Fiéis celebram em romaria os 91 anos da morte de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte
A programação religiosa foi iniciada dia 17 e será encerrada amanhã, 20, data da morte. Este é o primeiro evento religioso que ocorre após o fim da fase diocesana do processo de beatificação do Padre Cícero
Com quermesses, missas e orações, fiéis católicos celebram, em Juazeiro do Norte, a romaria em memória dos 91 anos de falecimento do Padre Cícero Romão Batista Cícero Romão Batista foi um sacerdote católico brasileiro, que nasceu no município de Crato, no Ceará, em 1844 e faleceu a 20 de julho de 1934. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço.
, um dos principais líderes populares da história do Ceará. A programação religiosa ocorre desde o dia 17 e segue até este domingo, 20 de julho - data da morte do religioso.
LEIA MAIS | Primeira fase do processo de beatificação do Padre Cícero é concluída
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em Juazeiro, este é o primeiro evento religioso que ocorre após o fim da fase diocesana do processo de beatificação do Padre Cícero. O religioso hoje está na condição de Servo de Deus, título que antecede o de beato e o da canonização, que pode oficializá-lo nos altares da Igreja Católica como santo.
Esta é uma das romarias permanentes, que promovem intensa circulação de fiéis e turistas ao longo do ano, na cidade, conhecida como a "Meca do Nordeste".
Conforme a Prefeitura de Juazeiro do Norte, o aumento da movimentação de pessoas resulta em alta ocupação em hotéis, pousadas e ranchos.
A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores oferece aos fiéis uma ampla programação com atividades litúrgicas em diferentes espaços. Há as missas ao longo dia e os momentos de oração, como o terço mariano e o terço da misericórdia.
Na noite deste sábado, 19, reta final da programação, os devotos poderão participar de uma quermesse, a partir das 20 horas, na tradicional Cozinha Dona Quinô.
Leia mais
Entre os destaques da programação está a missa em sufrágio da alma de Padre Cícero, que ocorrerá no domingo, 20, às 6h, na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É o mesmo local onde o corpo do sacerdote está enterrado desde 1934.
O tema deste ano é "Peregrinos de esperança: a exemplo do Servo de Deus Padre Cícero Romão, cuidemos da criação". A frase faz referência ao Salmo 39, versículo 7: "a minha esperança está em ti".
Leia mais
A Igreja Católica passou a denominar romarias permanentes - substituindo o antigo termo "Ciclo de Romarias" - que designa o contínuo das peregrinações. Os eventos agora ocorrem durante todo o ano, não mais apenas nos meses do segundo semestre.
A primeira do calendário é a "Romaria de Falecimento do Padre Cícero", em julho, que está em andamento neste fim de semana. As seguintes serão a Romaria de Nossa Senhora das Dores (setembro), a Romaria de Finados (novembro) e, por fim, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, entre o final de janeiro e o início de fevereiro.
A Romaria em memória ao Padre Cícero é organizada pela Pastoral de Romaria e reúne representantes da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, Colina do Horto, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Paróquia São Francisco das Chagas.
Os preparativos da festa foram planejados junto com os órgãos de saúde, segurança e demais secretarias municipais envolvidas, de acordo com a gestão local.
Confira a programação da romaria neste fim de semana:
19 de julho (sábado)
Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores
- 5h : Ofício de Nossa Senhora
- Missas: 6h, 9h, 12h e 19h
- 15h : Terço da Misericórdia
- 18h : Terço Mariano
- 20h : Quermesse na Cozinha Dona Quinô
Capela do Socorro
- Missas: 7h, 10h e 16h
- 12h : Ofício das Almas
20 de julho (domingo)
91 anos de falecimento do Servo de Deus Padre Cícero
Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores
- Missas: 9h, 12h, 16h e 19h
- 18h : Terço Mariano
Capela do Socorro
- 6h : Missa em sufrágio da alma do Servo de Deus Padre Cícero Romão
- Missas: 10h, 12h, 16h e 18h