PUBLICIDADE
Cearenses
Noticia

Governo sinaliza liberação, e Campeonato Cearense deverá ser reiniciado em maio

Após mais de 40 dias de paralisação, Estadual deverá ter retomada autorizada em novo decreto, com jogos no dia 1º ou 2 do próximo mês

19:02 | 23/04/2021
Campeonato Cearense deve receber sinal verde do Governo do Estado para reiniciar (Foto: Aurelio Alves)
Campeonato Cearense deve receber sinal verde do Governo do Estado para reiniciar (Foto: Aurelio Alves)

Paralisado há mais de 40 dias, o Campeonato Cearense de futebol deverá ser reiniciado no começo de maio. O Esportes O POVO apurou que o Governo do Estado sinalizou que liberará no novo decreto a disputa da competição, que tem previsão de retomada no primeiro fim de semana do próximo mês.

Iniciado em fevereiro, o Estadual sofreu com os avanços da pandemia de Covid-19 no Ceará. Ainda no início de março, um decreto proibiu partidas na Capital, e os jogos passaram a ocorrer na Região Metropolitana. A última rodada realizada foi no dia 10 de março, na abertura da segunda fase. A partir daí, com o lockdown em todo o Estado no dia 13 daquele mês, o certame foi paralisado.

A decisão do Governo liberava partidas de competições regionais (Copa do Nordeste) e nacionais (Copa do Brasil), inclusive em Fortaleza, mas sem o Cearense. O mais recente decreto autorizou também jogos de torneios internacionais, já que o Ceará disputa a Copa Sul-Americana e enfrentou o Jorge Wilstermann, da Bolívia, na última quarta-feira, 21.

A princípio, a Federação Cearense de Futebol (FCF) projetava que o Estadual seria liberado após a Semana Santa. No entanto, somente a partir do último dia 12 algumas atividades foram retomadas - e a competição local não entrou na lista. O longo período de inatividade de alguns clubes e o calendário apertado de Ceará e Fortaleza na temporada fizeram a entidade intensificar as negociações com o poder público.

Nesta sexta-feira, 23 o comitê de enfrentamento à Covid-19, que delibera sobre o decreto estadual, realizou novo encontro virtual e as medidas atualizadas devem ser informadas no próximo sábado, 24, pelo governador Camilo Santana. Membros do comitê indicaram à FCF que o Campeonato Cearense agora será incluído entre as atividades permitidas, apurou o Esportes O POVO.

Com a expectativa de sinal verde, a entidade máxima do futebol local se prepara para a retomada do Estadual. Os confrontos da segunda rodada da segunda fase já deverão ser disputados no dia 1º ou 2 de maio para acelerar o andamento e evitar choques de datas com outras competições.