Nasa descobre "Super-Terra" que pode ter condições habitáveis

Astrônomos descobriram uma nova Super-Terra a cerca de 137 anos-luz de distância da Terra. Confira a seguir as informações conhecidas sobre o planeta

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) descobriu a existência de uma “Super-Terra” com a possibilidade de água líquida devido à sua posição na chamada “zona habitável” do Universo. A informação foi divulgada em janeiro deste ano.

A pequena estrela avermelhada está, pelos padrões astronômicos, bastante perto da Terra: apenas 137 anos-luz de distância. O mesmo sistema também pode abrigar um segundo planeta do tamanho da Terra.

"Super-Terra": o planeta TOI-175 b

O planeta TOI-175 b foi adicionado à lista de planetas na zona habitável que o telescópio James Webb poderia observar mais de perto. Estudiosos ainda estão em busca de uma possível atmosfera.

Ele é maior que a Terra e percore uma órbita completa – ou “um ano” – em apenas 19 dias, revelou a Nasa. Isso facilita o trabalho de observação do planeta.

O planeta foi descoberto por uma equipe de cientistas internacionais liderada por Georgina Dransfield, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, no mês passado.