Nobel de Literatura: relembre vencedores dos últimos anos
Vencedor do Nobel de Literatura de 2023 foi anunciado hoje, pela Academia Sueca, em Estocolmo. Relembre os vencedores dos últimos anos
O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura foi anunciado hoje (5/10), pela Academia Sueca, em Estocolmo. O dramaturgo norueguês Jon Fosse foi o laureado deste ano por suas “peças inovadoras”.
Nos últimos seis anos, três mulheres e três homens ganharam o prêmio. Relembre os vencedores do Prêmio Nobel de Literatura dos últimos anos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2022: Annie Ernaux
A escritora francesa Annie Ernaux ganhou o Nobel de Literatura em 2022 “pela coragem e acuidade clínica com que desvenda as raízes, os estranhamentos e as restrições coletivas da memória pessoal”.
Em suas obras, Annie examina de forma consistente e sob diferentes ângulos uma vida marcada por fortes disparidades de gênero, idioma e classe. Entre seus romances estão 'A Man's Place', 'A Woman's Story' e 'Years'. Os livros de Ernaux são intransigentes e escrito em linguagem simples e limpa.
5 livros para conhecer Annie Ernaux, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura; CONFIRA
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2021: Abdulrazak Gurnah
Natural da ilha de Zanzibar, na África, o escritor Abdulrazak Gurnah é o vencedor do Nobel de Literatura de 2021. Suas obras abordam o tema da perturbação dos refugiados. Na década de 1960 a opressão e a perseguição aos cidadãos de origem árabe obrigaram-no a abandonar o país.
Eventualmente, ele se estabeleceu na Inglaterra. Seus romances retratam uma África Oriental culturalmente diversificada.
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2020: Louise Glück
Louise Glück nasceu em Nova York, Estados Unidos, e ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2020. A motivação da conquista foi sua “inconfundível voz poética que com austera beleza torna universal a existência individual”.
As obras de Louise abordam temas como infância, vida familiar, relacionamentos e morte. Os mitos e a rica tradição de poesia inglesa são suas principais fontes de inspiração literária.
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2019: Peter Handke
O austríaco Peter Handke foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2019. Segundo comunicado da instituição, a motivação do prêmio é “por um trabalho influente que com engenhosidade linguística explorou a periferia e a especificidade da experiência humana”.
Peter Handke é um dos escritores mais influentes da Europa após a Segunda Guerra Mundial. Sua bibliografia contém romances, ensaios, cadernos, obras dramáticas e roteiros. Um de seus livros é A Sorrow Beyond Dreams (Uma tristeza além dos sonhos, em português), escrito após o suicídio de sua mãe.
VEJA: Quem ganhará o Prêmio Nobel da Paz em um mundo atormentado por crises?
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2018: Olga Tokarczuk
Olga Tokarczuk é a polonesa vencedora do Nobel de Literatura em 2018. Ela ganhou o prêmio “por uma imaginação narrativa que com paixão enciclopédica representa a ultrapassagem de fronteiras como forma de vida”.
Em seus romances, ela constrói uma tensão entre paradoxos: natureza versus cultura, razão versus loucura, homem versus mulher. Sua obra-prima até agora é o romance histórico O Livros de Jacob (2014), que retrata o místico e líder de seita do século XVIII, Jacob Frank.