Polos físicos do ensino EaD são um dos temas de evento com estabelecimentos de ensino superior

Polos físicos do ensino EaD são um dos temas de evento com estabelecimentos de ensino superior

Regras foram estebelecidas em decreto nessa semana. Precariedade de polos físicos é um problema a ser superado, de acordo com diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do MEC

O Ensino a Distância (EaD) teve regras impostas pelo decreto 12.456, portaria 378, publicados na segunda-feira, 19, pelo Ministério da Educação (MEC). As regras de padronização e polos físicos das unidades de ensino foi dicutido durante  o seminário "Impactos do Marco Regulatório do EaD e Estratégias para as IES"

Programação, promovida pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj), destacou a precariedade e/ ou a inexistência de polos físicos. 

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De acordo com diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do MEC, Daniel Ximenes, esse cenário provoca visão negativa da sociedade a respeito do ensino a distância (EaD).

"Polo é um lugar em que o aluno pode se sentir acolhido. Lembremos que o grande trabalho do EaD é conseguir fazer com que a população mais vulnerável possa acessar o ensino superior", afirma Daniel Ximenes.

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Segundo o diretor, esse grupo de estudantes apresenta elevada dificuldade com tecnologia e tem celulares precários. Sendo assim, seria importante existir um espaço onde o discente consiga conectar devidamente os recursos e contar com o apoio de um responsável acadêmico para orientação.

"Sempre houve um consenso da importância de valorizar essa ideia. O Governo quer muito ser parceiro desse ensino, mas com qualidade. Queremos expandir e centralizar, porém, nessa política. Reconhecemos que as ferramentas de tecnologias são fundamentais e fazem parte do dia a dia do mundo profissional, e também dos ambientes acadêmicos", dialoga.

Como deverá ser o polo EAD segundo a portaria do MEC

O Polo EAD da Instituição de Ensino Superior (IES) deverá dispor, no mínimo, da seguinte infraestrutura:

  • recepção;
  • sala de coordenação;
  • salas ou ambientes para estudos individuais e coletivos, compatíveis com as atividades dos cursos ofertados e com o número de estudantes que devem utilizá-las;
  • laboratórios e outros espaços formativos compatíveis com as atividades dos cursos ofertados, quando aplicável; 
  • equipamentos e dispositivos de acesso à internet e conexão de internet estável e de alta velocidade, compatível com o número de usuários;
  • responsável designado e capacitado pela IES, para apoiar os estudantes nas rotinas acadêmicas e nas parcerias relacionadas aos campos de práticas em ambientes profissionais, estágios e atividades de extensão.

Sindicato diz que o decreto do MEC sobre EAD implementa ensino hídrico de forma implícita

Max Damas, assessor do Sindicato, questiona a falta da palavra "híbrida" no decreto, ao mesmo tempo que associa que a educação sempre segue este termo.

"Envolve diferentes espaços, metodologias, tecnologias, pessoas e avaliações. Potencializa o aprendizado do estudante", explica. Para ele, seria a essência da educação.

Segundo o Governo, o EAD pode proporcionar ao estudante uma experiência tão rica quanto os demais cursos, desde que haja um efetivo compromisso de todos com o processo de ensino e aprendizagem.

"É importante para aqueles que não acreditavam em si mesmos. A tecnologia faz a conexão e cria pontes. Chegamos a cidades que têm menos de 20 mil habitantes. As pessoas que moram não teriam essa oportunidade, se não tivesse o EAD", demarca Cláudia Romano, presidente do Semerj.

O que o decreto aprovado do MEC sobre o EAD determina sobre graduação 

Os cursos de graduação presencial deverão ofertar, no mínimo, 70% de sua carga horária total por meio de atividades presenciais. Anteriormente, o número era de 60%.

A inclusão de carga horária a distância nos cursos de graduação presencial poderá ser realizada por meio de atividades síncronas, síncronas mediadas e assíncronas. Não pode ultrapassar 30% da carga horária total do curso. O máximo do EAD também segue a mesma contagem.

Os cursos de graduação semipresenciais deverão ofertar, no mínimo: 30% da carga horária total do curso por meio de atividades presenciais; e 20% da carga horária total do curso em atividades presenciais ou síncronas mediadas. Superados os limites mínimos de que trata este artigo, caberá à lES definir o formato de oferta das demais atividades.

Os cursos de graduação a distância devem ofertar, no mínimo: 10% da carga horária total do curso por meio de atividades presenciais; e 10% da carga horária total do curso em atividades presenciais ou síncronas mediadas. Superados os limites mínimos de que trata este artigo, caberá à lES definir o formato de oferta das demais atividades.

O que o decreto aprovado do MEC sobre o EAD determina sobre avaliações de aprendizagem 

A IES deverá aplicar avaliações de aprendizagem presenciais em todas as unidades curriculares que sejam ofertadas, parcial ou integralmente, por meio de educação distante.

As avaliações deverão:

  • ter peso majoritário na composição da nota final de cada unidade curricular;
  • incluir elementos que incentivem o desenvolvimento de habilidades discursivas de análise e síntese, que componham no mínimo, 1/3 (um terço) do peso da avaliação 

Quais são as áreas sem vedação de formato de oferta com o decreto do MEC sobre o EAD

Saiba as áreas sem vedação de formato de oferta com o decreto do MEC sobre o EAD, ao contrário dos cursos de Direito, Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem.

  • Artes e Humanidades;
  • Negócios e administração;
  • Computação e TICs;
  • Ciências sociais, informação e comunicação.

Fonte: apresentação do diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do MEC, Daniel Ximenes

O link da transmissão do seminário foi veiculado na íntegra no YouTube. Clique aqui para conferir.

ASSISTA: Crescimento do EAD foi prejudicial à qualidade do ensino no Brasil? | O POVO News

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