"Chama a polícia, bonita", diz motorista após atropelar e arrastar cachorro até a morte, em Caucaia

"Chama a polícia, bonita", diz motorista após atropelar e arrastar cachorro até a morte, em Caucaia

Cão teria sido arrastado por mais de três metros pelo condutor de uma Hilux nessa quarta-feira, 16. A Polícia Civil investiga o caso

Um cachorro morreu depois de ser atropelado na rua Carpina, no bairro Marechal Rondon, no distrito Jurema, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na tarde dessa quarta-feira, 16.

Projeto de lei propõe que defensorias públicas defendam animais vítimas de maus-tratos; SAIBA

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo o boletim de ocorrência (BO) emitido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), ele foi arrastado por mais de três metros no asfalto.

Além disso, os moradores da área teriam gritado para que o condutor do veículo parasse. "Eu vou passar é por cima, chame a polícia, bonita", teria respondido. Ele estava dirigindo uma caminhonete Hilux de cor branca, sem placa divulgada, quando atropelou o cão sem raça definida, de pelagem preta.

Os moradores solicitaram que a Sociedade Protetora Ambiental no Ceará (SPA-CE) comparecesse ao local.

"Nossa visita no local era no intuito de salvar o animal, mas, infelizmente, já encontrava-se em óbito", lamentou Márcio Sousa, presidente da SPA.

Equipe voluntária foi ao local acompanhada por Isa Lima, do abrigo Anjo de Quatro Patas. De acordo com os relatos locais, o ato teria sido cometido de forma proposital.

Segundo Isa, o abrigo foi chamado para socorrer o animal, porque mesmo tendo sido arrastado, ainda estava com vida. No entanto, ao chegar no endereço, o corpo já estava num terreno baldio colocado pela vizinhança. 

"A gente não consegue entender o que leva a pessoa a agir tão covardemente com um ser tão frágil", reflete. 

Para ela, as leis de crimes ambientais poderiam ser mais severas. Dessa forma, sugere que pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderiam ser descontados ou uma multa ser convertida em ração para ajudar os abrigos nesses casos.

Em cinco anos, Ceará registra mais de seis mil crimes contra meio ambiente e povos tradicionais; LEIA

"Acho que deveria ter mais conscientização por parte do Estado e município em um trabalho educativo por condutores de veículos. Conforme relatos da população, atropelam de forma proposital e não prestam socorro aos animais", denuncia Márcio.

Polícia Civil investiga o caso

Em nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informa que investiga as circunstâncias de um crime ambiental, ocorrido em via pública.

Na ocasião, o B.O. foi registrado em uma unidade da Polícia Civil, onde foram repassadas mais informações acerca do caso. De acordo com a força de segurança, as investigações estão a cargo da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Caucaia, unidade que realiza oitivas e diligências para elucidar todas as informações.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) afirmou que "o caso em questão não configura infração de trânsito", conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "A investigação do fato cabe às autoridades de segurança", diz. 

O POVO entrou em contato com a Prefeitura de Caucaia e a Secretaria da Proteção Animal (Sepa). Essa matéria será atualizada, mediante retorno.

Denúncias

A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.

Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Nome delegacia responsável: 2ª Delegacia de Polícia Civil de Caucaia
Número da delegacia responsável: (85) 3294-7854
E-Denúncias: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar