As marcas mais lembradas do segmento de varejo na retomada da economia

Setor varejo engloba mais categorias e Anuário Datafolha Top of Mind revela o segundo bloco de empresas que estão na mente dos consumidores cearenses nas categorias de Loja de Eletroeletrônico, Perfume e Cosmético, Shopping Center e Loja de Informática

O varejo é um indicador importante para a economia, pois serve de termômetro para sabermos como está a situação financeira do País, além de integrar a cadeia produtiva com o consumidor.

Após mais de dois anos desde o início da pandemia, as vendas ainda não alcançaram os bons índices de 2019, mas o setor segue otimista, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Assis Cavalcante.

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Com o setor voltando a caminhar no Estado, a categoria de Loja de Eletroeletrônico, da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023, apontou empate técnico, entre as marcas nacionais Magazine Luiza (21,5%) e Casas Bahia (19,9%), como as mais lembradas pelos cearenses.

Isso porque o levantamento considera a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos na pesquisa com a população geral.

Sobre o desempenho do varejo, neste ano, nas duas primeiras grandes datas do primeiro semestre, Dia das Mães e Dia dos Namorados, os segmentos que mais cresceram foram de calçados, roupas e bijuterias, segundo pesquisa feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL).

"Notamos que o pessoal investiu mais no Dia dos Namorados chegando na média de R$ 213. Como são dois presentes, subiu para R$ 420. Foi um resultado muito bom e estamos realmente preparados para as demais datas", diz Cavalcante.

Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo -

Lojas de Eletroeletrônico Geral

Neste contexto de retomada, ambas as marcas mais lembradas pelos cearenses na categoria de Eletroeletrônico tiveram recuo em relação a edição passada 2021-2022, mas o índice do Magazine Luiza foi maior pois havia registrado 31,4% na anterior e Casas Bahia 20,4%.

Magazine Luiza alcançou 21,5% na Pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023
Magazine Luiza alcançou 21,5% na Pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023 (Foto: Thais Mesquita)

O reconhecimento do público cearense com o Magazine Luiza, ou Magalu, deve-se, principalmente, aos esforços da empresa em otimizar seu sistema de vendas online, segundo o diretor de Marketing da empresa, Bernardo Leão.

Digitalização do comércio brasileiro

“O Magalu tem uma missão muito importante que é a de digitalizar o varejo brasileiro. Todas as áreas da empresa trabalham em conjunto para esse propósito, o de levar a muitos o que é privilégio de poucos. É por isso que o Magalu vem construindo um ecossistema que possa oferecer todo tipo de serviço e facilidade a esse pequeno e médio varejista para que ele passe a vender on-line, por meio do marketplace da companhia, e cresça para além do mercado local”, declara o porta-voz.

Nos últimos anos, o Magalu tem investido fortemente em logística, na ampliação da sua malha de distribuição e entregas de produtos, o famoso Piscou, Chegou. A companhia também fez diversas aquisições de novas empresas para a composição do seu ecossistema, várias delas para fortalecer a área de conteúdo e publicidade digital, por exemplo, e outras categorias não tradicionais como supermercados, food delivery e games.

Após essas aquisições e investimentos, estão desenvolvendo novas fontes de receita, sendo 45% das vendas online do Magalu já de novas categorias, como moda e esporte, casa e decoração, beleza e cuidados pessoais.

Outro avanço foi no braço financeiro, a Fintech Magalu, que dobrou de tamanho em 2021, chegando a mais de R$ 65 bilhões em volume total de pagamentos (TPV).

“A companhia fez diversas aquisições de novas empresas para a composição do seu ecossistema, várias delas para fortalecer a área de conteúdo e publicidade digital, por exemplo, e outras categorias não tradicionais como supermercados, food delivery e games”, ressalta Leão.

Regionalização

As lojas da Casas Bahia também funcionam como mini hub logístico, que possibilita a retirada de produtos adquiridos online e a entrega desses produtos nas residências em poucas horas
As lojas da Casas Bahia também funcionam como mini hub logístico, que possibilita a retirada de produtos adquiridos online e a entrega desses produtos nas residências em poucas horas (Foto: Thais Mesquita)

Em cerca de 20 estados brasileiros e Distrito Federal, a Casas Bahia tem mais de 900 lojas espalhadas pelo Brasil e mais de 60 anos de fundação. A empresa tem investido para atender o cliente aonde, como e quando ele quiser, diz Flavia Laginha, gerente de Marketing da Via, detentora da marca de varejo.

“Estamos honrados e muito felizes com este reconhecimento em todo o estado cearense. O destaque na pesquisa reforça nosso comprometimento de oferecer sempre a melhor jornada e experiência do cliente”, disse.

Com grande potencial de crescimento, a marca tem expandido a operação no Nordeste. “Hoje, o cliente encontra muito mais que uma loja física. Nossas unidades são ambientes de experimentação dos produtos e, além disso, contam com facilidades como agência de serviços financeiros, o banQi, onde é possível fazer saques e depósitos”, revela.

Flavia informa que a empresa possui um time com foco e olhar regional. Que vai além de pensar e desenhar campanhas que conversem com a região.

“Ele busca também oportunidades de mídias e ativações locais, como por exemplo a contratação de influenciadores locais, merchans, sempre prezando pela participação de um dos nossos gerentes, interagindo com o comunicador. Porque a gente acredita que isso traz mais proximidade para o nosso cliente”, declara.

Mais que loja física

As lojas também funcionam como mini hub logístico, que possibilita a retirada de produtos adquiridos online e a entrega desses produtos nas residências em poucas horas.

Estamos sempre atentos às tendências, ao perfil e ao comportamento do nosso cliente. Nossas ações são sempre pensadas para oferecer ao consumidor a melhor jornada e experiência com a rede.

Novas apostas

Neste ano, Flavia cita a criação do VIP Casas Bahia, primeiro programa de fidelidade omnichannel da marca, que premia o cliente por sua recorrência lojas, seja física, site ou aplicativo.

“Também investimos no Me Chama no Zap, onde o cliente pode tirar dúvidas e até concluir a compra de um produto, sem precisar ir à loja. Com isso, o cliente tem uma experiência de atendimento e consultoria online, com todo o suporte necessário para efetuar a sua compra com tranquilidade”, conclui a gerente.

Outras lojas lembradas na pesquisa foram Zenir, com 9,3%, Rabelo, com 4,3%, ibyte, com 3,7%, Americanas, com 3%, entre outras com índices menores de lembrança.

A taxa dos que não souberam informar o nome de nenhuma loja de eletroeletrônicos subiu consideravelmente de 5% para 16%.

Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo -

Lojas de Eletroeletrônico AB

No recorte das classes A e B, o resultado também configura empate técnico. O Magazine Luiza aparece com 23,4% das menções e a Casas Bahia com 21,4%.

A margem de erro neste recorte é de oito pontos percentuais para mais ou para menos. 

Liderança absoluta na categoria shopping center

Com constantes investimentos, aprimoramento, ações, eventos e novas lojas e serviços, o Iguatemi, que passou a se chamar Iguatemi Bosque, manteve-se líder absoluto e vence pela 15ª na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, incluindo a edição 2002, quando o levantamento era chamado “Marcas do Ceará”.

Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo - Shopping Center Geral

Citado de forma espontânea por 44,6% dos cearenses nesta edição, o Iguatemi teve queda em relação ao levantamento anterior, 2021-2022, quando atingiu 57,6% das menções.

Neste ano, investiram cerca de R$ 33 milhões em ações para aprimorar a arquitetura e infraestrutura do shopping para proporcionar experiências aos clientes.

“Sentimos uma imensa gratidão com o reconhecimento. Nosso slogan já deixa claro que o Iguatemi Bosque é o shopping da vida dos cearenses. Essa história foi construída com muito empenho de todos: empreendedores, dirigentes, lojistas, colaboradores e, principalmente, com os milhares de clientes que nos visitam diariamente”, celebra Wellington Oliveira, superintendente do Shopping Iguatemi Bosque.

O Iguatemi foi citado de espontânea por 44,6% dos cearenses nesta edição, teve queda em relação ao levantamento anterior, 2021-2022, quando atingiu 57,6% das menções
O Iguatemi foi citado de espontânea por 44,6% dos cearenses nesta edição, teve queda em relação ao levantamento anterior, 2021-2022, quando atingiu 57,6% das menções (Foto: FCO FONTENELE)


Estratégias

Ainda em 2022, mais de 45 novas operações devem ser inauguradas. A estratégia é investir em novidades e exclusividade.

No primeiro semestre, realizou eventos como o Museu das Ilusões, ainda em cartaz; a exposição de Orcs, com intervenções gigantes de criaturas dos filmes de aventura e a mostra “O Que Não Nos Disseram”, exaltando o protagonismo de mulheres vítimas de violência.

A segunda edição da exposição Render-CE, da Loja do Bem, que destaca o protagonismo do trabalho de artesãos cearenses, realizada em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). No início de julho, realizou o I’Music com cerca de 40 mil pessoas.

“Nossas estratégias são trazer novas ações, experiências e promoções para manter o público cada vez mais interessado em visitar o shopping. Hoje, o grande desafio é justamente nos mantermos inovadores perante o desenvolvimento do varejo nos últimos anos, já que Fortaleza é considerada um grande polo comercial”, detalha Oliveira.

Outros shoppings citados na pesquisa foram Parangaba Shopping, em clara menção a Shopping Parangaba, com 11,3%; North Shopping, com 10,7%; RioMar, com 10,6%; North Shopping Jóquei, com 4,7%; Benfica, com 3,2%; Via Sul, com 2,4%; RioMar Kennedy, com 2,2%; entre outros menos citados. 

"Ter o Shopping Parangaba entre as grandes marcas é motivo de comemoração e de alegria e nos motiva a trazer, cada vez mais, melhores experiências para nossos clientes e lojistas. Ele tem proporcionado às pessoas além de compras, entretenimento, lazer e facilidades para o dia a dia. Ao longo do ano fizemos ações inovadoras e campanhas inéditas, com foco, sempre, nas pessoas e em suas famílias", informa o gerente de marketing do shopping, Felipe Bahiana.

Além de compras, o Parangaba proporciona entretenimento, lazer e facilidades para o dia a dia
Além de compras, o Parangaba proporciona entretenimento, lazer e facilidades para o dia a dia (Foto: Yago Albuquerque / Especial para O Povo)

Parceria com o entorno

Lia Carvalho, gerente de Marketing do North Shopping Fortaleza, também está feliz com esse reconhecimento, afinal são 30 anos de relacionamento.

O empreendimento chegou para suprir uma demanda de mercado no desenvolvimento da região.

“Somos apaixonados por ouvir histórias, compartilhar experiências e transformar a vida das pessoas. Procuramos estar sempre atentos às demandas dos clientes para tomada de decisão de ações, lojas e comunicação. Temos uma preocupação com o futuro, trabalhamos com dois projetos ligados à sustentabilidade e inclusão que acreditamos nos diferenciar dos demais equipamentos”, declara Carvalho.

O North Shopping Fortaleza está expandindo o mix com a chegada do Coco Bambu, Kopenhagen, Clubinho PET, Santa Lolla e Natura
O North Shopping Fortaleza está expandindo o mix com a chegada do Coco Bambu, Kopenhagen, Clubinho PET, Santa Lolla e Natura (Foto: Divulgação)



O shopping possui uma ligação com o entorno e já participou da revitalização da Praça Jonas Gomes de Freitas e apoiou projetos de entidades filantrópicas e de assistência, como o movimento da Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (Remes), por meio do Sustentabilidade Transforma, e realizou parcerias com o Instituto dos Cegos e o Lar de Idosos Olavo Bilac.

O North Shopping Fortaleza está expandindo o mix com a chegada do Coco Bambu, Kopenhagen, Clubinho PET, Santa Lolla, Natura e investindo em projetos digitais como novo APP e a Ana, a assistente virtual, que utiliza técnicas de machine learningÉ uma categoria de inteligência artificial, em que os computadores desenvolvem o reconhecimento de padrões ou a capacidade de aprender continuamente ou fazer previsões com base em dados, e então, fazer ajustes sem serem especificamente programados para isso. .

Com menos tempo de fundação dos concorrentes, o shopping RioMar comemora estar entre os mais lembrados
Com menos tempo de fundação dos concorrentes, o shopping RioMar comemora estar entre os mais lembrados (Foto: Bruno Gomes/Especial Para O Povo)

O RioMar Fortaleza também esteve entre os mais citados entre os entrevistados. “Ficamos muito felizes ao sermos reconhecidos pelo fortalezense, em apenas oito anos, desde a nossa chegada, dentre as marcas mais lembradas do segmento de shopping center. Isso nos fortalece e nos lembra da responsabilidade de seguirmos focados em proporcionar aos nossos clientes, lojistas, parceiros e fornecedores as melhores experiências e soluções em serviços, lazer, entretenimento, gastronomia e consumo”, diz Gia Franco, superintendente Regional RioMar em Fortaleza.

Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo - Shopping Center AB

No recorte das classes A e B, o Iguatemi mantém o primeiro lugar, com 54,2% de recall. Contudo, com uma queda bastante expressiva, pois obtive 65,7% na pesquisa anterior.

Observando as demais respostas, o North Shopping está na vice-liderança, ao ser lembrado por 8,1% dos entrevistados. Neste recorte, o North Shopping Jóquei foi citado por 7,4% dos respondentes e Via Sul por 2,7%. Neste recorte, os shoppings do grupo Ancar somam 18,2%.

Loja de informática é campeã pela nona vez

Tão relevante no contexto atual, a tecnologia está tanto no dia a dia do lazer quanto no trabalho, especialmente com o avanço do e-commerce e do uso das mídias digitais para comercialização e compras de produtos.

Desta forma, a categoria Loja de Informática faz parte da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023 e traz pela nona vez, em dez edições, a loja ibyte como campeã com 23,7% das menções espontâneas.

Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo -

Loja de Informática Geral

Com queda no percentual em relação ao ano passado (35,7%), a ibyte, que tem 42 lojas, distribuídas em sete estados CE, PI, MA, PA, PB, PE e RN e Distrito Federal, segue líder no ramo de informática.

Liderar a categoria há tantos anos provoca um misto de reconhecimento e desafio, afirma Mário Matos, gerente de Marketing da ibyte.

“Reconhecimento pela construção de marca ao longo desses 21 anos de mercado, sempre com olhar para o cliente e em soluções para suas necessidades, perpassando produtos e serviços. Ao mesmo tempo que sucinta o desafio de se manter no topo frente a um contexto mercadológico tão acirrado e complexo”, diz.

Colocar o cliente no centro e agregar soluções que se atualizem na mesma velocidade da mudança no consumo foram fatores chave de sucesso. Se fazer presente e disponível para agregar em todos os momentos sempre foi mantra de negócio”, destaca Matos.

Ibyte no RioMar Fortaleza
Ibyte no RioMar Fortaleza (Foto: Barbara Moira)

Vários foram, por exemplo, os relatos de agradecimento de clientes que, em meio a todas as lojas fechadas no início da pandemia de Covid-19, puderam contar com a assistência técnica o inesperado home office, ressalta Matos.

 “Nos canais de atacado, fortalecemos o atendimento para empresas, seja para consumo ou revenda de produtos, ampliamos capilaridade de aluguel de equipamentos de informática e entramos no mercado de energia solar, atendendo integradores de todo o País”, informa o gerente de Marketing.

O segundo lugar no ranking é ocupado pela também cearense R7 Informática (6,4%), seguida pelas marcas Nagem (2,8%), Cecomil (2,3%), Samsung (1,2%), SOS Computadores e Microlins (0,6%, cada), entre outras com taxas de lembrança menores.

Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo - Loja de Informática AB

Em termos de classe, a ibyte segue à frente na A e B, com 26,8%. As marcas R7 Informática (10,7%), Nagem (6%) e Cecomil (5,2%), são citadas em seguida.

Um dado chama atenção: mais da metade dos entrevistados (52,7%) não soube informar o nome de uma loja de informática, aumento significativo em relação ao ano passado (31,1%).

O Boticário lidera pela sétima vez da pesquisa

O autocuidado está em alta e o setor dos perfumes e cosméticos deixou de ser artigo de luxo para fazer parte do hábito de compra de diferentes públicos e gêneros.

Assim como a adaptação para tipos de pele e de cabelo, raça e produtos para público infantil, veganos ou terceira idade, que ampliou, e muito, o leque de possibilidades e o mix da categoria.

Há sete edições presente na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind a categoria de Perfumaria e Cosmético é liderada pela marca nacional O Boticário com 50,4% das menções espontâneas nesta edição.

Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo - Perfumaria e Cosmético Geral

O índice da edição 2022-2023 ficou estável em relação à pesquisa do anterior, 2021-2022, quando cravou 48,8%. A marca se destaca entre as mulheres (55,5%) e entre os respondentes que têm de 26 a 40 anos (58,7%).

O Boticário foi lançado em 1977, em Curitiba (PR), e tem hoje a maior rede franqueada do País, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países.

Conta com portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce.

O Boticário trabalha estratégias junto aos franqueados para atender necessidades de forma regional
O Boticário trabalha estratégias junto aos franqueados para atender necessidades de forma regional (Foto: Thais Mesquita)

A diretora de Marketing regional do Boticário, Jacqueline Tobaru, destaca que a marca entende que é preciso estar sempre atento ao comportamento do consumidor e antecipando soluções para sua experiência de compras.

“Esse é com certeza um diferencial da marca. Hoje, por exemplo, a compra online, estimulada pela pandemia, mudou a forma de escolha e experimentação de produtos de beleza, fazendo com que acelerássemos nosso investimento em tecnologias e soluções nesse sentido”, exemplifica.

Com tantas lojas espalhadas pelo Brasil, a empresa entende que é preciso trabalhar estratégias junto aos franqueados que supram as necessidades de cada regional. Está sempre investindo em estratégias e ações focadas na regionalização da marca.

“Manter o padrão de atendimento Boticário é tão importante quanto regionalizar e descentralizar, com ações específicas para cada região, retratando as características culturais locais. Para tanto, investimos muito em manter um diálogo aberto com nossos franqueados e revendedores, oferecendo treinamentos, por meio de um time totalmente dedicado à comunicação com a rede.

Já para o cliente final são pensadas ações com live commerces, ativações de marca e experiências.

No Nordeste, por exemplo, o Boticário realiza anualmente ações de grande porte, como a festividade de São João e o Dia do Nordestino, reforçando o orgulho de ser nordestino. 

Natura e Avon aparecem a seguir, com 19,8% e 8,8%, respectivamente, seguidas de Jequiti, com 1,8%, Casa Parente e Hinode, ambas com 1,4%, entre outras perfumarias com taxas de lembrança menores.

Não souberam responder 7,7% dos entrevistados, ante 4,9% do levantamento anterior.

Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo - Perfumaria e Cosmético AB

No recorte das classes A e B, O Boticário também vence, com 54,9% das menções, seguida pelas marcas Natura, com 19,3%, Avon, com 3,9%, Casa Parente, com 3,5%, Hinode, com 2%, Jequiti, com 1,4%, e demais marcas que apresentaram porcentagens menores.

Como é realizada e quem participou da pesquisa

A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.

Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.

Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: "Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em..." e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.

 

O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio.

Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.

Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.

Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind

Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.

Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população. 

O que é o Anuário do Ceará

Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros. 

Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.

E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.

Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.

O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.

O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal sob a tutela do editor geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, apura, checa, revisa e edita as informações.

Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.

Serviço

Anuário do Ceará 2022-2023

Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO

Site: www.anuariodoceara.com.br 

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