Após polêmicas, TJDF terá eleição em julho e vê disputa interna pela presidência

Fred Bandeira deixará o cargo no próximo mês, quando Tribunal terá pleito para presidente e vice. Luciano Bezerra, Waldir Xavier e Roberto Vieira despontam como candidatos

No centro das polêmicas que envolveram o Campeonato Cearense de 2022, o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE) terá novo comando em breve. Às vésperas do fim do mandato do atual presidente, Frederico Bandeira, o Tribunal terá eleições no mês de julho e tem disputa interna entre três nomes para o cargo máximo, apurou o Esportes O POVO.

O advogado Fred Bandeira ocupa o posto pela segunda vez. Foi presidente de 2016 a 2018 e eleito outra vez em julho de 2020, com mandato até a primeira quinzena do próximo mês. Neste ano, o TJDF chegou a tentar paralisar o Estadual em razão das denúncias de supostas manipulações de resultados em jogos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O imbróglio chegou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em razão dos recursos dos clubes semifinalistas (Caucaia, Ferroviário, Fortaleza e Iguatu) e Federação Cearense de Futebol (FCF). Na semana passada, a instância superior validou os resultados da competição e determinou inspeção no TJDF devido à condução do caso. As ações do Tribunal local foram questionadas e criticadas no julgamento no Rio de Janeiro.

O caso, inclusive, gerou trocar de farpas entre o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, e Fred Bandeira. Na ocasião, o mandatário tricolor questionou a indicação de Bandeira à presidência do Tribunal. O presidente do órgão retrucou e lamentou o "ataque pessoal".

Em meio a este cenário, o órgão passará por processo eleitoral para definição e presidente e vice. De acordo com o regimento interno da corte, o pleito é realizado com voto secreto dos auditores, sendo necessário quórum mínimo de cinco presentes, incluindo o atual presidente, para a votação.

No momento, três membros do Tribunal se mobilizam pela candidatura à presidência: o vice-presidente Luciano Bezerra, o vice-presidente administrativo Waldir Xavier e o auditor Roberto Vieira, todos do Pleno.

Luciano Bezerra foi o relator do processo acerca do Estadual e deve receber o apoio de Fred Bandeira no pleito. Já Waldir Xavier foi o relator do inquérito de manipulação de jogos no certame local, que teve oito denunciados pela Procuradoria pelo suposto envolvimento em combinações.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tjdf futebol cearense bastidores eleições presidente fred bandeira luciano bezerra waldir xavier roberto vieira tribunal de justiça desportiva do ceará justiça desportiva sjtd

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar