Participamos do

K-Pop: 10 expressões utilizadas pelos fãs do gênero

Muitas palavras, principalmente as que provém do coreano, podem parecer estranhas e até mesmo esquisitas aos ouvidos. O POVO Online reuniu e explicou as 10 expressões mais utilizadas pelos fãs de K-Pop
21:05 | Jun. 04, 2019
Autor Lia Bruno
Foto do autor
Lia Bruno Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Você está na parte 6 do especial sobre K-Pop

>> Entenda o fenômeno que está tomando conta do cenário musical (parte 1)

>> Saiba como são formados os grupos musicais (parte 2)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

>> K-Pop além de BTS: outros 10 grupos que você precisa conhecer (parte 3)

>> As 10 músicas mais famosas do gênero (parte 4)

>> As cinco empresas mais bem sucedidas do ramo (parte 5)

Quem acaba de entrar no universo do K-Pop possui uma certa dificuldade para compreender algumas expressões utilizadas pelos fãs do gênero. Muitas palavras, principalmente as que provém do coreano, podem parecer estranhas e até mesmo esquisitas aos ouvidos de quem está escutando pela primeira vez.

Com objetivo de facilitar a sua compreensão, O POVO Online reuniu e explicou as 10 expressões mais utilizadas pelos fãs de K-Pop. Confira:

Aegyo

É o termo utilizado para definir momentos em que os artistas de K-Pop reproduzem comportamentos fofos, seja através da voz ou de expressões faciais. A palavra significa, literalmente, se comportar de uma forma graciosa. É bastante comum entre os artistas mais jovens e as mulheres.

All-Kill

Ocorre quando uma música, em sua época de lançamento, fica em primeiro lugar na maioria das paradas musicais sul-coreanas. Existem duas desambiguações para esse termo, o "Certified All-Kill", que é quando a música atinge o topo das nove principais paradas, e o "Perfect All-Kill", quando a música também consegue ficar no primeiro lugar em streaming.

Bias

É o seu integrante favorito de um grupo. Por exemplo, se você for fã do grupo BTS e seu membro favorito for o Jimin, ele é seu "bias". Vale ressaltar que não é uma regra a pessoa ter somente um "bias" por grupo.

Fanchant

São palavras cantadas por fãs de um grupo durante ou entre músicas para dar apoio aos artistas. Os "fanchants" também são uma forma que os fãs encontram de demonstrar carinho e amor para seus ídolos.

Debut

É o termo usado para definir a estreia de um grupo na indústria. Por exemplo, o Girls' Generation teve seu "debut", ou seja, fez sua estreia, em 2007 com a música "Into The New World". Já o BTS debutou em 2013 com a música "No More Dream".

Fandom

Vem do inglês "Fan Kingdom" ou "reino dos fãs". É utilizada para definir os fãs de um artista ou grupo. Na Coreia do Sul, os fandoms de cada grupo são classificados por nomes e cada um possui uma cor. O "fandom" do Super Junior, por exemplo, se chama ELF e sua cor é azul safira. Já as fãs do Seventeen se chamam "Carat" e suas cores oficiais são quartzo rosa e azul serenidade.

MV

É abreviação do termo inglês "Music Video". É como os artistas de K-Pop e seus fãs chamam os clipes musicais.

Sasaeng

São as fãs obsessivas. O termo vem do coreano "sasaenghwal", que significa vida privada. Esse tipo de "fã" é conhecido por perseguir e desrespeitar a vida privada dos ídolos.

Trainee

Antes de se lançarem no mercado, os membros dos grupos de K-Pop passam por um treinamento de tempo indeterminado nas empresas que os recrutam. Nessa fase, esses artistas são chamados de "trainees", pois ainda não fizeram seu "debut" na indústria.

Ultimate

É o seu artista favorito de todos os grupos. Como mencionado anteriormente, você poder ter vários "bias" em diversos grupos, contudo, seu "ultimate" é o que você mais gosta e possui mais afinidade.

Especial K-Pop

Primeira parte do especial K-Pop do O POVO Online, feito na terça-feira, 28, abordou o surgimento do gênero e explicou o sucesso do estilo por todo o mundo.

Na quarta-feira, 29, O POVO Online explicou como os grupos do gênero são formados.

Já na quinta-feira, 30, O POVO Online reuniu os 10 grupos de K-Pop, além, de BTS, que você precisa conhecer.

Na sexta, 31, foram reunidas as 10 músicas mais famosas do gênero.

Na segunda-feira, 3, O POVO Online trouxe as cinco empresas mais bem sucedidas do ramo.

Na quarta-feira, 5, vamos trazer os 10 cantores do gênero que não são coreanos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags