Vale Tudo: conheça Stella Margarita, autora das obras de Heleninha
Em "Vale Tudo", telas de Heleninha Roitman (interpretada por Paolla Oliveira) são de autoria da artista plástica uruguaia Stella Margarita (1957-2022)
De cozinheira a empresário, “Vale Tudo” traz personagens dotados em diversas áreas. Na novela da TV Globo, Heleninha Roitman, interpretada por Paolla Oliveira, é muito mais do que uma mulher com problemas de vício em bebidas alcoólicas, mas também uma artista plástica de sucesso.
Com inúmeras telas produzidas, tendo já feito exposições de arte, Heleninha possui um acervo de obras de alto valor que voltará a ser destaque no capítulo desta segunda-feira, 8.
Leia também | ‘Vale Tudo’: Taís Araújo diz estar ‘frustrada’ com rumo de Raquel
No episódio, será revelado que César (Cauã Reymond) foi um dos responsáveis pelo roubo de uma das telas da artista. O momento ocorre durante o casamento do golpista com Odete Roitman (Debora Bloch) e deve ser marcado por tensão e tentativas de fuga.
De quem são as telas pintadas por Heleninha em ‘Vale Tudo’?
Entre corpos e rostos que ganham dimensão e movimento, com cores fortes e traços intensos, as telas assinadas por Heleninha em “Vale Tudo” são originalmente da artista uruguaia Stella Margarita.
Nascida em 1957 na cidade de Treinta y Tres, no Uruguai, Stella teve seu primeiro contato com a pintura em Caracas, na Venezuela, em 2006. No ano de 2010, se mudou para o Rio de Janeiro e iniciou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, frequentando até 2016.
Participando de mais de 15 exposições coletivas, Stella Margarita foi destaque nas mostras individuais: “Antebraços” (2018), “Só tenho o sentimento suspenso de tudo” (2019) e “Tapete Voador” (2022).
Stella Margarita: pintora uruguaia é autora das obras de Heleninha
“Fiz uma pesquisa grande dos artistas e das artistas brasileiras que pintam. A gente tem uma musa inspiradora, que é a Stella. Fui atrás de saber como ela pintava. E tive uma outra artista também cuidando para que eu aprendesse a mexer com tudo e que pudesse construir a minha artista plástica, que foi a Silvana”, declarou Paolla Oliveira ao Gshow em julho.
Leia também | ‘Vale Tudo’ faz Defensoria Pública receber 270 mil acessos em 1h para informações sobre o direito à pensão alimentícia
Premiada três vezes durante a carreira, Stella Margarita morreu em outubro de 2022, aos 65 anos de idade, tendo sido diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no ano anterior. Deixando mais de 150 obras, as pinturas atualmente estão sob cuidados dos filhos, que moram no Rio de Janeiro.
“Estamos muito emocionados com essa escolha artística. Obrigado pelo carinho e pelo reconhecimento da força da Stella Margarita, que será vista agora em outras telas”, compartilhou a família de Stella em publicação no Instagram, agradecendo à produção da Globo por levar as obras da artista para a novela.