Aulas retornam no município Farias Brito após seis dias de suspensão

Cidade anunciou paralisação das atividades escolares a fim de conscientizar alunos, pais e professores para possíveis novos ataques

As aulas no município Farias Brito, interior do Ceará, retornaram nesta terça-feira, 18, seis dias depois da suspensão decretada pela gestão municipal mediante o ataque de um adolescente de 14 anos à uma escola, onde duas alunas ficaram feridas e estão bem

À rádio CBN Cariri, Marcleide Nascimento, secretária de saúde e integrante da equipe da Defesa Civil do Município, falou como anda o clima de Farias Brito depois do episódio da última quarta-feira, 12.

“Reuniões, treinamentos, diálogos, acompanhamentos, tanto com a Secretaria da Saúde do Estado, a Polícia, força tática [que é especializada para escolas], houve todo um acompanhamento nestes dias de paralisação, conversamos com os pais, no sentido de tranquilizá-los, e, ‘mais tarde’, será lançado um protocolo com instruções para este retorno”, afirma a titular da pasta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao tratar sobre a receptividade dos pais, Marcleide afirma que ainda existe uma parcela insegura. “Há resistência em alguns deles”. No entanto, ainda segundo a secretária, "boa parte já voltou".

“Estamos trabalhando para dar mais segurança a estes alunos, para que eles consigam se sentir mais confortáveis dentro da sala de aula. Escola é lugar de amor. Estamos trabalhando, junto a equipe da saúde, para dar suporte não só aos alunos, mas aos professores e pais também, fazendo palestras, divulgações nas redes sociais, junto com os agentes comunitários de saúde, que estão visitando as casas das pessoas, repassando as mensagens. Isso é algo que a gente tem que discutir não só nas escolas, mas também com as famílias”, disse.

Em nota, a prefeitura de Farias Brito disse que “está comprometida em garantir um ambiente seguro e saudável para todos os alunos e profissionais da educação”. Para isso, uma série de medidas estão sendo adotadas para garantir total segurança ao corpo docente e discente das instituições de ensino da cidade. Entre as ações estão:

  • Instalação detectores de metal nas escolas;
  • Instalação de cerca elétrica em todas as escolas;
  • Instalação de câmeras de vigilância para monitoramento das dependências escolares;
  • Treinamento para seguranças escolares;
  • Substituição de trancas de portas e portões.

A prefeitura ainda pede para que os pais ou responsáveis estejam atentos às informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Educação, que está disponível para esclarecer as dúvidas da comunidade.

No fim da tarde desta terça-feira, 18, o secretário de Educação do Município, Júnior Almeida, enviou, junto à Secretaria de Educação do Estado (Seduc-CE), um protocolo de cuidados para que se tenha um retorno seguro. O documento aguarda a aprovação do órgão estadual.

Ataques a escola: nota da redação


O POVO opta por não publicar foto, vídeo, nome ou qualquer detalhe sobre autores de ataques a escolas. A decisão atende a recomendações de estudiosos em comunicação e violência. ⁠⁠


Entendemos que a divulgação dessas informações pode vir a estimular novos agressores, que usem a divulgação da imprensa profissional como forma de promoção de atos de violência.


⁠⁠O POVO pretende manter a postura em casos subsequentes, podendo reavaliar se novos estudos indicarem rumos que tragam maior segurança à sociedade.⁠

(Colaborou Gabriel Damasceno

Atualizado às 9 horas

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ataque à escola no ceará Farias Brito retorna aulas suspensão de aulas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar