Rodrigo Pessoa no hipismo das Olimpíadas: quem é o brasileiro recordista

Rodrigo Pessoa busca sua quarta medalha olímpica no salto individual. Com 32 anos de carreira, ele é o brasileiro com mais participações nos Jogos Olímpicos

Presente nas Olimpíadas desde 1992, em Barcelona, o atleta de hipismo Rodrigo Pessoa é o brasileiro com mais participações na história dos jogos, com oito participações.

Hoje, com 51 anos de idade, ele vai disputar a final do salto individual no hipismo nesta terça-feira, dia 6, podendo conquistar sua quarta medalha olímpica.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em sua primeira disputa, ele quebrou o recorde de competidor mais jovem na modalidade. Sua primeira medalha veio na edição subsequente, em Atlanta, no ano de 1996. No salto em equipe, ele conquistou a primeira medalha de bronze, feito que se repetiu em Sydney, no ano 2000.

Após vídeo maltratando cavalo, campeã olímpica de hipismo é suspensa das Olimpíadas; ENTENDA

Rodrigo Pessoa teve sua última conquista olímpica em 2004, e esta foi a mais especial. Em Atenas, o cavaleiro conquistou seu primeiro e único ouro, tornando-se o primeiro brasileiro a obter esse feito no hipismo em salto individual, considerado um dos esportes mais antigos dos jogos olímpicos.

Apesar da longa e duradoura trajetória de Rodrigo, na oportunidade de competir em casa, no Rio 2016, ele optou por ficar fora da competição, visto que negou integrar a equipe reserva que disputaria a Olimpíada do Rio, cedendo sua vaga a Felipe Amaral.

Rodrigo Pessoa nas Olimpíadas: conheça o cavaleiro

Com 32 anos de jogos olímpicos, Rodrigo Pessoa teve sua primeira influência no esporte desde cedo, visto que é filho de Nelson Pessoa, com quem competiu na sua estreia em Jogos Olímpicos, em Barcelona 1992.

Snoop Dogg acompanha final do hipismo vestido de cavaleiro; VEJA

Apesar de não ter nascido em solo brasileiro - na época de seu nascimento sua família estava na França -, ele optou por representar a equipe verde e amarela.

Inclusive, na edição de 2012, quando completou 20 anos de disputa em jogos, foi o porta-bandeira do Brasil durante o desfile de abertura em Londres.

Confira em quais jogos Rodrigo Pessoa disputou:

  • Barcelona 1992
  • Atlanta 1996 - Bronze (Saltos em equipe)
  • Sydney 2000 - Bronze (Saltos em equipe)
  • Atenas 2004 - Ouro (Salto individual)
  • Pequim 2008
  • Londres 2012
  • Tóquio 2020
  • Paris 2024

Rodrigo Pessoa nas Olimpíadas: classificação para as finais do hipismo

Durante as classificatórias para as finais em Paris 2024, Rodrigo Pessoa ficou na 17ª colocação, garantindo uma vaga na final do salto individual, concluindo a prova com 77s03. A final acontecerá nesta terça-feira, dia 6, às 5 da manhã (horário de Brasília).

Além de Pessoa, o brasileiro Stephan Barcha garantiu vaga na fase decisiva ao completar o percurso sem faltas em 76s03, ficando na 13ª colocação. Yuri Mansur terminou apenas na 62ª posição e foi eliminado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar