Clubes e FCF entregam protocolo ao Governo do Estado por volta do público aos estádios

Com pedido de liberação de 40% de público nos jogos, Ceará, Fortaleza e Federação Cearense de Futebol enviam documento e aguardam parecer do Governo

O protocolo elaborado por Ceará, Fortaleza e Federação Cearense de Futebol (FCF) acerca da liberação de torcida nos estádios já está nas mãos do Governo do Estado. Os clubes e a entidade responsável pelo futebol local encaminharam o documento, que solicita liberação de 40% de público nos jogos, e aguardam o parecer, apurou o Esportes O POVO.

No início desta semana, dirigentes de Vovô e Leão se reuniram com a Federação para finalizar o protocolo, que já era discutido há algumas semanas. As partes estabeleceram o pedido de liberação de 40% da capacidade do estádio seguindo dois requisitos: imunização completa pela vacina (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) ou teste PCR para Covid-19 em até 48 horas antes da partida.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No caso da Arena Castelão, palco dos jogos de alvinegros e tricolores, seriam cerca de 24 mil pessoas com acesso - a capacidade total atual do estádio é de 60 mil torcedores.

Protocolo do futebol cearense para volta da torcida aos estádios:

  • Liberação de 40% de público
  • Torcedores imunizados pela vacina ou testados até 48 horas antes do jogo

O documento foi enviado à Secretaria de Saúde do Governo, e os clubes e a FCF têm a expectativa de que o tema entre em pauta na reunião semanal do Comitê estadual de combate à pandemia, na próxima sexta-feira, 6, apurou o Esportes O POVO.

Com relação de parceria fora dos gramados, Ceará e Fortaleza já conversavam sobre a volta do público há alguns meses e se movimentavam nos bastidores. Uma empresa de tecnologia chegou a firmar parceria para disponibilizar um aplicativo que controlaria a entrada dos torcedores no estádio de acordo com o protocolo - a operação deverá ser assumida pelos próprios clubes, no entanto.

No mês passado, a Federação e os dois clubes chegaram a marcar uma reunião com a Secretaria de Saúde para discutir a possibilidade de público no Clássico-Rei da Série A, no último dia 1º, mas o pleito perdeu força sem retorno do Estado e sem apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A entidade máxima do futebol nacional planeja libera a presença de público nas competições que organiza a partir das quartas de final da Copa do Brasil, no final deste mês de agosto - o que incluiria o Fortaleza. Em paralelo, o Flamengo-RJ recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e conseguiu liminar para ter público nas partidas como mandante em torneios nacionais, o que irritou a CBF em razão de decisão coletiva dos clubes sobre o tema antes da Série A.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará sporting club fortaleza esporte clube federação cearense de futebol fcf governo do ceará governo do estado protocolo público jogos torcida campeonato brasileiro futebol cearense

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar