Cearense compartilha vaquinha para realizar sonho de mestrado nos EUA

Cearense compartilha vaquinha para realizar sonho de mestrado nos EUA

Neto Soul recebeu uma bolsa de estudos da Universidade do Tennessee, mas ainda precisa levantar, em curto prazo, valor restante das despesas gerais

Aos 23 anos, o artista Neto Soul vive o prelúdio de um sonho: recém-formado em Comunicação - Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC), foi aprovado no mestrado da University of Tennessee, Knoxville, nos Estados Unidos. Mas, para alcançar a vida acadêmica no exterior, ainda precisa levantar R$ 27 mil.

A bolsa de estudos do cearense cobre todas as taxas da universidade e 80% da quantia estimada em despesas gerais. Para completar os outros 20% até o dia 30 de julho, o cearense decidiu organizar uma campanha de arrecadação virtual (vaquinha).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De um assentamento do MST no interior do Ceará ao mestrado nos EUA | VEJA ENTREVISTA

O publicitário, que também é egresso da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Antonio Valmir da Silva, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), confessa que o desejo por uma experiência internacional vem desde o Ensino Médio.

“Eu tinha cogitado uma graduação, só que era uma realidade tão distante”, confessa. “Eu me sentia até ridículo às vezes, de cogitar uma graduação no exterior, tendo todas as dificuldades. Mas cheguei a pesquisar, e foi um dos primeiros contatos que tive com o EducationUSA”.

A descoberta do programa, ainda no período escolar, proporcionaria uma conexão anos depois: a rede global de centros de orientação para estudantes estrangeiros foi responsável por auxiliar Neto em sua jornada até o mestrado. A ação faz parte do Departamento de Estado norte-americano.

Mestrado nos EUA: a emoção da mãe com a aprovação; vídeo

As lembranças universitárias do cearense estão ligadas, em sua maioria, ao lockdown durante a pandemia de Covid-19. São descrições de uma dupla jornada - de um lado, o trabalho para ajudar a família, do outro, as aulas virtuais assistidas no ônibus de volta para casa.

Na multidão de lembranças, uma pessoa é figura recorrente: Lúcia de Sousa, 65. É falando sobre a mãe que a voz embarga e as palavras tomam um ritmo mais cadenciado, como se ela estivesse ali, materializada na ligação com a repórter.

“Minha mãe sempre foi a maior… Desculpa se eu ficar emocionado, mas minha mãe sempre foi a maior incentivadora do meu percurso, sabe? Ela às vezes acreditava mais em mim do que eu mesmo”, reflete.

É talvez pensando nos esforços acadêmicos do filho que Lúcia não contém as lágrimas quando Neto avisa, gravando a reação materna, sobre a bolsa de estudos e o mestrado nos Estados Unidos.

Antes da experiência com uma universidade norte-americana, Neto foi o vencedor de uma competição cultural organizada pelo Consulado Francês em Recife, intitulada "Concours Francophonie Solidaire". O prêmio? Uma imersão cultural em Rouen, na França.

“Eu pintei um quadro, chamado ‘Babel’, apoiado no mito bíblico da criação das línguas, que por meio da Torre de Babel, as línguas foram criadas para confundir os homens”, explica. “Só que faço um contraponto, pintando que, na verdade, as línguas foram criadas para aproximar as pessoas”.

Mestrado nos EUA: caminho para a bolsa de estudos

A aprovação no mestrado de Belas Artes (MFA - Studio Art) da Universidade de Tennessee veio como resultado de uma preparação intensa. Neto explica que conciliou o trabalho com as atividades necessárias para o Opportunity Funds Program, responsável por auxiliá-lo na seleção da bolsa de estudos.

“Eu assisti caladinho as palestras, trouxe os papeizinhos para casa e fui atrás de ver o processo seletivo que eles pediam e passei na primeira fase, que foi um formulário para entender o meu perfil”, indica.

A segunda e terceira fases também trouxeram a sua aprovação. Contudo, quando estava prestes a entrar para a quarta etapa, percebeu que não havia se classificado - “Eu lembro que quando eu vi esse resultado, deu um amargo na boca, do tipo: ‘cara, será que é isso mesmo?’”.

Mesmo decepcionado, decidiu com a proximidade de seu aniversário que compraria um presente para si: tirou o passaporte. A decisão acabou prevendo as boas notícias que chegariam.

“Eu marquei, e no dia que eu fui fazer o meu passaporte, recebi uma ligação da Fernanda, que é uma das coordenadoras do programa”, relembra. Em reunião, Neto foi informado que mais vagas abriram e ele seria um dos contemplados.

Com a entrada no processo seletivo do programa Opportunity, o publicitário conseguiu apoio financeiro para o exame de proficiência da língua inglesa (TOEFL), além de auxílio no processo de aplicação das universidades estadunidenses.

“Eu havia ficado na lista de espera da Universidade do Tennessee, que é a que eu passei. E quando eu recebi essa lista de espera, eu disse pra Fernanda: ‘não vai ser, não vai dar certo’. E ela: ‘Neto, lista de espera não é não. Não significa que você passou, significa que eles estão analisando’”, diz.

Mais uma vez, o esforço compensou em dose dupla: o cearense não apenas recebeu carta de aceitação, mas uma bolsa de estudos e a função de assistente de professor, que deve manter o seu salário no país.

O processo do visto estudantil ainda segue, após determinação de pausa das entrevistas pelo governo norte-americano. “O programa que eu participo é vinculado à embaixada dos Estados Unidos. Então, nesse processo da retirada de visto, eu tenho alguns encaminhamentos mais certos”, diz.

Antes de finalizar, Neto confessa estar orgulhoso pela chance de se tornar uma inspiração na trajetória de outros jovens negros, mas espera que a sua história também provoque uma reflexão.

“Uma coisa que eu sempre tive durante esse processo foi muita raiva, sabe? Muita raiva de ter que correr 10 vezes mais para chegar na linha de partida. Não é nem a linha de chegada: era para começar a correr de igual para igual com os outros. Então, eu já chegava cansado”, afirma. “E isso me fez refletir sobre quem são as pessoas que acessam essas oportunidades, sabe?”

Serviço - Vaquinha

CLIQUE AQUI para acessar a arrecadação criada por Neto Soul.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar