Cerimônia de Abertura ao vivo das Olimpíadas de Tóquio, hoje; acompanhe

A partir de 8 horas (horário de Brasília) de hoje, sexta, 23 de julho (23/07), você pode acompanhar online via Twitter do O POVO, nesse mesmo link, a cobertura ao vivo da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Tóquio 2021

A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Tóquio 2021 acontece hoje, sexta-feira, dia 23 de julho (23/07), às 8 horas (horário de Brasília). Você pode assistir ao vivo à transmissão na televisão, nos canais TV Globo, Bandsports e SporTV, ou acompanhar online a cobertura do O POVO via Twitter no player abaixo - que estará disponível assim que começar o evento - ou clicando aqui.  

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ketleyn Quadros e Bruninho serão porta-bandeiras do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. Ketleyn conquistou medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. A judoca ficou fora das duas últimas edições do torneio e será a terceira mulher e terceira atleta da modalidade a receber a missão de porta-bandeira do Time Brasil. Bruninho, por sua vez, soma três medalhas olímpicas: duas de prata e uma de ouro, na Rio 2016. O levantador será o primeiro atleta do vôlei a carregar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura. 


Diretor da Cerimônia de Abertura é demitido

O diretor da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Kentaro Kobayashi, foi demitido da organização horas antes do evento. O afastamento foi confirmado pelo comitê organizador das Olimpíadas.

Kobayashi tem carreira como comediante, e durante a semana um vídeo viralizou na internet, de uma apresentação de 1998, em que o agora ex-diretor faz uma piada sobre o Holocausto. Oficialmente, ele pediu demissão, mas a organização do evento exigiu sua saída após a divulgação do vídeo.

Outros diretores de Tóquio 2021 já foram demitidos

Não é o primeiro caso de executivos dos Jogos Olímpicos de Tóquio sendo afastados de suas funções por polêmicas. Ao menos três outros diretores do evento já foram demitidos nos últimos meses.

Em fevereiro deste ano, o ex-primeiro-ministro do Japão e então presidente do comitê organizador das Olimpíadas de Tóquio, Yoshiro Mori, deixou a equipe do evento após comentários considerados machistas. No mês seguinte, Hiroshi Sasaki, diretor criativo dos Jogos, renunciou por sugerir que a artista Naomi Watanabe aparecesse vestida de porco na Cerimônia de Abertura.

Na segunda-feira, 19, o compositor do evento de abertura, Keigo Oyamada, também pediu demissão do cargo. A renúncia aconteceu após a divulgação de entrevistas antigas do músico, em que ele revelava ter ofendido colegas com deficiência.

Cerimônia Abertura terá imperador do Japão

A Agência da Casa Imperial divulgou nesta terça-feira que o imperador do Japão, Naruhito, participará da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio na próxima sexta-feira, quando, no papel de presidente honorário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2020, deve declarar oficialmente a abertura do evento.

No entanto, apesar da presença confirmada do imperador, ao ser perguntado sobre a sua participação, um chefe da Agência não confirmou à AFP se Naruhito irá participar de fato.

A expectativa pela participação do imperador como além de um espectador se deve, também, ao fato de seu pai, Akihito, ter declarado abertos os Jogos de Inverno de Nagano, em 1998, e de seu avô, Hirohito, ter feito o mesmo nos Jogos de Verão de Tóquio, em 1964, e nos Jogos de Inverno de Sapporo, em 1972.

Naruhito, porém, não estará acompanhado da imperatriz Masako. Ele estará ao lado de algumas centenas de personalidades japonesas e estrangeiras, uma vez que a cerimônia, assim como quase todas as competições nos Jogos de Tóquio, acontecerá sem a participação do público.

O imperador do Japão não tem poder político, mas é figura simbólica para o país. Assim, um dia antes da abertura oficia das Olimpíadas, Naruhito deve receber altos funcionários do Comitê Olímpico Internacional (COI), incluindo o presidente Thomas Bach, no Palácio Imperial na quinta-feira.

No dia seguinte, antes da cerimônia de abertura, líderes estrangeiros terão um encontro com o imperador. As informações são da rede de televisão pública japonesa, NHK.

Curiosidades das Olimpíadas

+ Onde e como surgiram as Olimpíadas

+ O que representa a Tocha Olímpica

+ Quanto custou as Olimpíadas de Tóquio

+ Quais as modalidades terão nos Jogos Olímpicos

+ Quais países participarão dos Jogos Olímpicos

+ Olimpíadas de Tóquio: quem são os favoritos

Olimpíadas de Tóquio: últimas notícias

+ Saiba o motivo da Rússia não ser representada nas Olimpíadas de Tóquio

+ Ciclista mexicana desiste de competir nas Olimpíadas de Tóquio devido a problema administrativo

+ Quadro de medalhas das Olimpíadas de Tóquio 2021; veja como está

+ Jogos de futebol das Olimpíadas: veja calendário com dia e horário

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cerimônia abertura ao vivo cerimônia abertura olimpíadas assistir abertura olimpíadas ao vivo cerimônia de abertura olimpíadas olimpiadas ao vivo assistir olimpiadas olimpíadas de tóquio olimpíadas 2021

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar