e é a marca mais lembrada pelos cearenses em seu segmento, conforme pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind.

O portal O POVO inclui notícias sobre o mundo com o jeito do Ceará. Além de tudo o que de mais importante acontece em Fortaleza e no Interior, há notícias sobre política, economia, esportes, cultura, entretenimento, educação, tecnologia, saúde no Ceará, no Brasil e em qualquer lugar do planeta.

Streaming: mais conexão com a sociedade

O POVO também disponibiliza o streaming de jornalismo e cultura, O POVO+, com reportagens especiais, documentários, colunistas exclusivos, cursos, livros, podcasts e todo o conteúdo do maior, mais lido e mais importante jornal da história do Ceará.

Ele serve para formar a opinião do público e contar boas histórias, coloca à disposição um conteúdo para informar, interpretar e aprofundar, e para se divertir e se emocionar. O POVO é o único grupo de comunicação do Ceará presente em todas as plataformas, mas com a essência única.

O trabalho que está em curso já contou com o reconhecimento internacional quando, em outubro de 2020, conquistou o primeiro lugar na 6ª edição do Prêmio Latam Wan-Ifra Digital Media Awards, na categoria “Best Paid Content Strategy”.

O Latam Wan-Ifra é uma Associação Mundial de Editores de Notícias que reconhece empresas de comunicação que adotam estratégias inovadoras em mídias digitais para distribuir conteúdo de informação.

O acesso à plataforma multistreaming OP+ se dá por meio de um sistema de assinatura no qual o assinante poderá navegar por todos os canais de conteúdo da plataforma.

Com um único clique, é possível ler as reportagens especiais inéditas e interagir com os conteúdos publicados, assistir a vídeos, ouvir podcasts, se divertir com webstories, ler livros e fazer os cursos disponíveis na plataforma.

Constantemente premiado há décadas

A lista que inclui todas as premiações que O POVO já recebeu é extensa. E todos esses prêmios atestam a qualidade do jornalismo desenvolvido pelo jornal, que se reinventa ao longo dos anos, mas não deixa de cumprir com responsabilidade e competência o trabalho de excelência que faz cotidianamente em todas as plataformas.

Desde 1954, data do registro do primeiro prêmio consagrado ao O POVO, são inúmeras as homenagens, inclusive no âmbito internacional. O Prêmio Esso, que mudou para Prêmio ExxonMobil de Jornalismo nas últimas edições, é uma amostra, pois nenhum veículo cearense foi tão premiado nessa seleção quanto O POVO, com 14 conquistas.

Pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind é referência para marcas cearenses

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind é uma referência que se consolidou ao longo do tempo no mercado cearense. Realizada desde 2002, ela nasceu com o nome de Marcas do Ceará.

Diversos segmentos da sociedade sempre fizeram parte das categorias participantes. Ano a ano, algumas são adicionadas ou excluídas a partir da dinâmica do mercado e do comportamento do consumidor.

“É ele quem dita essa representação. Assim como o nome mudou desde a sua estreia, também as categorias são avaliadas a cada edição”, informa o Alexandre Medina Néri, diretor de Negócios e Marketing do O POVO.

A pesquisa é sempre realizada de forma presencial, em pontos de fluxo. Em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, a metodologia aplicada foi a pesquisa por telefone, como forma de segurança sanitária a todos os envolvidos.

Em 2022, voltou a ser presencial, com os dados ponderados por sexo e idade, conforme distribuição da população adulta da cidade de Fortaleza.

Segundo Néri, a ideia é investigar, entre a população adulta, quais são as marcas mais lembradas de produtos e serviços. “A pesquisa é, então, um termômetro da sua presença no mercado e da confiança do consumidor”, afirma.

Atualmente, o Anuário Datafolha Top of Mind é um levantamento reconhecido pelo mercado como um sinalizador das ações a fim de mensurar a autoridade e o vigor das marcas que atuam no Ceará.
O mercado entende a pesquisa como o mais importante parâmetro local para medir a força das marcas no Estado.

“Não é à toa que as empresas e as agências de publicidade redefinem rotas e mudam de posicionamentos e condutas a partir dos fatores determinantes da pesquisa”, destaca o diretor.
Ela contribui para balizar estratégias a serem executadas para bem vender produtos e serviços. Afinal, ser o primeiro lembrado na mente do consumidor é o que toda marca quer.

Na prática

A pesquisa é uma amostra da sequência de ações tomadas pelas empresas. Quando a marca deixa um valor e um propósito para o consumidor, de forma significativa, elas serão lembradas por ele, seja durante a pesquisa, seja sobretudo no momento da decisão de compra.

“Ao estar em boa posição no ranking, ela deve celebrar, mas aprimorar cada vez mais seus processos para seguir na mente do consumidor.

Quando não está bem-posicionada é o momento de analisar, com maturidade e equilíbrio, os fatores que levaram a essa situação. É preciso enfatizar os pontos fortes, aperfeiçoar as fragilidades e construir estratégias para se aproximar do consumidor”, orienta Néri.

De acordo com Néri, é preciso ressaltar a relevância do investimento contínuo na construção da marca. Em muitos casos, as empresas se esquecem de formar o conceito da sua marca e não trabalham esses valores nas mídias convencionais. Isso ainda é muito forte no mercado e as empresas devem estar atentas à comunicação que promovem em todos os meios - da mídia externa, passando pelo impresso e pela rádio, até as redes sociais.

“Para O POVO é uma responsabilidade tamanha divulgar esses dados e respaldar as ações do mercado. A partir da credibilidade que o Grupo tem, ao longo dos seus 94 anos de história, conquistou a confiança do leitor e o reconhecimento da sociedade tanto na dedicação ao jornalismo de excelência quanto na contribuição às estratégias de mercado. Tudo é informação bem trabalhada, apurada e verificada”, conclui.

Como é realizada e quem participou da pesquisa

A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.

Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.

Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: "Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em..." e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.

 

O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio.

Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.

Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.

Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind

Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.

Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população. 

O que é o Anuário do Ceará

Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros. 

Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.

E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.

Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.

O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.

O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal sob a tutela do editor geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, apura, checa, revisa e edita as informações.

Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.

Serviço

Anuário do Ceará 2022-2023

Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO

Site: www.anuariodoceara.com.br 

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