PUBLICIDADE
Olimpíadas
NOTÍCIA

Saiba o motivo da Rússia não ser representada nas Olimpíadas de Tóquio

O esporte do país foi punido com suspensão em competições oficiais por causa de um escândalo de doping

Gabriel Lopes
13:42 | 22/07/2021
A Rússia não poderá ser representada nos Jogos Olímpicos de 2021, em Tóquio. Os atletas russos competirão sob bandeira neutra (Foto: AFP)
A Rússia não poderá ser representada nos Jogos Olímpicos de 2021, em Tóquio. Os atletas russos competirão sob bandeira neutra (Foto: AFP)

A Rússia tem grande tradição nos Jogos Olímpicos, desde os tempos de União Soviética, com mais de 400 medalhas ao longo da história, sem contar o período soviético. Contudo, na edição de 2021 das Olimpíadas, em Tóquio, a bandeira russa não será representada, muito menos o hino do país será tocado. Isso deve-se a uma punição da Corte Arbitral do Esporte (CAS), confirmada pela Agência Russa de Antidoping (RUSADA), que suspendeu definitivamente a Rússia de competições oficiais nos anos de 2021 e 2022.

Contudo, há a permissão para atletas russos competirem nas Olimpíadas, que vão atuar sob bandeira neutra, a dos "Atletas Olímpicos Russos". Eles devem provar que não fizeram parte do esquema de doping e que não utilizaram nenhuma substância proibida.

Mais de 330 desportistas russos estarão no Japão para a disputa dos Jogos. Eles serão creditados com a sigla "ROC", que significa "Russian Olympic Comittee", "Comitê Olímpico Russo", em português.

Vale lembrar que nos Jogos do Rio, em 2016, a participação de competidores russos no atletismo foi proibida. Além disso, em 2018, nos Jogos de Inverno de Pyeongchang, os atletas da Rússia já atuaram sob bandeira neutra, cumprindo decisão liminar sobre este caso. Ainda há discussão se haverá permissão para a Rússia atuar na Copa do Mundo de 2022.

O esquema de doping russo, que teve suporte governamental, foi exposto ao mundo no fim de 2014, em um documentário alemão. Desde então, atletas foram banidos, medalhas confiscadas e pessoas foram presas, além da proibição da representação da Rússia em competições oficiais.