Cientistas descobrem réptil parecido com dragão de 240 milhões de anos

O fóssil, apelidado de "dragão", é de um réptil aquático de cinco metros de comprimento. Animal viveu há cerca de 240 milhões de anos na China

Cientistas internacionais revelaram dados de um fóssil de um réptil aquático, com cerca de cinco metros de comprimento, o Dinocephalosaurus orientalis. A criatura é do período Triássico da China, há 240 milhões de anos.

O réptil, apelidado de "dragão chinês", foi identificado pela primeira vez em 2003. Agora, a descoberta recente de fósseis da mesma espécie permitiu os estudiosos de visualizar a criatura inteira.

Nova espécie de escorpião: artigo divulga descoberta de fóssil da região do Araripe; VEJA

Fóssil de 240 milhões de anos: cientista dá mais detalhes

O paleontólogo Nick Fraser, dos Museus Nacionais da Escócia, deu mais detalhes sobre o fóssil em entrevista à CNN.

“Ainda estou perplexo com a função do pescoço longo. A única coisa que consigo pensar é que eles estavam se alimentando em águas que continham pedras e talvez fendas entre essas pedras. E eles estavam usando seus longos pescoços para sondar e entrar em algumas dessas fendas para talvez capturar presas dessa maneira", disse Fraser.

Mesmo com toda a tecnologia atual, Nick afirma que é difícil compreender os animais que viviam no período Triássico.

“Ainda estamos com algumas dificuldades, como acontece com muitos animais do período Triássico, porque é realmente um mundo estranho e maravilhoso, com todos os tipos de animais bizarros fazendo coisas que os animais de hoje não parecem estar fazendo”, concluiu o paleontólogo.

Urca descobre fóssil de planta de 120 milhões de anos que era transportada por pterossauros; CONFIRA