Enderson justifica ausências do Fortaleza em Teresina e projeta retornos diante do Bahia

Comandante tricolor explica situações de Daniel Guedes, Felipe e Romarinho, vê Ronald em "processo de maturação" e quer força máxima contra o Esquadrão

Após a vitória por 2 a 1 sobre o 4 de Julho-PI, no último sábado, 27, no estádio Albertão, em Teresina, pela sexta rodada da Copa do Nordeste, o técnico Enderson Moreira encarou uma sabatina na entrevista coletiva sobre a ausência de jogadores no duelo e projetou retornos no próximo confronto, diante do Bahia.

Ainda sem Tinga, que se recupera de estiramento muscular grau um, sofrido na vitória por 1 a 0 sobre o Caxias-RS, pela Copa do Brasil, o treinador improvisou outra vez na lateral direita. Desta vez, a função ficou a cargo do volante Éderson. Anunciado no início deste mês, Daniel Guedes ainda condiciona a parte física, enquanto Yago Pikachu foi poupado após estrear contra o Santa Cruz-PE.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Quando ele (Daniel Guedes) chegou aqui, já era previsto isso, já foi conversado com toda a direção que ele demandaria um tempo maior para se condicionar. A gente já sabia disso, já foi conversado. A gente tentou para esse jogo, ainda não era o momento. Mas a partir da próxima semana ele já vira uma opção para poder participar normalmente do jogo. O Yago Pikachu, a gente usou no último jogo, mas o muito tempo de inatividade dele fez com que não fosse seguro trazê-lo para um jogo assim, pela dificuldade do adversário, pelo pouco tempo de recuperação de um jogo para o outro, a gente teve que esperar um pouco", justificou o comandante tricolor.

Preterido desde o início desta temporada, o volante Ronald figurou mais uma vez no banco de reservas e não foi acionado. Enderson admitiu que a queda de rendimento na reta final do Campeonato Brasileiro teve peso para a perda de espaço e deixou em aberto a possibilidade de utilizar o camisa 14 nas próximas partidas.

"O Ronald é um jogador muito promissor, a gente acredita e confia muito. No finalzinho do ano passado, ele teve alguns momentos em que não conseguiu desempenhar da maneira que eu acho que ele pode desempanhar. Ele está em um processo de maturação. Teve um ou outro momento que a gente precisava também observar outros atletas, a gente já conhece (o Ronald). É um jogador que está totalmente integrado, que a gente confia muito, acredita muito. Um jogador de ótima capacidade, esteve muito perto de entrar hoje (sábado), muito perto, mas a gente teve que fazer algumas modificações em função de alguns desgastes e aí não teve condição de colocá-lo", explicou.

Por fim, o técnico sobre outras ausências na lista de relacionados. Além do zagueiro Juan Quintero, poupado, o goleiro Felipe Alves, o volante Felipe e o atacante Romarinho também não viajaram para Teresina. Enderson Moreira explicou que o meio-campista aprimora a parte física após se recuperar de tendinite, enquanto o camisa 20 foi preservado pela condição do gramado - além da negociação em andamento com o Yokohama Marinos, do Japão.

"O Felipe não treina normalmente desde o dia 11. Não sei onde alguém conseguiu essa informação, isso não é verdade. Ele teve um período inativo grande, iniciou os trabalhos com bola a partir do dia 11, mas tem muitos aspectos físicos que ele precisava desenvolver. Então, a conversa com o Felipe não é uma coisa da comissão técnica, é uma conversa muito com o jogador também. E a partir dessa semana ele entra realmente em condições de poder participar já do nosso grupo. Infelizmente, a gente não contou com ele no início da temporada. É um jogador que a gente gosta muito, tem perspectiva muito boa, um jogador já com reconhecimento de todos pela sua qualidade, mas, infelizmente, não estava em condições devido a uma lesão. A gente tem que respeitar. Não é a minha vontade. Eu já queria estar contando com o Felipe há muito tempo, porque se trata de um jogador sempre muito qualificado", afirmou.

"O Romarinho... A gente verificou um pouquinho a questão do gramado, do estilo de jogo. O Romarinho é um jogador com ótima qualidade técnica, de muita mobilidade. Foi uma opção em função dessa dificuldade. O Romarinho voltou a jogar no último jogo, é um jogador que a gente tem muita expectativa também. Veio de uma lesão no finalzinho do ano passado, desde então não conseguiu fazer ainda aquilo que ele sabe fazer, mas é uma questão de a gente ter tranquilidade para que ele possa, no tempo certo, retomar a sua forma, porque é um grande jogador", emendou.

Com 11 pontos, o Leão do Pici reassumiu a liderança do Grupo B do Nordestão. O próximo compromisso será diante do Bahia, sábado, 3, a partir das 16 horas, na Arena Castelão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza esporte clube enderson moreira 4 de julho x fortaleza copa do nordeste fortaleza x bahia daniel guedes yago pikachu felipe ronald romarinho

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar