Logo O POVO+
Safra de grãos deve crescer 24% no Estado
Economia

Safra de grãos deve crescer 24% no Estado

| NESTE ANO |
Edição Impressa
Tipo Notícia

 

A safra de grãos no Ceará deve fechar 2018 em 661.525 toneladas. O volume é 24,42% maior em relação ao total obtido em 2017, de 531.696 toneladas. Os dados são da oitava estimativa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta ainda um incremento de 34,27% ante o que foi previsto no início do ano.

 

O analista do IBGE Ceará, João Vitor da Silva, diz que, embora ainda sejam dados preliminares, já que o resultado só sai em dezembro, é possível observar melhora dos indicadores.

 

"Neste mês, já podemos ter uma boa estimativa da safra de grãos, já que a colheita dos produtos de primeira safra está praticamente finalizada. E o que a gente observa é que a melhora no cenário de chuvas contribuiu para este cenário", afirma.

 

No caso da produção de milho de sequeiro, que representa 74,46% do total da safra cearense, dos 183 municípios que produzem o alimento, apenas 15 ainda não atualizaram o rendimento. Dos que atualizaram, 129 cidades apresentaram crescimento da expectativa de produção em relação à safra passada.

 

Houve destaque também para produção de arroz irrigado, arroz de sequeiro, feijão-de-corda de primeira safra, feijão de arranca de primeira safra, sorgo granífero, algodão herbáceo de sequeiro e amendoim. Em relação às frutas frescas, dos 21 produtos pesquisados, dez sinalizam alta.

 

Com isso, a expectativa do IBGE é que a produção de frutas frescas no Ceará seja 10,63% maior que a do ano anterior, chegando a 881.950 toneladas neste ano.

 

No Brasil, a previsão é que que a safra de cereais chegue a 225,8 milhões de toneladas, 6,2% a menos do que em 2017.

 

NÚMEROS

 

661,5

mil toneladas é a estimativa do IBGE para o volume da safra do Ceará neste ano

 

34,2%

é a alta na previsão para a safra do Estado em 2018, ante estimativa inicial

 

O que você achou desse conteúdo?