Dia Mundial da Gentileza: entenda a origem da data e benefícios da prática

Celebração é comemorada dia 13 de novembro; data foi criada em uma conferência no Japão para mostrar importância da ação na transformação do mundo, veja

Perguntar se alguém está bem, oferecer ajuda em alguma tarefa, são pequenas ações que podem mudar o dia a dia. Por isso, o Dia Mundial da Gentileza, celebrado em 13 de novembro, foi criado com o objetivo de promover mais atos de empatia, bondade e caridade no cotidiano das pessoas.

Qual a origem do Dia Mundial da Gentileza?

A iniciativa começou em 1996 em uma conferência realizada em Tóquio, no Japão, pelo WKM (World Kindness Movement - Movimento Mundial da Gentileza, em tradução livre).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O grupo WKM passou a reunir representações de vários países para mostrar a importância da gentileza na transformação do mundo. Em 2000, a data foi oficializada.

Atualmente, a WKM reúne mais de 30 países membros, sendo o Brasil um dos participantes, desde 2005, representado pela Associação Brasileira da Qualidade de Vida.

Consciência Negra: CONHEÇA origem e brasileiros que marcaram história

Dia Mundial da Gentileza: o que significa a ação?

De acordo com a síntese do dicionário, “gentileza” significa o relacionamento que o indivíduo desenvolve com os demais caracterizado pelos atos solidários e cordiais.

A ação está diretamente ligada aos valores pessoais, comportamento e ética. Quem adota a gentileza pratica um comportamento mais gentil e humanizado.

"Gentileza gera gentileza”: conheça autor da frase

Uma das frases mais conhecidas do Brasil, “gentileza gera gentileza” foi criada por José Datrino. Nascido no Rio de Janeiro e de origem humilde, José cresceu puxando uma carroça até montar uma transportadora.

Tudo mudou quando um incêndio no circo matou diversas pessoas e isso o impactou, e foi, a partir daí, que ele decidiu largar tudo e começou a espalhar mensagens pelas ruas.

Vestido com uma túnica branca, Datrino começou a andar pelas ruas cariocas pintando suas artes, como a famosa frase “gentileza gera gentileza”, e ficou conhecido como o “Profeta”.

Dia Mundial da Gentileza: benefícios de realizar a prática

Veja abaixo alguns benefícios:

Alívio da ansiedade

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, em 2015, pacientes que estavam em tratamento contra à saúde foram convidados a praticar um ato de gentileza uma vez por dia.

Após quatro semanas, o resultado da prática foi que os indivíduos ficaram mais “relaxados”, já que os níveis de dopamina e serotonina, os hormônios da felicidade, estavam mais elevados.

Beneficia a saúde cardíaca

Por meio de estudo realizado pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos, as pessoas gentis têm uma produção maior do hormônio da oxitocina, responsável pela pelas sensações dos vínculos emocionais. Essa substância tende a diminuir os níveis de cortisol, responsável pelo estresse.

Aumenta a sensação de felicidade

Um estudo desenvolvido pela Harvard Business School avaliou a felicidade em 136 países concluiu que as pessoas altruístas são mais felizes em geral. A pesquisa mostrou que após um ato de gentileza o corpo libera a dopamina, que promove efeito positivo.

Dia Mundial da Gentileza: ações que incentivam a gentileza

  • Elogie as pessoas do seu convívio;
  • Ofereça ajuda em tarefas do cotidiano;
  • Não se esqueça de agradecer e cumprimentar as pessoa;
  • Demonstre atenção quando alguém estiver falando: seja atencioso e evite pegar o celular enquanto a pessoa fala;
  • Doe itens que você não usa mais à caridade.

Árvore de Natal: quando pode montar? ENTENDA a tradição

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dia mundial da gentileza saude mental bem estar boas ações Gentileza gera gentileza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar