Após ofício da CBF, Sejuv explica trabalho de manutenção do gramado do Castelão

Secretaria de Esporte e Juventude do Governo do Estado envia nota acerca dos serviços no campo da praça esportiva e informa que intervalo no calendário nesta semana permitiu novo procedimento

Depois do ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acerca da condição do gramado da Arena Castelão, a Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) do Governo do Estado do Ceará explicou, em nota enviada ao Esporte O POVO, nesta quarta-feira, 25, como funciona o trabalho de manutenção do campo.

O texto explica que os serviços são "realizados diariamente para minimizar os danos causados pelas alta sequência de jogos", a exemplo de "descompactações, drenos verticais, adubações constantes, para conseguir suportar a carga de partidas".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No momento, a administração da praça esportiva aproveita o intervalo sem jogos para aprimorar o gramado, juntando dois tipos de grama. A previsão é que, dentro de uma semana, haja melhora em "resistência e aspecto visual".

Neste meio de semana, o estádio não receberá partidas. O último duelo foi entre Fortaleza x Fluminense, no último domingo, 22, e o próximo será no sábado, 28, entre o Tricolor e o Juventude, ambos pelo Campeonato Brasileiro.

No dia 12 deste mês, a CBF enviou ofício expondo "preocupação" com o campo do Gigante da Boa Vista e solicitando um planejamento de manutenção em meio ao calendário de jogos de Ceará e Fortaleza — a Sejuv alega que recebeu o documento apenas na última terça-feira, 24.

No final de 2021, a Sejuv pretendia fechar o estádio para reformar por cerca de 90 dias, mas os clubes se opuseram em razão do calendário. Desta forma, foi realizado um serviço de revitalização entre o final do ano e o começo desta temporada. A medida, entretanto, surtiu pouco efeito. As críticas se intensificaram, inclusive por parte das equipes visitantes.

Confira a íntegra da nota da Sejuv:

"A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) informa que recebeu, nessa terça-feira (24), ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a situação do gramado da Arena Castelão. Os trabalhos técnicos no gramado da Arena Castelão continuam sendo realizados diariamente para minimizar os danos causados pelas alta sequência de jogos, já estamos com 35 jogos realizados até maio de 2022. Essa quantidade de partidas equivale a de outros gramados utilizados na Série A do Campeonato Brasileiro para uma temporada inteira, havendo apenas um time jogando. Este ano, somado à grande escala de jogos, chuvas fortes por um período maior que o habitual no estado têm também impactado no campo de jogo. Têm sido feitos processos, como descompactações, drenos verticais, adubações constantes, para conseguir suportar a carga de partidas.

Atualmente, aproveitando cinco dias sem jogos, estão sendo feitos trabalhos de preparo do gramado para receber a grama ryegrass para associar com a grama bermuda celebration. Com isso, haverá mais resistência neste período. O trabalho consiste em cortes mais agressivos, sendo mais baixos, para estar pronta a receber a semente que, no solo, fará o processo de germinação e grow-in (desenvolvimento da grama). Assim, após 6 a 7 dias, teremos a ryegrass crescendo junto à bermuda, melhorando resistência e aspecto visual."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

arena castelão gramado campo sejuv cbf ofício calendário estádio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar