}else{}
Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Flamengo consegue liminar do STJD para ter público em partidas do Campeonato Brasileiro

Presidente do Tribunal, Otávio Noronha, concede liminar que autoriza Rubro-Negro a ter torcida em jogos da Série A no Maracanã conforme exigência das autoridades locais
20:09 | Ago. 04, 2021
Autor - Gazeta Esportiva
Foto do autor
- Gazeta Esportiva Autor
Tipo Noticia

A diretoria do Flamengo segue liderando o movimento pela volta de público aos estádios de futebol no Brasil. Com a liberação da Prefeitura do Rio de Janeiro para a presença de torcida no Maracanã, o clube quer poder vender ingressos para suas partidas do Campeonato Brasileiro.

Ao contrário da Confederação Sul-Americana, que liberou a presença de público desde que sejam respeitadas as regras locais, a CBF ainda não se posicionou. A entidade estuda a possibilidade para as quartas de final da Copa do Brasil, mas não há previsão sobre o Brasileirão.

Assim, a diretoria do Flamengo recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com uma medida cautelar e teve uma resposta positiva. Na tarde desta quarta-feira, o presidente do STJD, Otávio Noronha, concedeu liminar ao clube por entender que as exigências das autoridades locais devem ser cumpridas.

"Com efeito, a atuação da entidade de administração do desporto em suas deliberações acerca de medidas relacionadas ao combate à Pandemia COVID-19, deve ser pautada e limitada à luz das regras basilares do Estado Democrático de Direito e de fundamentos Republicanos do nosso sistema jurídico-constitucional. Não cabe em princípio, à Entidade de Administração do Desporto, se imiscuir e negar vigência à execução do conjunto de medidas adotadas pelo Estado, para a retomada gradual das atividades - inclusive com reflexos na economia - por lhe faltar, além de competência, o adequado respaldo técnico e a legitimidade atribuída aos governantes democraticamente eleitos" - afirmou Noronha em sua decisão.

O clube baseou sua argumentação na liberação da Prefeitura. Atualmente estão permitidos 10% da capacidade do estádio, mas esse percentual aumentará para 50% em setembro e 100% em outubro.

A CBF, entretanto, entende que a liberação desigual em locais diferentes causará um desequilíbrio na competição e deve recorrer da decisão.

Autorizado pela Conmebol, o Rubro-Negro contou com cerca de 6 mil presentes no duelo contra o Defensa y Justicia, pelas oitavas da Libertadores, em julho. No próximo dia 18 de agosto, está marcado o jogo de volta das quartas de final da competição continental, em Brasília. No duelo entre Flamengo e Olimpia, o estádio Mané Garrincha poderá receber 30% da capacidade, ou cerca de 20 mil pessoas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Hernanes agradece Sport pela chance e projeta parceria com Thiago Neves

Profeta rubro-negro
20:35 | Ago. 04, 2021
Autor Gazeta Esportiva
Foto do autor
Gazeta Esportiva Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Depois de rescindir com o São Paulo, Hernanes foi oficialmente apresentado como jogador do Sport nesta quarta-feira. O meio-campista agradeceu o clube pernambucano pela oportunidade e destacou que ainda tenho sonhos e objetivos para alcançar.

"Estou muito feliz para começar essa jornada e esse ciclo. Obrigado a todos, torcedores, diretoria e todos envolvidos na negociação. Como diz o nosso grandioso Alceu Valença, do qual eu sou fã, foi a saudade que me trouxe pelos braços. Ainda tenho sonhos e objetivos a alcançar. Quando estava para encerrar o ciclo anterior, eu pensava em qual cidade gostaria ou poderia viver e meu coração já falou Recife. Eu precisando de um lugar para mostrar meu futebol, e o Sport precisando o que eu tenho para oferecer. Foi uma conexão de momentos", disse o novo camisa 8.

O Profeta, como é apelidado, também aproveitou para comentar em qual posição ele deve atuar no Leão. Apesar de poder jogar em diversos setores do campo, ele revelou que os planos do técnico Umberto Louzer é colocá-lo como um terceiro homem de meio de campo, com liberdade para pisar na área dos rivais.

“Eu comecei como segundo volante no São Paulo, jogando com um sistema tático de três zagueiros, mas a cada ano que ia passando eu fui chegando mais a frente com menos determinações defensivas. Quando eu cheguei na Lazio eu já joguei quase como um segundo atacante. Eu jogava no 4-2-3-1 e estava atrás do atacante, como um 10, um segundo atacante. Joguei em várias posições. Mas eu venho para jogar”, afirmou.

“Conversei rapidamente com o Umberto Louzer e nos entendemos sobre a posição que ele me vê, a posição que ele me imagina que eu possa contribuir mais e como eu mostrei ao longo da minha carreira é que eu posso jogar em várias posições. Mas a posição que eu posso render mais, dependendo de vários fatores, eu já conversei com ele é o terceiro homem do meio de campo e sendo um 10 ou um 8, mas tendo um pouco mais de liberdade para chegar ao ataque e que desfrutar das minhas melhores características que é o chute a gol, o poder de finalização e assistência para o ataque”, completou.

Além de Hernanes, o Sport também conta com outro meia experiente no elenco. Trata-se de Thiago Neves, jogador que o ex-são-paulino conhece bem. Além de terem se enfrentado várias vezes, os dois já atuaram juntos pela Seleção Olímpica, em 2008.

"Sou fã. Admiro muito o futebol dele. Tivemos 40 dias de convívio durante as Olimpíadas, mas nos encontramos muito em campo jogando contra. Era sempre muito difícil, sempre deu muito trabalho. Poder jogar ao lado dele é um privilégio que facilita muito o jogo. Mas é uma questão do treinador, se ele vai conseguir poder escalar juntos ou um em detrimento do outro", falou.

Agora, o jogador de 36 anos vive a expectativa de estrear com a camisa rubro-negra. Para isso, no entanto, ele ainda terá que aprimorar a sua forma física, já que ele não entra em campo desde o dia 1 de junho.

“Eu já fiz todos os testes possíveis físicos ontem na minha chegada e estou fisicamente apto para treinar normalmente. Eu fiquei nesse intermédio de três semanas sem ter contato com bola e acredito que em duas semanas estarei pronto para Umberto me utilizar”, finalizou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Governo de São Paulo planeja liberar volta do público aos estádios a partir de 1º de novembro

Volta do público
20:13 | Ago. 04, 2021
Autor Gazeta Esportiva
Foto do autor
Gazeta Esportiva Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira que planeja liberar o retorno do público aos estádios de futebol a partir do dia 1º de novembro . No entanto, de início deve haver controle no número de torcedores e cuidados sanitários ainda deverão ser obrigatórios.

Estádios, assim como eventos, shows e pistas de danças voltarão a ter comercialização de ingressos. Os cuidados sanitários para o retorno das torcidas para as arquibancadas são: uso obrigatório de máscara em qualquer ambiente, respeito aos protocolos de higiene, distanciamento e 100% da população adulta presente com o esquema vacinal completo.

"A partir do dia 1º de novembro, nós teremos o segundo marco muito importante: 100% dos adultos do nosso estado terão acesso ao esquema vacinal completo e a meta é alcançar pelo menos 90% da população de São Paulo. A partir do dia 1º de novembro será permitido eventos com controle de público, mas que possam ter pessoas em pé e pista de dança. Lembrando que o distanciamento e o uso de máscaras seguirão obrigatórios", disse Patricia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico do Governo.

A última vez que o Estado de São Paulo recebeu partidas com público foi no final de fevereiro de 2020, ainda antes do surto da covid-19 no país. A liberação planejada pelo Governo segue a previsão do avanço da vacinação no estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ministérios publicam diretrizes para retorno às aulas presenciais

Educação
20:10 | Ago. 04, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os ministérios da Saúde e da Educação assinaram portaria hoje (4) com orientações para o retorno às aulas presenciais, suspensas com a pandemia de covid-19. A norma não obriga os estados e instituições federais, que possuem autonomia para definir seus calendários e a manutenção ou não do regime de ensino remoto.

Entre as recomendações para evitar a disseminação do novo coronavírus está o uso de máscaras por estudantes e profissionais que atuam nas unidades de ensino e higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel. No caso das máscaras, a indicação é que haja unidades suficientes para trocar a cada três horas (máscara de tecido) ou quatro horas (máscara cirúrgica).

Também é sugerido um distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas. Áreas comuns devem ser evitadas, como bibliotecas, pátios e quadras. As refeições devem ser feitas nas salas, e não nos refeitórios.

Os horários de chegada e saída, bem como o intervalo, devem ser escalonados, para evitar concentração de alunos nos corredores e nos pontos de acesso a cada unidade escolar. Não é recomendável a autorização da entrada de pessoas externas à escola.

O documento orienta que os alunos não utilizem o bebedouro, preferindo levar água de casa. Também deve-se evitar o compartilhamento de materiais. O guia dos ministérios coloca a importância de evitar aglomerações, tanto nas escolas quanto após as aulas.

As gestões de cada unidade de ensino devem reforçar a higienização das escolas e de seus espaços. Professores e gestores devem buscar manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas.

Se um estudante demonstrar sintomas de covid-19, deve procurar um posto de saúde. Os pais ou responsáveis devem avisar a escola nessas situações. A notificação também vale para o caso de o aluno ter contato com alguém que testou positivo para o novo coronavírus.

O guia de retorno às aulas do Ministério da Saúde coloca a importância de uma comunicação constante entre gestores, trabalhadores da educação, estudantes e familiares como forma de divulgar as ações de prevenção e facilitar a sua execução.

Ouça na Radioagência Nacional:


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Classificado, Fortaleza aguarda sorteio das quartas da Copa do Brasil na próxima sexta-feira

Data marcada
19:00 | Ago. 04, 2021
Autor Afonso Ribeiro
Foto do autor
Afonso Ribeiro Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Na próxima sexta-feira, 6, a partir das 15 horas, no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza o sorteio dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. Representante cearense classificado para esta fase do torneio, o Fortaleza conhecerá o próximo adversário e os mandos de campo dos duelos.

O Tricolor garantiu presença ao superar o CRB-AL por 1 a 0 nesta quarta-feira, 4, no estádio Rei Pelé, em Maceió - no jogo de ida, na Arena Castelão, já havia vencido por 2 a 1. O Leão igualou a campanha de 2001 e volta a disputar as quartas de final do mata-mata nacional após 20 anos.

Além da equipe do Pici, outros dois times já estão classificados: o Fluminense-RJ e o Grêmio-RS. O Tricolor das Laranjeiras despachou o Criciúma-SC, enquanto o time gaúcho passou pelo Vitória-BA.


Outros cinco confrontos ainda ocorrem nesta quarta, 4, e na quinta-feira, 5, para definir as próximas vagas: Atlético-GO x Athletico-PR, Juazeirense-BA x Santos-SP, Vasco da Gama-RJ x São Paulo, Bahia x Atlético-MG e ABC-RN x Flamengo-RJ.

Times classificados:

  • Fortaleza
  • Fluminense-RJ
  • Grêmio-RS

Outros jogos das oitavas de final:

  • Atlético-GO x Athletico-PR
  • Vasco da Gama-RJ x São Paulo
  • Bahia x Atlético-MG
  • ABC-RN x Flamengo-RJ
  • Juazeirense-BA x Santos-SP
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Com oito da LNF, seleção masculina de futsal é convocada para Mundial

Esportes
18:58 | Ago. 04, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O técnico Marquinhos Xavier anunciou nesta quarta-feira (4) a convocação da seleção brasileira masculina de futsal para o Campeonato Mundial da modalidade, que acontece entre 12 de setembro e 3 de outubro na Lituânia. Dos 16 jogadores chamados pelo treinador, oito atuam na Liga Nacional de Futsal (LNF), que é transmitida ao vivo pela TV Brasil aos domingos, sempre às 11h (horário de Brasília).

Atual campeão nacional, o Magnus Sorocaba-SP teve quatro convocados e é o time com mais representantes na lista: o goleiro Djony, o fixo Rodrigo e os alas Leozinho e Leandro Lino. O Joinville-SC possui dois integrantes na seleção: o goleiro Willian e o pivô Dieguinho. Do Corinthians-SP, vice da LNF em 2020, foi chamado o ala Lê. Maior vencedor da Liga, o Carlos Barbosa-RS marca presença com o pivô Rocha, que estava no Sporting (Portugal) e foi contratado recentemente.

Os demais convocados jogam na Europa. Cinco vêm da liga espanhola, sendo três do Barcelona: o ala Dyego e os fixos Ferrão e Pito. Além deles, o fixo Marlon (Palma) e o ala Gadeia (Elpozo) atuam na Espanha. O goleiro Guitta (Sporting) e o ala Arthur (Benfica) estão no Campeonato Português. Já o ala Bruno defende o Ukhta (Rússia).

O Brasil é o maior campeão mundial de futsal, com cinco títulos. O último foi conquistado em 2012, na Tailândia, com vitória na prorrogação sobre a Espanha na decisão. Guitta e Rodrigo fizeram parte daquele elenco, e também do que disputou a edição seguinte, quatro anos depois, quando o time canarinho foi surpreendido nos pênaltis pelo Irã nas oitavas de final. Além deles, Dyego e Dieguinho também integraram o escrete de 2016.

“Temos que ser humildes, sabemos que os países evoluem. Por outro lado, temos uma hegemonia a defender, que é a história do nosso futsal. Temos uma equipe extremamente capacitada para buscar esse título. Estamos indo com esse desejo de trazer esse título para o Brasil, mas sempre respeitando o crescimento dos outros países. Temos fortes concorrentes. A nossa missão é nos concentrar naquilo que temos que fazer, na nossa capacidade de desenvolver um grande futsal e trazer, mais uma vez, essa importante conquista”, disse Xavier em entrevista coletiva nesta quarta.

A seleção brasileira foi sorteada no Grupo D do Mundial, junto de República Tcheca, Panamá e Vietnã. Atual campeã, a Argentina está no Grupo F, com Estados Unidos, Sérvia e Irã.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags