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O que faz uma empresa low cost escolher determinado destino?
Economia

O que faz uma empresa low cost escolher determinado destino?

Aviação. Companhias estrangeiras
Edição Impressa
Tipo Notícia

O especialista em transporte aéreo, Adalberto Febeliano, explica que, apesar do atual momento da economia, o País sempre foi um mercado em potencial para as companhias aéreas estrangeiras por conta do seu tamanho. Só não houve uma investida maior antes por conta das restrições de legislação. Cenário que muda com a flexibilização das regras para comercialização do serviço de bordo, como o despacho de bagagem. "O baixo preço de passagem oferecido é reflexo de uma estrutura de negócio mais enxuta", observa.

 

Ele pondera que, no caso de Fortaleza, há uma vantagem competitiva de ser mais próxima da Europa, o que reduz os gastos das companhias com combustível e as horas de voo. Porém, a escolha do destino vai depender muito da estratégia de cada empresas, se o foco será no volume de passageiros, o que beneficia mais o Sudeste, ou em nichos específicos, como o do turismo de lazer.

 

A oferta feita pelos aeroportos e estados também contribui para atrair as aéreas. "Estão habituadas a trabalhar com subsídios dos aeroportos e das cidade onde voam. Normalmente em dinheiro. No Brasil, não me parece possível isso. Então, entraria mais propostas de propaganda e promoção cooperada que tenham apelo maior", diz..

 

O professor de cenários econômicos do Centro Universitário Internacional Uninter, Cleverson Pereira, pontua que, embora haja isenção de impostos para combustíveis nos voos internacionais, a tributação é um fator que pesará caso essas empresas decidam também atuar como low cost no mercado doméstico. "A carga tributária é alta no Brasil. É preciso avaliar a estrutura dos aeroportos, se há alternativas para comportar a demanda", destaca.

 

Como ainda não há companhias low cost operando no Brasil e as empresas não detalharam como pretendem atuar, ele afirma que não é possível dizer quanto mais barato poderão ser os voos, ou mesmo se seguirão o padrão na Europa, que é, em média, 30% a menos do que o oferecido pelas demais companhias, mas ele acredita que a redução ainda não será neste patamar.

"Acho que deve chegar inicialmente a 10 ou 15%. O tipo de aeronave deve ser o mesmo, o que vai mudar mais é em relação aos serviços já que tudo é comercializado à parte, do despacho à impressão de bilhete de check-in", acrescenta.

 

O QUE É

Uma companhia low cost oferece baixas tarifas eliminando custos derivados de serviços tradicionais aos passageiros, baseando-se na simplicidade do serviço sem distinção de classes

 

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