Tóquio 2020: abertura terá presença do imperador do Japão

Naruhito, porém, não estará acompanhado da imperatriz Masako.

A Agência da Casa Imperial divulgou nesta terça-feira que o imperador do Japão, Naruhito, participará da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio na próxima sexta-feira, quando, no papel de presidente honorário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2020, deve declarar oficialmente a abertura do evento.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No entanto, apesar da presença confirmada do imperador, ao ser perguntado sobre a sua participação, um chefe da Agência não confirmou à AFP se Naruhito irá participar de fato.

 

A expectativa pela participação do imperador como além de um espectador se deve, também, ao fato de seu pai, Akihito, ter declarado abertos os Jogos de Inverno de Nagano, em 1998, e de seu avô, Hirohito, ter feito o mesmo nos Jogos de Verão de Tóquio, em 1964, e nos Jogos de Inverno de Sapporo, em 1972.

 

Naruhito, porém, não estará acompanhado da imperatriz Masako. Ele estará ao lado de algumas centenas de personalidades japonesas e estrangeiras, uma vez que a cerimônia, assim como quase todas as competições nos Jogos de Tóquio, acontecerá sem a participação do público.

 

O imperador do Japão não tem poder político, mas é figura simbólica para o país. Assim, um dia antes da abertura oficia das Olimpíadas, Naruhito deve receber altos funcionários do Comitê Olímpico Internacional (COI), incluindo o presidente Thomas Bach, no Palácio Imperial na quinta-feira.

 

No dia seguinte, antes da cerimônia de abertura, líderes estrangeiros terão um encontro com o imperador. As informações são da rede de televisão pública japonesa, NHK.

 

No fim de junho, com a aproximação das Olimpíadas, o chefe da Agência da Casa Imperial, Yasuhiko Nishimura, disse à imprensa que Naruhito estava muito preocupado com o aumento dos casos de covid-19, temor compartilhado com grande parte da população japonesa. Mais tarde, o governo japonês minimizou a declaração, estimando que Nishimura apenas expressou seus próprios sentimentos.

 

Por causa da impopularidade dos Jogos de Tóquio para parcela significativa dos japoneses, segundo mostram pesquisas, a gigante automobilística Toyota, uma das grandes patrocinadoras do movimento olímpico, anunciou na segunda-feira que seus executivos não comparecerão à cerimônia de abertura. Segundo a imprensa local, outros líderes de patrocinadores japoneses, como a Panasonic ou a gigante das telecomunicações NTT, também evitarão a cerimônia com um gesto semelhante.

 


 

 

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pandemia Japón vírus cerimônia realeza 2021 2020 Oly Hirohito Naruhito do Japão Thomas Bach Akihito do Japão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar