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Atenção com o tanque de gasolina

Há risco em dirigir com o tanque sempre na reserva?

15/02/2018 01:30:00
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Sim, não é o recomendado. A gasolina tem muitas impurezas que podem causar danos ao veículo. “É bom manter o tanque abastecido. Se você deixar ele funcionar sempre na reserva, as impurezas vão para a bomba da gasolina”, analisa o engenheiro mecânico. Além disso, o combustível também serve para resfriar a bomba. Se o motorista abastece com pequenas quantidades constantemente, dirigindo com o tanque de reserva frequentemente, a bomba pode superaquecer devido ao pouco líquido, que deveria resfriá-la.


COMO ORGANIZAR AS BAGAGENS NO CARRO COM SEGURANÇA?
 

Deve-se evitar bagagens sobre a tampa do porta malas, porque atrapalha a visão do motorista e elas podem ser arremessadas contra os passageiros caso haja alguma colisão ou seja necessário frear repentinamente. Outra opção é levar em cima do carro, mas o bagageiro não pode ultrapassar 50 cm de altura, nem em largura nem em comprimento em relação ao veículo. A exceção dessa regra são as bicicletas que podem ir em pé sobre o teto. Se elas forem acopladas na traseira, certifique-se de que a placa continua visível.
 

É NECESSÁRIO GASOLINA NO TANQUE DE PARTIDA PARA QUEM NÃO USA ÁLCOOL?
[FOTO1] 

Não. Nos carros bicombustíveis, geralmente, há um tanque destinado a um litro de gasolina para auxiliar no arranque em decorrência do menor poder de explosão do álcool. “Se abastecer só com gasolina, não precisa do tanque de partida”, explica Roberto Bezerra, engenheiro mecânico e professor da UFC.

 

EXISTE DIFERENÇA EM ENCHER OS PNEUS COM NITROGÊNIO?

Não é uma prática comum, visto que nem todo posto tem nitrogênio. Na teoria, o desgaste é menor já que o nitrogênio aquece menos que o ar. Dessa maneira, o gás é capaz de manter a calibragem dos pneus correta por mais tempo. “Quando você aquece o ar, a pressão aumenta, então você foge da faixa indicada do fabricante. Já usei os dois, mas não vejo muita diferença”, revela Roberto Bezerra.

 

Novo de novo

 

Dicas de lavagem para limpar os resquícios da folia

LIMPEZA

Após Carnaval

1.
LIMPEZA DE GOMA E ESPUMA

A goma, quando misturada à água, pode deixar manchas na pintura do carro tais como a de queimadura de sol; já a espuminha contém substância que destrói o verniz, segundo o gerente da Dry Clean, Willame Rodrigues. “Se passar uma semana, danifica o veículo e pode deixar a pintura fosca”, alerta.. Nos bancos, uma medida paliativa é passar uma esponja com detergente líquido diluído em água. “Você vai enxugando como se estivesse mesmo lavando o banco, remove a sujeira”, ensina.

 

2

LIMPEZA DE GLITTER

Para glitter nos bancos, o motorista pode fazer uma aspiração ou então passar uma fita adesiva, puxando as partículas. Fora do carro deve ser usado um pano umedecido, mas com cuidado, porque assim como no caso de lantejoulas e paetês, as partículas podem arranhar a lateria do carro.

3

LAVAGEM A SECO

A lavagem a seco é boa pedida para evitar o atrito de partículas, conforme o auxiliar administrativo da Car Wash Ecológico, João Bernadino. “Usa-se uma cera diluída em água que quebra as partículas de sujeira e depois uma flanela especial de microfibra. Com água forte, vai existir o atrito na pintura, então é melhor (a seco) do que lava jato normal”, explica.

 

4

LIMPEZA DE RESÍDUOS MOLHADOS

O uso de água, no entanto, pode ser inevitável no caso de crostas de sujeira características de rallys ou sujeira de suor, vômito ou xixi no estofado, por exemplo. “Tem que lavar por causa do mau cheiro e depois hidratar o banco”, aponta João Bernadino. 

 

lorena marcello

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