CBF expõe "preocupação" com condição do gramado do Castelão em meio a calendário cheio

Entidade nacional enviou ofício no último dia 12 acerca da situação do campo do estádio e solicitou planejamento sobre a manutenção, ainda sem retorno da Secretaria do Esporte e Juventude

Alvo de críticas de jogadores, treinadores e torcedores nos últimos meses, o gramado da Arena Castelão também virou motivo de preocupação na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Em ofício enviado no dia 12 deste mês, ao qual o Esportes O POVO teve acesso, a entidade externou "preocupação" com a situação e solicitou um planejamento de manutenção do campo em meio ao calendário cheio de Ceará e Fortaleza.

O documento, assinado pelos recém-empossados diretor de competições, Julio Avellar, e diretora de infraestrutura, Luísa Rosa, foi enviado à Federação Cearense de Futebol (FCF) e encaminhado à Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) do Governo do Estado e aos dois clubes. Até o momento, cerca de dez dias depois, ainda não houve retorno à CBF.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A entidade máxima do futebol nacional informa que tomou "ciência sobre a condição atual do gramado" e fala em "preocupação com a sequência da utilização do estádio para todas as competições que as equipes locais estão envolvidas".

Alvinegros e tricolores estão em disputa de competições nacionais (Série A e Copa do Brasil) e internacionais (Libertadores e Sul-Americana) atualmente, o que movimenta o calendário da praça esportiva com uma ou duas partidas por semana, geralmente.

Em busca de uma solução, os dirigentes da CBF pedem para se "apresentar um planejamento de manutenção do gramado da Arena Castelão, visando uma urgente evolução na qualidade, sem prejudicar o desenvolvimento das competições".

Desde o ano passado, o campo do Gigante da Boa Vista virou motivo de preocupação e insatisfação. O então goleiro do Fortaleza, Felipe Alves, por exemplo, chegou a arrancar uma placa de grama da grande área em um Clássico-Rei da Copa do Brasil. Jogadores do Leão e do Vovô se mobilizaram nas redes sociais à época em pedido por melhorias.

No final de 2021, a Sejuv pretendia fechar o estádio para reformar por cerca de 90 dias, mas os clubes se opuseram em razão do calendário. Desta forma, foi realizado um serviço de revitalização entre o final do ano e o começo desta temporada. A medida, entretanto, surtiu pouco efeito. As críticas se intensificaram, inclusive por parte das equipes visitantes.

Em partidas debaixo de chuva — ou após fortes chuvas —, a condição deteriorada do gramado se acentua. A final da Copa do Nordeste entre Fortaleza x Sport, por exemplo, foi disputada em um gramado prejudicado, especialmente no segundo tempo. O duelo entre o Leão do Pici e o Fluminense-RJ, no último domingo, 22, também expôs a atual condição do campo.

Confira a íntegra do ofício da CBF:

"Cumprimentando-o cordialmente, servimo-nos do presente para informar que tomamos ciência sobre a condição atual do gramado da Arena Castelão e demonstramos preocupação com a sequência da utilização do estádio para todas as competições que as equipes locais estão envolvidas.

Assim sendo, manifestamos nossa preocupação quanto a sequência de jogos e a utilização repetidamente da Arena. Diante disso, solicitamos por gentileza a possibilidade de nos apresentar um planejamento de manutenção do gramado da Arena Castelão, visando uma urgente evolução na qualidade, sem prejudicar o desenvolvimento das competições e também preservar a segurança dos atletas e qualidade técnica dos jogos disputados.

Desde já agradecemos a atenção e colaboração e aproveitamos a oportunidade para renovar nossos protestos da mais elevada estima e distinta consideração."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cbf confederação brasileira de futebol gramado campo arena castelão ceará sporting club fortaleza esporte clube calendário manutenção reforma fcf sejuv governo do estado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar