Brasileirão 2024: relembre quem foi o campeão, os rebaixados e mais
O Brasileirão 2025 começou e reacendeu a paixão dos torcedores. Relembre a edição de 2024, com o título do Botafogo e os destaques da competição
O Campeonato Brasileiro de 2025 começou no final de semana passado e já retomou aos torcedores dos 20 clubes que estão disputando a Série A o sentimento de competição com intuito de conseguir uma ótima campanha até o encerramento que acontece no dia 21 de dezembro.
Desta forma, relembrar o campeonato anterior, de 2024, qyuando após um fracasso em 23, o Botafogo sob a gestão do bilionário John Textor, finalmente conseguiu se tornar campeão brasileiro. A campanha brilhante não trouxe apenas um título nacional, como também o da Copa Libertadores.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além da campanha de título do alvinegro carioca, diversas outras equipes tiveram destaque no cenário nacional, como o Fortaleza que fez uma campanha invicta em casa, o Corinthians que se reconstruiu com a chegada de Memphins Depay, entre outros.
Brasileirão 2024: o campeão
Após idas para a Série B, o Botafogo já vinha de uma reconstrução constante já em 2023, porém, após um segundo turno decepcionante para os seus torcedores, acabou perdendo o título para o Palmeiras.
Dentro do elenco que contou com as permanências de peças importantes, trouxe jogadores que vieram mudar o patamar da equipe com intuito de conseguir títulos de primeira prateleira, casos de Thiago Almada e Alex Telles.
Botafogo se porta como campeão e reafirma condição de favorito; CONFIRA
Com uma campanha de 23 vitórias, 10 empates e cinco derrotas, em mais uma uma temporada os principais algozes da estrela solitária foi o Palmeiras. Os dois clubes disputavam o título até a 38ª rodada, a última do campeonato.
E com uma vitória sobre o São Paulo, o Botafogo, que na época era treinado por Artur Jorge, conseguiu soltar o grito de campeão, e comemorar seu terceiro título da competição.
Brasileirão 2024: destaque
Na vasta história que fermentou o acontecimento que foi o Brasileirão 2024, diversas equipes e evento ficaram marcados no histórico do torneio. Um destes casos foi a chegada do holandês Memphins Depay no Corinthians.
Conhecido no mundo da bola, Depay chegou em um momento em que o Corinthians estava lutando contra o rebaixamento, o que surpreendeu seus adversários, pois, com uma provável queda, o clube ainda teria que contar com astronômico salario do craque.
Atacantes do Flamengo se inspiram em Pedro, perto do retorno; VEJA
Além de Depay, a chegada de Hugo Souza, substituindo o ídolo Cassio e a ascensão de Yuri Alberto foram importantes para a permanência do clube paulista na Série A, com vaga em competições internacionais.
Yuri esteve entre os destaque do campeonato. O atacante corintiano marcou por 15 oportunidades e dividiu a liderança dos principais goleadores da competição junto com Alerrandro, do Vitória.
O Fortaleza foi outra equipe que surpreendeu as expectativas do inicio do campeonato. Com uma escalada constante desde que o técnico Juan Pablo Vojvoda assumiu a equipe, o tricolor conseguiu finalizar as 38 rodadas sem perder uma única vez em sua casa, o Castelão, e com vaga direto para a fase de grupos da Libertadores, após ficar na quarta colocação.
Com o término do Brasileirão 2024, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escolheu os 11 melhores jogadores da competição, veja:
- Goleiro: John (Botafogo)
- Lateral-direito: Wesley (Flamengo)
- Zagueiros: Alexander Barboza (Botafogo) e Bastos (Botafogo)
- Lateral-esquerdo: Bernabei (Internacional)
- Volantes: Gerson (Flamengo) e Marlon Freitas (Botafogo)
- Meias: Rodrigo Garro (Corinthians) e Alan Patrick (Internacional)
- Atacantes: Luiz Henrique (Botafogo) e Estevão (Palmeiras)
- Técnico: Artur Jorge (Botafogo)
- Revelação: Estevão (Palmeiras)
- Craque da Galera: Rodrigo Garro (Corinthians)
Brasileirão 2024: rebaixados
A luta contra o rebaixamento foi intensa até as últimas rodadas. Cuiabá e Atlético-GO foram as únicas equipes a terem a queda confirmada antecipadamente, ambos terminando com os mesmos 30 pontos.
As duas últimas vagas foram ocupadas por Criciúma e Athletico-PR. O Criciúma, apesar da presença do carismático Yannick Bolasie, não conseguiu se manter na elite por mais de uma temporada.
Já a 17ª colocação foi disputada até a rodada final por Atlético-MG, RB Bragantino, Fluminense e Athletico-PR. No ano de seu centenário, o Furacão acabou decretando seu rebaixamento na última rodada.