Renato Paiva será o terceiro técnico estrangeiro a comandar o Fortaleza
Comandante português será o primeiro europeu a assumir o Tricolor na história, sucedendo o argentino Juan Pablo Vojvoda
O português Renato Manuel Alves Paiva será o terceiro estrangeiro e o primeiro europeu a assumir o comando técnico do Fortaleza. Antes, o clube do Pici teve apenas dois argentinos como treinadores "gringos": Dante Bianchi e Juan Pablo Vojvoda.
Ex-jogador, Bianchi esteve à frente do Tricolor em 1964. Ele também passou por outras equipes do Nordeste, como América-RN, ABC, Sport, Vitória e Bahia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já em 2021, o Leão contratou Vojvoda, que se tornou o técnico com mais partidas no comando da equipe e um dos maiores ídolos do clube. O argentino fez 310 jogos, conquistou cinco títulos (três do Campeonato Cearense e dois da Copa do Nordeste), levou o Fortaleza à Copa Libertadores três vezes e foi vice-campeão da Sul-Americana de 2023.
Leia mais
O sucessor de Vojvoda, demitido na última segunda-feira, 14, será o primeiro técnico europeu da história tricolor. Renato Paiva foi anunciado pelo clube nesta quinta-feira, 17, com contrato até dezembro de 2026.
O português já teve três trabalhos na América do Sul, sendo duas no Brasil: comandou o Independiente del Valle, do Equador, entre 2021 e 2022; treinou o Bahia em 2023; e esteve à frente do Botafogo durante quatro meses na atual temporada.
Técnicos estrangeiros da história do Fortaleza:
- Dante Bianchi (argentino): 1964
- Juan Pablo Vojvoda (argentino): 2021 a 2025
- Renato Paiva (português): 2025