Camilo sanciona lei que determina internet de graça em espaços públicos

Programa Ceará Conectado visa democratizar o acesso à internet nos municípios cearenses

O governador Camilo Santana (PT) sancionou nessa sexta-feira, 10, a lei que regulamenta o Programa Ceará Conectado. Determinação prevê disponibilização de pontos de acesso de internet gratuita em locais público de todos os munícipios do Estado. A Lei 17.666 foi publicada no Diário Oficial do Estado. 

As medidas necessárias para implementação do serviço serão de responsabilidade da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará (Etice) e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), conforme o texto publicado nessa sexta. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Medida representa a consolidação de um novo hub de desenvolvimento no Estado, com foco em conectividade e infraestrutura de dados, que começou a ser construído com a instalação de Data Centers no Estado

O gestor havia anunciado a medida há um mês. Quando declarou que o projeto é "um dos maiores programas de conectividade do Ceará". Ainda não há um prazo para que os pontos de conexão gratuita sejam implementados. 

O projeto representa uma expansão do ideal de conectividade implementado por meio do "Cinturão Digital", que garante a integração de todos os sistemas públicos do Estado. De acordo com Camilo, a meta é consolidar uma expansão do Cinturão, fazendo com que ele conecte no mínimo o dobro de entidades já integradas e a partir disso, permitir o acesso gratuito da população à internet em determinados espaços de cada cidade.

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), responsável pelo Cinturão Digital, ficará encarregada de operacionalizar o novo programa. 

"Temos hoje no Ceará a maior rede pública de fibra ótica do Brasil, e somos o segundo lugar mais conectado do mundo, por meio dos cabos submarinos. A ideia é levar essa conexão para todos os 184 municípios cearenses", argumentou o governador, durante o anúncio do projeto.

Entre os municípios que já estão sendo alvos de estudos para implementação dos pontos de acesso gratuito estão: Maranguape, Pacajus, Horizonte, Acaraú, Chaval. O foco é permitir que todas os órgãos de gestão e administração públicos das cidades cearenses possuam internet gratuita, com fornecimento do Estado. 

"Essa rede poderá servir as prefeituras dos municípios, as escolas, aos órgãos municipais. A conectividade nas praças centrais do municípios", projeta Camilo ao mencionar que os locais exatos da instalação dos pontos de acessos serão decididos por meio de reuniões com cada prefeitura. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ceará internet de graça Ceará espaço público internet internet de graça Programa Ceará Conectado hub desenvolvimento Ceará hub tecnológico Ceará Cinturão Digital Ceará fibra ótica Ceará Pecém hidrogênio verde logística

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar