Orangotango selvagem é visto tratando ferida com ervas medicinais

O comportamento se trata da primeira vez que um animal selvagem é observado tratando feridas abertas com uma planta que possui propriedades medicinais

Pesquisadores observaram um orangotango macho em Sumatra, na Indonésia, tratando uma ferida facial aberta com seiva e folhas mastigadas de uma planta conhecida por ter propriedades anti-inflamatórias.

Uma equipe avistou o comportamento do animal, nomeado de Rakus, em junho de 2022. A atitude inesperada foi documentada nesta quinta-feira, 2, em artigo na revista científica Scientific Reports.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda não está claro se Rakus descobriu o processo sozinho ou se o aprendeu com outro orangotango, mas o macho parece ter usado a planta intencionalmente para cuidar do machucado.

Orangotango usando ervas medicinais é registro inédito na natureza

A nova descoberta trata da primeira vez em que um animal selvagem é observado tratando feridas abertas com uma planta conhecida por ter propriedades medicinais.

Rakus provavelmente se machucou durante uma briga com outro macho. Ele foi visto se alimentando do caule e das folhas de Akar Kuning (Fibraurea tinctoria) quando teve a atitude inesperada.

Como humanos, macacos diminuem seus círculos sociais ao envelhecer; CONFIRA

“Treze minutos depois de Rakus ter começado a se alimentar da planta, ele começou a mastigar as folhas sem as engolir e a usar os dedos para aplicar o suco da planta diretamente no ferimento facial”, descrevem os pesquisadores.

O animal repetiu a ação diversas vezes até cobrir toda a ferida com as folhas mastigadas. Cinco dias depois, a ferida facial foi fechada e em poucas semanas cicatrizou, deixando apenas uma pequena cicatriz.

Planta usada por Orangotango possui propriedades analgésicas

A equipe afirmou que a planta utilizada por Rakus é conhecida por conter substâncias com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antifúngicas, antioxidantes e analgésicas. 

Akar Kuning é utilizada de maneira comum na medicina tradicional para tratar diversas doenças, como disenteria, diabetes e malária.

Os pesquisadores também viram o orangotango descansando por muito mais tempo do que o normal, sugerindo que ele estava tentando se recuperar após a lesão.

As descobertas oferecem informações sobre as origens do tratamento de feridas humanas – cujo tratamento foi mencionado pela primeira vez em um manuscrito médico datado de 2.200 A.C.

“O comportamento mostra que essas capacidades cognitivas básicas provavelmente estavam presentes na época do último ancestral comum entre humanos e animais”, detalha o estudo.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar